Autor Tópico: Ubuntu One: O que podemos botar fora  (Lida 8771 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Online: 05 de Junho de 2010, 07:15 »
A comunidade Ubuntu sabe que estamos na era dos celulares, e muitos deles guardam informações pessoais e até cópia de arquivos, utilizados no escritório. Até o presente momento, o Windows é o único que consegue sincronizar esses celulares com o micro. Ou seja, o Windows é o único backup do celular, bem como o celular também passa a ser backup dos arquivos pessoais no Windows.

A versão Ubuntu 10.04 LTS traz uma solução, e chama-se Ubuntu One. Em algum lugar desse planeta há um computador, onde a comunidade Ubuntu oferece de graça 2 gb de espaço no disco para você guardar os seus arquivos. Caso você queira um espaço mais generoso, tipo 50 gb, a comunidade Ubuntu oferece a proposta de guardar esses 50 gb por 10 euros.

Por aqui vocês podem notar que o Ubuntu não é tão gratuito como todo mundo fala por aí, há muita grana por trás de toda essa história. O DOS foi instalado nos primeiros PCs da IBM de maneira gratuita, mas quem queria rodar um game era obrigado a licenciar a versão 3.0. A história sempre se repete.

Ontem, tentei conectar o micro lá no Ubuntu One, consegui abrir a minha conta pessoal por lá, mas não consegui sincronizar os arquivos do micro com aquele servidor. Já o iPhone conseguiu mandar quase todos os meus contatos naquele servidor, usando a conta que abri no servidor Ubuntu One. Houve problema no meio do caminho, porque tudo é versão beta, de teste.

Tenho que dar o braço a torcer para a comunidade Ubuntu, essa é a única solução possível para poder sincronizar qualquer celular, o único problema é onde estão esses arquivos e quem pode acessá-lo.

Eu, por exemplo, tenho vários arquivos pessoais que comentam o que eu penso do Sr Adilson, mas não tenho coragem de publicar nesse fórum, com o receio de que Jesus possa não gostar de ler textos extremamente obscenos. O meu medo com o Ubuntu One é que alguém espione os meus arquivos e, pior, acabe publicando aqueles textos bastante embaraços e comprometedores que falam do Sr Adilson.

Que eu tenho miolo mole, isso todo mundo já sabe. O que eu não quero colocar para fora é tudo aquilo que penso do Sr Adilson desde o tempo do UOL, isso mancharia a minha reputação de menino bom e comportado que venho camuflando há muito tempo.

** esse texto foi originalmente publicado no fórum de religião do Terra.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2010, 08:37 »
Frank
se hackers conseguem entrar em computadores da nasa e do pentágono que deveriam ser os mais bem protegidos, mas que por isso mesmo são os que mais despertam a cobiça alheia, então seja lá onde for este computador ele pode sim ser bisbilhotado, da mesma forma que o seu computador, assim caso você não queira que o adilson saiba o que vc pensa dele, [ai, diz prá gente o que vc pensa dele vai] a única solução é você guardar só para você na sua cabecinha e, ou dormir sozinho ou então não ser daqueles que falam sonhando, senão... ;)
frank eu li o texto todo e sei que você não é o autor, mas respondi como se fosse para dar coerência a resposta ok?
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2010, 23:03 »
Também estou tendo problemas em sincronizar os contatos com o UbuntuOne.
ALguém com o mesmo problema?
Abs
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline B.affonso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2010, 12:36 »
Olá amigos,
Criei a minha conta no ubuntuone, porém não consigo sincronizar com o meu notebook.
O problema é com a minha placa wirelles, que é uma 3DSP (já bastante discutida nesse fórum), quando navego por ela, não consigo fazer a sincronização, porém quando conecto através da rede cabeada (eth0) ou conecto através de um adaptador wireles usb que é reconhecido pelo network manager, a sincronização é feita com sucesso.

Peço a ajuda de vocês para resolver esse conflito entre a placa 3dsp x ubuntu one

Abraços
Bruno V. Affonso
Bruno Vieira Affonso

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2010, 15:07 »
A chiadeira é grande a respeito do ubuntu One. Muitas pessoas realmente tem problemas para sincronizar seus arquivos. Eu sou uma delas. Ora sincroniza, ora nao. basta ter um arquivo meio grande que ele já dá problemas.

Solução? eu uso o dropbox, e nao vivo sem ele.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2010, 04:58 »
O Ubuntu one tem problemas vários e nem sequer passa pelo custo. Relembro que quando se diz que o linux é "free", a tradução correcta é livre (código livre, entenda-se) e não grátis. Eu não trablho de graça, duvido que alguém aqui o faça, e servidores 24h por dia dedicados, com sistema de backups, assistência na hora, etc. tem custos que não são residuais. Além disso o ubuntu é gratuito, mas a assistência técnica da canonical às empresas é muito bem paga.

