Uso quase a mesma configuração que te passaram no primeiro tópico apenas muda o tamanho pois tenho uma HD 500, então ficou mais generosa a minha distribuição. quanto a pregunta de como atualizar o sistema uso a receita abaixo espero que ajude...
Segue minha solução:
1. Em casa.
Gerei o sources.list:
http://repogen.simplylinux.chCopiei e colei no /etc/apt/sources.list.
a) Depois dei os seguintes comandos para atualizar o sistema e instalar o programas que eu queria:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras smplayer audacious ttf-liberation w32codecs libdvdcss2 amsn emesene k3b kde-l10n-ptbr skype googleearth edubuntu-desktop kubuntu-desktop
b) Copiei para o pendrive:
* Os pacotes que estavam na pasta /var/cache/apt/archives, fiz isso usando o nautilus mesmo (se preferir você pode usar o aptoncd, ele é bom porque elimina os pacotes antigos e economiza espaço em disco)
* O arquivo /etc/apt/sources.list
* A pasta /var/lib/apt/lists
* Por fim levei também o histórico de comandos que digitei no terminal, /home/"nome do usuário"/.bash_history (para não ter erros e para a instalação ser mais rápida). Nota: Esse arquivo é oculto, para mostrar arquivos ocultos no nautilus vá no menu ver e depois em mostrar arquivos ocultos ou simplesmente control+h.
2. Na escola.
Apenas inverti a ordem primeiro copiando os arquivos depois digitando os comandos com o sudo ou como root.
Copiei para as devidas pastas:
* Os pacotes que estavam na pasta /var/cache/apt/archives, fiz isso usando o nautilus mesmo (se preferir você pode usar o aptoncd, ele é bom porque elimina os pacotes antigos e economiza espaço em disco)
* O arquivo /etc/apt/sources.list
* A pasta /var/lib/apt/lists
* Por fim levei também o histórico de comandos que digitei no terminal, /home/"nome do usuário"/.bash_history (para não ter erros e para a instalação ser mais rápida). Nota: Esse arquivo é oculto, para mostrar arquivos ocultos no nautilus vá no menu ver e depois em mostrar arquivos ocultos ou simplesmente control+h.
Depois dei os seguintes comandos para atualizar o sistema e instalar o programas que eu queria:
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras smplayer audacious ttf-liberation w32codecs libdvdcss2 amsn emesene k3b kde-l10n-ptbr skype googleearth edubuntu-desktop kubuntu-desktop
Resultado:
Consegui instalar o Ubuntu, Kubuntu-desktop e Edubuntu-desktop na escola sem precisar da internet, alem de manter tudo praticamente atualizado.