Autor Tópico: Squid + Sarge + Firestarter  (Lida 20110 vezes)

Offline mendesinfoware

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Squid + Sarge + Firestarter
« Online: 12 de Setembro de 2005, 16:34 »
:) Seria de bom tom, se unidos, conseguísemos formar um tutorial sobre implantação, configuração e administração de um servidor Ubuntu, utilizando estas ferramentas que já estão no 5.04.
Tentei instalar o Squid, mas tive problemas que não me permitia navegar e não deixava as máquinas da rede entrar na Internet. Depois, tive muita dificuldade de configurar o Sarge para gerar relatório dos acessos (No caso das tentativas de acesso) porque só permitia acesso a Internet, depois que desativava o Squid, e o Firestarter, que dá uma boa monitoração de acessos também., tive o mesmo problema. Entrava nas opções de permissão de acesso para clientes externos acessarem a rede por compatilhamento, e sem chance. Não conseguia navegar. Foi muito frustante. Chequei vários tutoriais e estava tudo ok e não funcionou. Fiz um firewall manualmente, dou uma verificada no tráfego via IPTRAF, mas não tenho o proxy que está ali, teoricamente pronto para usar, não tenho como gerar relatórios de acessos ou tentativas de acessos de meus usuários e a ferramenta está alí também. Se conseguíssemos juntos, montar uma ferramenta com estes implementos, com certeza resolveriamos a vida de tantos administradores que eles iriam ficar muito gratos. :wink:
Tudo é possível ! Só depende de você realizar...

Offline efraim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
Squid + Sarge + Firestarter
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2005, 02:15 »
Estou de acordo. Tenho encontrado dificuldades neste sentido, ir pulando de um tutorial para outro pra entender o suficiente pra ativar um firewall e proxy básicos.

Tenho visto muito gente tentando vir pro mundo Linux, mas há muita dificuldade em entender os conceitos e fazer as coisas básicas. E a maioria dos usuários experientes sugere que o cara caia matando em cima de tutoriais e tutoriais pra chegar lá, alguns chegam ao cumulo de sugerir que o cara teste várias distribuições para decidir qual a que mais lhe convem. Olhe, nem todo mundo é profissional de informática ou tem prazer em escovar bits, adotar esta postura é dar um tiro no pé, se o que queremos é cada vez mais pessoas utilizando Linux e software livre.

Há tutoriais excelentes, como o Foca Linux, porém, é coisa pra profissional, se o cara tiver que ler aquilo tudo vai desistir.

Não sou um grande especialista em Linux, mas tenho procurado aprender e contribuir na forma do possível, já que este é o espirito da coisa, e gosto disto. Ainda tenho uma máquina Windows aqui do lado pra teste de software, apenas. Uso Linux na minha máquina oficial a pouco menos de 2 anos, usei Gentoo um tempo e já estou na minha terceira versão do Ubuntu, e extremamente satisfeito com o mesmo, com sua filosofia e consistência.

Sugiro unirmos esforços pra criar um tutorial ou conjunto de tutoriais voltado(s) para o Ubuntu, alguma coisa que o usuário leia em poucas horas e lhe permita caminhar com mais segurança e fluidez no mundo Linux. E com instruções (how-tos) para as coisas básicas.

Eu que sou profissional de informática a uns 20 anos, tenho uma bom embasamento teórico e experiência, às vezes fico perdido ou perco um tempo enorme quando tenho que lidar com coisas que não conheço bem.

Tenho um servidor e caso esta idéia vá em frente posso disponibilizar espaço para isto.

Offline mendesinfoware

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Squid+Sarg+Firewall Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2005, 11:36 »
Eu postei meu problema em Setembro, e só agora alguém se pronunciou. Dá entender que, ou "ninguém" usa Proxy com Firewall no Ubuntu porque não sabe como usar, ou a coisa é tão simples que devem achar que estamos de brincadeira.
Estou à um mes, trabalhando com a nova versão do "Ubuntu", a 10-05. Com esta versão, comsegui resolver um outro problema que estava enfrentando que era fazer funcionar PHP+MYSQL. Mesmo problema, percorri inúmeros foruns, inúmeros tutoriais, e só consegui mesmo descobrir o problema, com Muiiiiiita sorte !!! lendo tutoriais do "Slackware". Então a coisa fica realmente difícil... Continuo tentando fazer funcionar o Squid como Proxy no Ubuntu e até agora, continuo na mesma situação de Setembro "NÃO FUNCIONA!!!!".
Tudo é possível ! Só depende de você realizar...