Autor Tópico: Aquecimento  (Lida 2301 vezes)

Offline Phreddy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Aquecimento
« Online: 02 de Julho de 2010, 15:31 »
olá, minha placa mãe está aquecendo muito, não fica nem 5 min ligado e logo desliga, isso pode ser overclock ?????

caso ñ seja, oq poderia ser ???????

se eu resetar a placa mãe, para de aquecer ?????

obrigado  !!!!!!!!!

a placa é AMD ........ eu uso fonte de 500 watts reais seventeam e uma placa de vídeo off-board XFX Radeon HD 5750 .... fik nem 5 min ligado e logo desliga !!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Aquecimento
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2010, 15:39 »
Ola,

O que encontrou no log do sistema?

Se o problema não for do sistema operacional, infelizmente este problema não cabe neste forum

[]'s

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aquecimento
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2010, 12:30 »
O problema não é do SO, com certeza.
1 - A AMD não fabrica placas mãe
2 - Sua descrição....não ajuda muito
3 - Quando foi a úlltima vez que voê limpou seu PC? Se não souber fazer isso, chame um técnico, peça para ele limpar e trocar a pasta térmica
4 - Resete a BIOS
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Aquecimento
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2010, 17:39 »
Phreddy,

Desde quando sua maquina começou a aquecer ?

Notei que você tem uma HD 5750 e, talvez, esse possa ser o "problema".

Mas antes de explicar sobre ela aqui vai algumas dicas:

Limpe todos os componentes da sua máquina, especialmente os coolers, porque são eles que ajudam na circulação de ar interna do gabinete.
Verifique como foi instalado o seu processador e de que modo foi aplicado a pasta térmica, pois há uma quantidade certa a ser aplicada.
Verifique a integridade do seu HD.
Entre na BIOS e monitore a temperatura do seu sistema.

Bom, agora a parte da placa de vídeo:

Alguns meses atrás, resolvi comprar uma placa de vídeo por 2 motivos: Ter melhor performance gráfica no Ubuntu e melhorar o desempenho de jogos no Windows. Optei por comprar uma HD 4890 de 1 GB DDR 5 e foi aqui que começaram os problemas:

A minha maquina desligava, quando eu ficava jogando por mais de 10 minutos. Ao colocar a minha mão sobre o gabinete, percebi que estava tendo superaquecimento, devido a placa de vídeo ser de alta performance. As placas mais recentes, podem trabalhar em média a uma temperatura de 75ºC, mas, acredite, é normal! Já presenciei algumas funcionando na casa dos 100ºC.

Voltei ao centro da cidade no outro dia pra comprar um exaustor, daqueles que se coloca na parte da frente, no lugar do floppy e uma fan de 120mm pra por atrás. Após instalá-los, percebi que ambos retiravam muito ar quente do gabinete, porém não consegui resolver. O resultado foram apenas alguns minutos a mais, antes da maquina rebotar novemente. A principio, pensei que fosse problema com a placa de vídeo. Até liguei pro meu fornecedor para tirar as dúvidas com relação a temperatura, mas, como disse antes, estava funcionando normalmente.

Solução: Precisei comprar outro gabinete com design específico para ventilação. Depois de pesquisar, optei pelo Coolermaster CM-690. Esse gabinete é um dos mais vendidos atualmente para gamers e pessoas que trabalham com gráfico. Possui 5 baias, o design dele permite que você possa utilizar as tecnologias SLI da Nvidia e Crossfire da ATI, que é a técnica de utilização de duas placas de vídeo simultâneas. Você pode colocar até 8 FANS de 80mm, 120mm ou 140mm.

Posso te garantir que, após minha aquisição deste gabinete, meus problemas com super aquecimento por causa da placa de vídeo desapareceram.

Existem outros gabinetes que são construídos para melhor circulação de ar. Dê uma pesquisa e você encontrará diversas opções.

Boa Sorte  ;)
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 17:43 por Dinei »
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aquecimento
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2010, 23:18 »
@Dinei
A ATI HD5750 não esquenta quase nada até onde eu sei.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Aquecimento
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2010, 03:06 »
Ouvi a mesma coisa quando comprei a 4890.

E olha o que eu tive que fazer...
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Aquecimento
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2010, 21:26 »
Não tem comparação a HD5750 com a HD4890, nem em consumo, nem em calor.
Repito, as HD5750 não esquentam quase nada.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!