Adiante. O Ubuntu one sincroniza lentamente e tem problemas vários. O windows tem um produto idêntico com problemas idênticos do qual não me recordo do nome. Se quer algo "a sério" tem o Dropbox, por ex. Tenho-o na minha empresa e é um luxo. Até 2Gb (parece-me) é gratuito, até 100Gb 250€/ano ou assim. Tenho os pacotes máximos do produto nos servidores e os intermédios/gratuitos nos desktops e sem falhas. Até no ubuntu server em linha de comando é fácil de instalar. Para além que sincroniza multiplataforma (windows/mac/linux/mobile). Testado por mim em todas estas plataformas (minha nuvem pessoal: 2 ubuntu, 1 windows xp, 1 mac snow leopard, 1 mobile). Está assente na amazon cloud que segundo li é um edifício com várias caves, segurança militar do perímetro, chaves de acesso multiplo aos trabalhadores de cada nível (eu tenho acesso ao 2, mas para ir ao 3 necessito de dupla chave, por ex.), informação dos ficheiros separada de modo ilegível em varios servidores (ie. bytes 0-1000, server1; bytes 1000-2000 server2, etc), sendo os servers divididos nas várias caves, o que torna ilegível os ficheiros mesmo aos trabalhadores, e sistema de backups topo de gama. Se é suficiente?  :-\ Mas é melhor do que as "cloud" da microsoft/canonical, isso é certo. A mac tem uma nuvem cujo custo ronda 100 € e funciona bem, mas não sincroniza linux, apesar de sincronizar windows  ???. Há outras nuvens, por ex. oracle com muito potêncial para outros usos. Mas dropbox é para mim a opção.

Cumprimentos a todos
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2010, 14:01 »
O Ubuntu one tem problemas vários e nem sequer passa pelo custo. Relembro que quando se diz que o linux é "free", a tradução correcta é livre (código livre, entenda-se) e não grátis. Eu não trablho de graça, duvido que alguém aqui o faça, e servidores 24h por dia dedicados, com sistema de backups, assistência na hora, etc. tem custos que não são residuais. Além disso o ubuntu é gratuito, mas a assistência técnica da canonical às empresas é muito bem paga.

Adiante. O Ubuntu one sincroniza lentamente e tem problemas vários. O windows tem um produto idêntico com problemas idênticos do qual não me recordo do nome. Se quer algo "a sério" tem o Dropbox, por ex. Tenho-o na minha empresa e é um luxo. Até 2Gb (parece-me) é gratuito, até 100Gb 250€/ano ou assim. Tenho os pacotes máximos do produto nos servidores e os intermédios/gratuitos nos desktops e sem falhas. Até no ubuntu server em linha de comando é fácil de instalar. Para além que sincroniza multiplataforma (windows/mac/linux/mobile). Testado por mim em todas estas plataformas (minha nuvem pessoal: 2 ubuntu, 1 windows xp, 1 mac snow leopard, 1 mobile). Está assente na amazon cloud que segundo li é um edifício com várias caves, segurança militar do perímetro, chaves de acesso multiplo aos trabalhadores de cada nível (eu tenho acesso ao 2, mas para ir ao 3 necessito de dupla chave, por ex.), informação dos ficheiros separada de modo ilegível em varios servidores (ie. bytes 0-1000, server1; bytes 1000-2000 server2, etc), sendo os servers divididos nas várias caves, o que torna ilegível os ficheiros mesmo aos trabalhadores, e sistema de backups topo de gama. Se é suficiente?  :-\ Mas é melhor do que as "cloud" da microsoft/canonical, isso é certo. A mac tem uma nuvem cujo custo ronda 100 € e funciona bem, mas não sincroniza linux, apesar de sincronizar windows  ???. Há outras nuvens, por ex. oracle com muito potêncial para outros usos. Mas dropbox é para mim a opção.

Cumprimentos a todos

Puxa, eu uso o dropbox, e tive mais uma aula agora. Obrigado.

Sinceramente, o Dropbox cumpre muito bem essa tarefa que o Ubuntu One quer fazer e não consegue direito. A instalação é fácil e super simples. Vale a pena mesmo.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2010, 10:09 »
Também uso o Dropbox e ele me atende muito bem. Pensava em usar o UbuntuOne para ver se tinha vantagens sobre o Dropbox, mas dessa forma acho melhor não.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2010, 17:13 »
Também estou tendo problemas em sincronizar os contatos com o UbuntuOne.
ALguém com o mesmo problema?
Abs

Eu estava tendo problemas mas os resolvi há pouco. Comecei tentando através da dica de André Gondim em
     http://andregondim.eti.br/?p=1668

Indo pela dica do André, quando eu seguia os passos recomendados em
     https://one.ubuntu.com/phones/
e tentava sincronizar os contatos do celular com o Ubuntu One, ele conectava mas, ao iniciar a sincronização dava um "erro de sistema" ou algo assim. Depois de várias tentativas, resolvi: é que, nos passos recomendados, ele pede para inserir Funambol no campo Server ID (no meu caso, é o passo 10). Eu alterei para funambol (tudo em minúsculas) e resolveu.

