Autor Tópico: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04  (Lida 10092 vezes)

Offline turqueti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Online: 14 de Julho de 2010, 10:35 »
Amigos, bom dia.


Estou tentando instalar a placa de vídeo Ati Radeon HD 4550 em meu notebook, é um HP Pavilion dv4-2040br. Baixei o driver do site do fabricante, versão 10.6, porém, quando instalo e dou o boot no Ubuntu a tela fica preta, não entrando no sistema operacional. Dou boot com cd, monto a partição, removo o xorg.conf e reinicializo a máquina, desta forma funciona, mas sem driver ATI. Gostaria que vocês me ajudassem a instalar esta placa, pois, já não sei como agir, lembrando que o driver que o Ubuntu 10.04 instala automaticamente não funciona também, ele instala mas quando vou no gerenciador da placa ATI RADEON (Ati Catalyst Control Center), dá a mensagem de erro conforme tela em anexo. Quero instalar o driver e a saída HDMI, quem souber também como instalado o driver do HDMI favor me passar os passos. Obrigado.

« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 11:52 por turqueti »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline turqueti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2010, 11:46 »
Dei uma olhada no fórum que você me falou, mas não consegui instalar o evyng, então não deu certo. Você sabe outra forma de resolver o problema com driver ati radeon hd 4550?? Outro questionamento, vc sabe como ativo a saída HDMI?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2010, 11:54 »
Ola, pelo visto vc nao leu direito o topico.....instalar a placa de video e um processo que requer atenção do usuario. O Envy nao funciona no 10.04 somente ate a versao 9.10 do Ubuntu, entao o metodo para instalar e o metodo "manual em modo texto" leia o topico todo vc encontrara informações e experiencias valiosas de outros usuarios e suas duvidas, nao se esqueça deseguir as recomendaçoes sistema 100% atualizado e os pacotes basicos descritos no topico.
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 12:25 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline turqueti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2010, 16:10 »
Platão,

Todo este procedimento mencionado no tópico que você me passou eu já tinha feito, infelizmente o problema persiste. Teria outra ideia para resolver o problema?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2010, 19:24 »
Ola, nao encontrei material relevante na rapida pesquisa que fiz aqui, so encontrei um bug relatando consumo excessivo de memoria, coloque aqui os topicos que vc ja perquisou e que retornaram algum dado e tbm a saida dos comandos lspci uname -a para o pessoal do forum visualizar, alguns companheiros que possuem placas da serie HD 3xxx e HD4xxx n ao relataram problemas e minha pesquisa aqui no forum tbm nao resultou em nada util.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline igorfss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2010, 11:31 »
Estou tendo o mesmo problema. Cheguei a realizar os passo do post indicado instalando na mão porém quando eu dou gdm start ele retorna um erro.

The following error was encountered. You may need to update configuration to solve this.
    (EE) fglrx(0): Please disable switchble-graphics feature and configure the discrete card as the default adapter.
    (EE) fglrx(0): GetBIOSParameter failed.
    (EE) fglrx(0): PreInitAdapter failed.
    (EE) fglrx(0): PreInit failed
    (EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.



Como diz ai ele pede para desabilidar o troca de graficos, (Intel x ATI) isso porque o core i3 do 2040 vem com a GPU integrada nele, porém não sei como desabilitar e muito menos sei como instalar corretamente na placa ATI no ubuntu 10.04. Gostaria muito de uma ajuda quanto a isso, pois gosto muito do linux.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:13 »
é amigo, a coisa é mais complicada do que parece... eu tenho um 2070, o que acontece (comigo também, e motivo pelo qual o win 7 esta sendo usado) é que o video dessa linha de notes é hibrido, uma placa discret ati e uma onbord intel. o sistema prioritariamente da boot usando a placa intel, entao se vc instala os drivers ati ele nao consegue dar boot ou fazer nada, pois tenta usar a placa intel no driver ati. o jeito seria ir no setup para poder mudar a placa padrao mas, supresa! a hp bloqueia o setup e vc nao pode fazer isso!

a unica soluçao que encontrei fui um modulo do kernel chamado vga-switchero, nao sei direito ainda como agir com ele, mas pelo visto nao é padrao ja que nao apareceu anda dele na minha instalaçao. creio que possa recompilar o kernel com ele, mas realmente nao tive tempo de ir atras disso ainda. pesquisa sobre esse modulo, talvez seja a soluçao, se eu conseguir faser fucnionar eu aviso.
Ubuntu Linux 10.10

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 17:26 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2010, 11:18 »
estou fazendo a atualizaçao pro beta 10.10 nesse instante, nele tem o kernel 35 e quero ver se o ucc realmente da certo, eu tinha encontrado essa soluçao na semana mas nao tinha tido tempo de postar aqui, acho que é viavel, vou testar e dou um retorno, mas mesmo que o ucc nao de certo, com o suporte a vga switchero do kernel 35 é possivel criar o meu proprion script pra fazer mudança.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:05 »
funciona perfeitamente, a combinaçao no UCC com o kernel .35 funciona! basta usar o vga switcher do UCC que o X reinicia e a placa muda. Agora estou atras de outra soluçao que nao sej ao UCC, nao gosto de instalar um aplicativo cheio de cosias que nao uso pra usar so uma, mas pra quem quiser pode atualizar pro 10.10 e instalar o UCC que funciona.
Ubuntu Linux 10.10

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:16 »
Ola, ai e que esta, sera que tem como compilar esse modulo no lucid? com kernel .32.25? Quando essa novidade vira para o lucid? Sera que o note pelo fato de estar usando a gpu integrada no processador e nao a offboard (como as ATi) gasta menos energia e portanto faz durar mais a bateria?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Instalar placa Ati Radeon Hd 4550 no Ubuntu 10.04
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2010, 10:38 »
nao sei de tem como compilar, creio que para compilar como modulo extra so a partir do kernel .34 (segundo foruns gringos) pq os kernels anteriores nao tem algumas modificaçoes necessarias. quanto a questao de energia, nao tenha duvida que o uso da placa on é bem mais economico, sendo essa a intenao do sistema hibrido (economizar energia).
Ubuntu Linux 10.10