Autor Tópico: problema no boot ubuntu 9.10  (Lida 2433 vezes)

Offline renato-java-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
problema no boot ubuntu 9.10
« Online: 22 de Junho de 2010, 09:50 »
Bom dia, tenho um servidor com o ubuntu 9,10 instalado. Acesso ele remotamente. Quando inicio a maquina local ou remotamente ele trava na tela preta com o simbolo do ubuntu no centro. Percebi depois de varios testes que se tirar o cabo da internet e iniciar a maquina ela liga sem problema, é alguma configuração?
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 16:27 por renato-java-linux »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: boot
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 11:02 »
Uma possibilidade é que o sistema está tentando configurar o ip por DHCP e algo está impossibilitando isso, mas só analisando os logs é possível ter uma informação mais precisa.

(antigamente pressionando as teclas Ctrl + Alt + F1 no boot eram exibidas as mensagens do mesmo, não sei se isso ainda é possível ou se há alguma outra forma, caso consiga é mais fácil descobrir a origem do problema)

----

Edit.:

Você poderia colocar um título mais descritivo no tópico, facilitaria em muito...

Offline renato-java-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
problema no boot ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2010, 16:25 »
blz, eu utilizo ip fixo neste servidor e ele está configurado para utilizar este ip, como fazer para ele não tentar usar dhcp no boot?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: problema no boot ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2010, 17:40 »
blz, eu utilizo ip fixo neste servidor e ele está configurado para utilizar este ip, como fazer para ele não tentar usar dhcp no boot?

Não tenho certeza se é realmente problema com DHCP, foi só um palpite. É necessário verificar os logs para ver se é isso mesmo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: problema no boot ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2010, 18:29 »
.... Percebi depois de varios testes que se tirar o cabo da internet e iniciar a maquina ela liga sem problema, é alguma configuração?

Verificou na BIOS do seu sistema se "wake up on lan" está ativado?

O fato de voce remover o cabo e reconectar sugere isto, uma vez que se a placa de rede permanecer energizada, ela "trava" as configurações. Existem alguns topicos no forum relatando este sintoma.

experimente desligar o servidor removendo o cabo de energia do no break ou da tomada de energia, não desconecte o cabo da rede. Ligue o sistema. Se o sintoma desaparecer, é este o problema.

Ao desligar o Servidor, verifique se a luz do led de sua placa de rede permanece acesa. ( pode ser curto na placa de rede além do wake up on lan )

[],s

Offline renato-java-linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: problema no boot ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2010, 15:25 »
Depois de ler varios materiais sobre o assunto, consegui!!!!!
Eu utilizo o modo grafico do ubuntu server 9.10 e no menu system > preferences > startup applications e será listado todos os aplicativos que são iniciados junto com o ubuntu. Tem uma opção chamada 'network manager', no meu caso eu desmarquei ela e quando reiniciei o ubuntu, problema encerrado.
Eu utilizo um serviço de ftp, até agora, depois desta mudança que fiz a unica coisa estranha que acontece é que o ftp não inicia, preciso iniciar pelo terminla.

Valeu rapaziada, espero que este tópico possa ajudar!!!!!!

Offline leopunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: problema no boot ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2010, 14:23 »
no meu caso não utilizo Ubuntu Server 9.10 mas sem o modo gráfico, em que arquivo devo alterar para que ele não tente pegar pelo DHCP??
acho que meu problema também pode ser este, pois achei a seguinte entrada no log:

Código: [Selecionar]
[    6.458406] type=1505 audit(1279023752.944:7): operation="profile_replace" pid=719 name=/usr/lib/NetworkManager/nm-dhcp-client.action