Autor Tópico: Problema com fone bluetooth no Ubuntu 9.10 MUB U342  (Lida 4238 vezes)

Offline Professor X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • .: Ubuntu 9.10 :.
    • Ver perfil
Problema com fone bluetooth no Ubuntu 9.10 MUB U342
« Online: 15 de MAR?O de 2010, 14:08 »
Saudações!

Estou usando o notebook Microboard Ultimate Black U342 que utiliza as placas de Wi-fi e Bluetooth da 3DSP (chinesa). Consegui depois de certo esforço e muita pesquisa no Google e aqui no fórum fazer tudo funcionar, atualmente tudo funciona que é uma beleza, só o bluetooth que não funciona bem.

Fiz um teste com um headset bluetooth da Sony, conectou normalmente e o fone apareceu nas configurações de áudio. Porém quando eu reproduzo algum mp3 (testei com o rhythmbox e o totem), o player fica travando e por consequencia a música para várias vezes. Se eu desconecto o fone e utilizo o auto-falante do note, o player executa normalmente sem travar.  Queria saber se alguem ja teve sucesso usando fone bluetooth no Ubuntu e poderia me ajudar a descobrir se o problema é do SO, do driver ou do equipamento.

Agradeço a ajuda e se esqueci de passar alguma informação por favor me avisem.

A propósito, uso o fone com o celular e funciona normalmente.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2010, 15:14 por Professor X »

Offline Professor X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • .: Ubuntu 9.10 :.
    • Ver perfil
Re: Problema com fone bluetooth no Ubuntu 9.10 MUB U342
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2010, 17:19 »
Saudações!

Primeiramente agradeço a todos que leram o tópico e pensaram no meu caso.
Descobri, que na verdade o que dá interferencia no bluetooth é a wi-fi. O fato é que quando ligo o note e conecto o bluetooth sem usar a rede wireless consigo ouvir músicas sem problemas, não trava nenhuma vez, porém quando conecto a rede sem fio encrenca.

É possível que seja a mesma placa ou o mesmo driver para as duas conexões e esteja dando conflito, ou algo desse tipo? Pesquisei no Google e não achei ninguem que tenha o note que tenha feito esse tipo de reclamação. Se alguem puder me dar uma luz pra resolver essa questão eu agradeço, é meio chato depender do cabo de rede qdo quero ouvir minhas músicas.

Abraços

Offline FabioBarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problema com fone bluetooth no Ubuntu 9.10 MUB U342
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2010, 21:27 »
Tenho o mesmo notebook que você Microboard Ultimate Black U342 e encontrei a seguinte solução para tê-lo funcionando plenamente:

Baixei o Ubuntu 10.4 64 bit no link abaixo.
http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Após a instalação, nem o bluetooth, nem o Wireless foram detectados.
Daí eu baixei o driver  3DSP uWB neste link:
BlueW-2310U_2.4.2_amd64_100604_Ubuntu10.04_withouthotkey.tar.gz

Sou usuário iniciante do Ubuntu, mas consegui extrair o pacote facilmente.
Escolhi extraí-lo para minha pasta pessoal porque fica mais fácil dar os comandos pelo terminal.
Em seguida, segui as instruções do arquivo Readme e fui adiante com a instalação.

Para ajudar a manusear os dispositivos conectados pelo bluetooth, baixei pela Central de Programas do Ubuntu (no menu aplicativos) o Gerenciador Bluetooth.

De início, o meu headset Sony PS3 era conectado, mas o som não saiu pelo fone e nem o microfone capturava minha voz... depois de várias tentativas, fui em preferências de som (no ícone do alto falante) e selecionei a aba saída. Vi que havia a alternativa de marcar na caixa de seleção o dispositivo Wireless Heaset Mono. Marquei esta opção e o som passou imediatamente para o headset.

Das outras vezes que liguei o bluetooth, não precisei mais ir em preferência de som. Ele já transferiu automaticamente.

Espero ter ajudado.