Antes de atualizar para essa versão, meu sistema tocava o áudio das músicas sempre que posicionava o cursor do mouse sobre o ícone dos arquivos de áudio.
Já pesquisei na rede e encontrei diversos tutoriais sobre o assunto. Mas, todos eles tratam o tema como uma questão de se instalar os pacotes mpg123, mpg321 e gqmpeg. Acontece que eu tenho esses pacotes instalados e mesmo assim a previsão não funciona.
Já conferi nas preferências do nautilus e as opções de prever arquivos de som e visualizar arquivos estão marcadas como sempre, para arquivos de até 10MB
O problema parece ser uma coisa complicada, mas geralmente quando alguma coisa parece assim é porque a solução é mero detalhe...
Ocorre que pesquisando sobre aplicativos eu percebi que no linux existem muitos aplicativos que fazem coisas parecidas. É possível ouvir música com o Mplayer, com o Rhythmbox e até com o Totem, mas o sistema costuma definir seus aplicativos próprios.
Então, para solucionar o problema abra uma janela do nautilus clicando em Locais>Pasta com arquivos de áudio. Depois, clique com o botão esquerdo sobre o ícone do alto falante e selecione preferências de som>Aplicativos. Deve aparecer um texto dizendo que nenhum aplicativo de som está sendo executado no momento. Por fim, arraste a janela das preferências de som para a lateral, de forma que não fique sobre a janela do nautilus e posicione o cursor sobre o arquivo de som que deseja ouvir.
No meu caso, na janela de preferências de sistema a mensagem foi substituída pelo ícone do aplicativo de áudio, com um controle de volume ao lado. O volume estava no zero e foi preciso pressionar a tecla tab até selecionar o controle e aumentá-lo com as teclas de direção do teclado (isso, porque se mexer no cursor do mouse o som para e volta a mensagem de nenhum aplicativo sendo executado no momento)