Autor Tópico: Ubuntu 10.04: previsão audio quando passar o ponteiro do mouse sobre o ícone  (Lida 3267 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Antes de atualizar para essa versão, meu sistema tocava o áudio das músicas sempre que posicionava o cursor do mouse sobre o ícone dos arquivos de áudio.

Já pesquisei na rede e encontrei diversos tutoriais sobre o assunto. Mas, todos eles tratam o tema como uma questão de se instalar os pacotes  mpg123, mpg321 e gqmpeg. Acontece que eu tenho esses pacotes instalados e mesmo assim a previsão não funciona.

Já conferi nas preferências do nautilus e as opções de prever arquivos de som e visualizar arquivos estão marcadas como sempre, para arquivos de até 10MB

O problema parece ser uma coisa complicada, mas geralmente quando alguma coisa parece assim é porque a solução é mero detalhe...

Ocorre que pesquisando sobre aplicativos eu percebi que no linux existem muitos aplicativos que fazem coisas parecidas. É possível ouvir música com o Mplayer, com o Rhythmbox e até com o Totem, mas o sistema costuma definir seus aplicativos próprios.

Então, para solucionar o problema abra uma janela do nautilus clicando em Locais>Pasta com arquivos de áudio. Depois, clique com o botão esquerdo sobre o ícone do alto falante e selecione preferências de som>Aplicativos. Deve aparecer um texto dizendo que nenhum aplicativo de som está sendo executado no momento. Por fim, arraste a janela das preferências de som para a lateral, de forma que não fique sobre a janela do nautilus e posicione o cursor sobre o arquivo de som que deseja ouvir.

No meu caso, na janela de preferências de sistema a mensagem foi substituída pelo ícone do aplicativo de áudio, com um controle de volume ao lado. O volume estava no zero e foi preciso pressionar a tecla tab até selecionar o controle e aumentá-lo com as teclas de direção do teclado (isso, porque se mexer no cursor do mouse o som para e volta a mensagem de nenhum aplicativo sendo executado no momento)

« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 23:50 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Ubuntu 10.04: previsão audio quando passar o ponteiro do mouse sobre o ícone
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2010, 23:08 »
Eu não entendi direito o seu problema, mas se o problema for o que está descrito
no título do tópico, isso acontece quando você está usando o servidor PulseAudio,
já que como padrão o Linux utiliza o Jack, então quando o Jack está em execução
o PulseAudio para de funcionar, e vice-versa...
Não, PulseAudio não é bugado e também não é ruim como muita gente fala, você
pode fazer com que o PulseAudio funcione junto com o Jack quando o Jack for
solicitado.
Para isso eu preciso saber se você está mesmo usando o PulseAudio.
Basicamente explicando, quando um servidor de áudio não funciona, o som não é
reproduzido, aparentemente fica mudo.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Darcamo

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04: previsão audio quando passar o ponteiro do mouse sobre o ícone
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2010, 19:21 »
Realmente os pacotes mpg123 e mpg321 eram necessários para esse recurso. Só que parece que isso mudou porque eu não tenho eles instalados e o nautilus aqui toca os arquivos quando deixo o ponteiro em cima de uma música.

Acho que o nautilus substituiu a dependência dos pacotes mpg123 e mpg321 por outro programa, possivelmente o vlc e o vlc-nox. Experimenta instalar esses pacotes e ver se o nautilus passa a tocar os arquivos.


Explicação: Uma boa dica é procurar pelo nautilus no synaptic, clicar com o botão direito nele e ver quais são os pacotes sugeridos e recomentados. Muitas vezes são esses pacotes sugeridos e recomendados que "liberam" recursos extras de um determinado programa. O único player que vi no caso do nautilus e que tenho é instalado é o vlc e o vlc-nox, por isso o meu palpite de tentar instalá-los.