Autor Tópico: O Ubuntu é excelente.  (Lida 2637 vezes)

Offline João Mello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
    • João Pedro Mello
O Ubuntu é excelente.
« Online: 06 de Julho de 2010, 22:16 »
  Meu primeiro tópico no fórum. Apesar de só ter me registrado hoje, já venho acompanhando o fórum há algum tempo e também já tenho o Ubuntu instalado faz um tempinho. Criei este tópico para contar a minha jornada desde que iniciei no mundo do Linux e do software livre e dizer o que eu acho do Ubuntu.
   Quatro ou cinco meses atrás, cansado dos travamentos, vírus e outros problemas do windows, além de querer instalar o gcc, usar a linha de comando para operar o sistema de vez em quando(a propósito, por que o windows tem um "prompt de comando" que não serve pra nada?) e poder entender como o meu sistema funciona, ouvi falar do Linux. Dando uma pesquisada, descobri que haviam várias distribuições, meu tio me recomendou o Ubuntu. Instalei em Dual Boot com o Windows e comecei a usá-lo.
  A primeira coisa que gostei é que eu não precisei usar o CD do driver do meu adaptador wireless para fazê-lo funcionar. Depois foi que ele já vinha com o Firefox instalado como navegador padrão (a primeira coisa que eu fazia ao instalar o windows era instalar o firefox). Descobri que o python (que eu já usava no windows) vinha previamente instalado, assim como o gcc, e aí eu finalmente aprendi a programar em C com um compilador decente. Também adorei não ter de procurar por softwares na internet e por boa parte das coisas que preciso já vir instalada no sistema.
  Resolvi então buscar um antivírus, afinal mesmo com o ótimo sistema de permissões do linux e a pouca existência de vírus segurança nunca é demais. Instalei um antivírus de que nem me lembro agora o nome. Pouco depois, percebi que não usava mais o windows pra nada. Formatei a máquina e instalei o ubuntu utilizando o disco todo. Desta vez não instalei um antivírus, porque ele nunca havia detectado um vírus que não fosse pra windows.
  Usei uns dois meses somente o Ubuntu, até que precisei editar um vídeo. O melhor programa que eu achei para edição de vídeo para Linux, o cinelerra, não chegava aos pés do Sony Vegas e era muito confuso. Além disso eu precisava de um substituto para o Photoshop (tentei usar o gimp, ele quebra um galho de vez em quando, mas não é tão bom assim), para o Maya 3D (só consegui achar um Maya 3D para red hat nos sites estilo "baixa tudo" da vida, e o blender não substitui), para o After Effects e ainda para o Particle Illusion. Tentei instalar com Wine, PlayOnLinux e tudo quanto é gambiarra, mas não deu ou o desempenho ficava muito ruim. Aí tive que criar uma pequena partição e instalar o Windows de novo nela para rodar esses programas.
  Raramente inicializo pela partição windows, porque prefiro mesmo utilizar o ubuntu (até uso o OpenShot quando vou fazer edições de vídeos mais simples).

  Após quase um semestre de utilização do Ubuntu, vi que não poderia ter feito coisa melhor com meu computador se não usar o Linux. Só sinto falta dos programas que utilizava para criar vídeos e dos jogos (minha partição windows é tão medilcremente pequena que até as imagens que vou usar nos vídeos precisam ficar salvas na partição linux).