Agora estou tentando sincronizar esses contatos com o Evolution mas não estou conseguindo. Simplesmente os contatos não vêm para o Evolution. Alguém aí tem alguma dica?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2010, 21:07 »
Já uso o Dropbox há alguns meses e estou bastante satisfeito com ele. Ele tem a vantagem de ser multiplataforma (Ubuntu, Windows, Mac). Já o Ubuntu One tem a vantagem de guardar, na nuvem, meus contatos (inclusive os do celular). Além disso, ele tem integração com a Ubuntu One Store: as músicas que você compra na Store, ficam armazenadas na nuvem (e não contam no limite de 2 GB) e, além disso, são sincronizadas com o desktop (ficam numa pasta oculta, chamada ".ubuntuone" dentro da pasta do usuário).

Mas... aí vem um grande mas... Testei o Ubuntu One e ainda está cheio de bugs. Vou ficar só em 2 deles.

No 1o., que é bem mais sério, coloquei alguns arquivos na pasta do Ubuntu One (a que fica no desktop e cujos arquivos são sincronizados automaticamente com a nuvem) -- é claro que, macaco velho, deixei os originais bem guardados para qualquer eventualidade. E esta eventualidade aconteceu bem mais rápido do que eu esperava: um deles é um arquivo de testes para o GnuCash. O arquivo é relativamente grande (2.8 MBytes). Carreguei o GnuCash e fiz algumas alterações. Para minha surpresa, depois que salvei o arquivo, ele simplesmente sumiu da nuvem!!! Ele continuava no meu desktop mas desapareceu da página da web do meu Ubuntu One. Aí, testei com outro arquivo também de testes (este bem pequeno: 30 KBytes) e ele também desapareceu da nuvem. Conclusão: não dá, ainda, para se confiar no Ubuntu One como algo de uso profissional.

No 2o. bug, caí na besteira de comprar um disco na Ubuntu One Store. Estava no Rhythmbox e achei um disco que estava procurando há muito tempo. Imediatamente, comprei. Na página de Downloads do Rhythmbox, apareciam lá as faixas do disco sendo baixadas. Lá pelas tantas, parou tudo. Ele baixou 4 das 23 faixas e aí travou. Não houve jeito de reiniciar: aparecem todas as faixas ainda não baixadas com a mensagem "Transferring to your Ubuntu One storage" e a faixa que está sendo baixada está com a barra de progresso em 4.0 de 5.1 MBytes e não se move mais há várias horas. Por sorte, as faixas estão lá, no meu Ubuntu One da nuvem mas o download para minha pasta local não foi feito.

Fui ao Launchpad e este problema já está reportado: é o de número 551755, registrado pela 1a. vez em 31/03/2010 e até agora com soluções paliativas (e, por sinal, nenhuma funcionou para mim a não ser eu baixar manualmente, faixa a faixa, a partir do meu Ubuntu One da web). O status do bug é "In Progress → Fix Committed".

Ou seja, foi para o espaço uma das grandes vantagens dele, a de sincronizar automaticamente as músicas que comprei. (É claro que é uma boa o fato de elas ficarem na web à minha disposição para baixar quantas vezes eu quiser.) Conclusão: também esta parte ainda está muito pouco profissional (principalmente para algo que quer concorrer com o iTunes e outros serviços do gênero).

Portanto, permaneço fiel a meu bom e velho Dropbox.

Edição em 21/07/10: Complementando a informação da Ubuntu One Store. Já havia baixado as músicas diretamente do meu Ubuntu One na web, uma a uma. Várias horas depois, antes de desligar o computador, fui dar uma olhada em "Meus Downloads" no Rhythmbox e as músicas já haviam sido todas baixadas. Em resumo: o download ficou parado por pelo menos 4 horas mas 8 horas depois, estava tudo baixado. Apesar do problema estar solucionado, ainda precisa de alguns ajustes porque continua não sendo um serviço realmente profissional.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 10:24 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2010, 06:14 »
Concordo em absoluto com o amigo RamonB: para uso profissional, ou mesmo para backup sério para uso pessoal, o ubuntu one não é fiável.  :(
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One: O que podemos botar fora
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2010, 14:09 »
É uma pena, estava pensando em usar o ubuntu one, mas pelo que vocês falaram o dropbox está há anos luz a frente do ubuntu one. Backup de documentos, planilhas, PDF's eu deixo no google docs, imagens eu deixo no picasa, estava procurando algum servidor para armazenar aplicativos. Vou testar o dropbox pra ver se atende as minhas necessidades.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org