Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10  (Lida 143410 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Online: 06 de Junho de 2006, 14:10 »
Este é um roteiro básico para instalação do K/Ubuntu 6.06-1 / 6.10 Desktop (live CD).
Requer mais memória RAM  do que a instalação não gráfica aquela que vem no CD Alternate
Ideal para computadores com mais de 256MB.

Atualizar ou Instalar

Atualização do breezy para o dapper não é a melhor opção, nem a mais segura.
A instalação recomendada seria a chamada limpa, como a descrita aqui, isto é, partindo do zero.
Problemas tem sido relatados aqui no fórum e o principal seria com relação a video.
Instalar o 5.10 e atualiza-lo é uma coisa, mas passar para uma outra versão (6.06), o risco aumenta.
São mais de 500mb só de atualização e, a probabilidade de alguma coisa não dar certo, é grande.
Um tipo de instalação que seria adequada para no futuro fazermos uma re-instalação mantendo algumas
configurações e arquivos, é a colocação do /home em uma partição separada.

Quanto a versão 6.10, o procedimento de instalação é parecido.
No entanto, temos tido  alguns problemas de reconhecimento da partição "/" no inicio da instalação.
Esta situação pode ser contornada, quando se tenta apagar a partição problema e a recria na hora da instalação.
Caso continue com  dificuldades  usando o CD Desktop 6.10, recomendamos a troca pelo CD Alternate 6.10.
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
Veja aqui: http://cdd.debian-br.org/doc/manual-instalacao/html/

Arquivo.ISO

O Ubuntu é baixado em formato .iso, que nada mais é doque a imagem do CD que vamos usar para instalação.
Para gravar esta imagem num CD, você pode usar , entre outros, o Nero (windows) ou o k3b(linux).
Nero -> Backup -> Burn Image to disc -> procurar a imagem.iso -> Burn
K3B -> tools (ferramentas) -> Burn CD Image -> procurar imagem.iso -> Burn
 
Conferindo MD5

Antes de instalar o K/Ubuntu, confira se foi bem gravado.
Confira o MD5, que é é usado para verificar a integridade de arquivos.
Mais detalhes em
http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5

Abaixo citaremos o md5 de algumas versões

Da versão 6.06-1
50e3912c555f98f7bca56b2a0200b205  ubuntu-6.06.1-desktop-amd64.iso
fb3af44c21f1f68cc25fda7edb8c1bd3  ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso 
5bad812063cd880a1755f1e2431ee3e4  kubuntu-6.06.1-desktop-amd64.iso
4a8f2c56388fadf7f1df5dc88a95a06c  kubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso
 
Da versão 6.10
549ef19097b10ac9237c08f6dc6084c6  ubuntu-6.10-alternate-i386.iso
b950a4d7cf3151e5f213843e2ad77fe3  ubuntu-6.10-desktop-i386.iso
23347e2e519f0f638cf0161ae65f17f8  kubuntu-6.10-alternate-i386.iso
1f9baed847eff89b03c754fcaea8070e  kubuntu-6.10-desktop-i386.iso

Espaço mínimo

O espaço mínimo para instalação do Ubuntu seria de 4 GB. Pode-se instalar com menos espaço, mas, após sucessivas atualizações e instalações de novos programas, este espaço ficaria insuficiente.


Ligando o computador

Ligue o micro fazendo o boot pelo CDROM com o live CD Dapper colocado.

Ao iniciar, deverá aparecer um quadro de opções e abaixo outras com as teclas de função.
F2 -> escolha o idioma. - Fazendo a escolha nesta etapa, toda instalação será feita na língua escolhida.
F4 -> resolução do video (default VGA) - Tem uma grande quantidade de combinações. Quem sabe numa destas seu micro rodará melhor.

Caso sua placa de vídeo seja ATI, veja  aqui

Entre as opções de instalação, a melhor seria a primeira:

Iniciar Ubuntu ou Kubuntu

Vai instalar o SO no seu micro sem usar o HD, na ocasião, você pode verificar se tudo está funcionando bem.

Início da instalação gráfica

Procure o ícone Install para iniciar a instação

São mostrados 6 passos:

1.Escolha do idioma
2.Fuso horário - O horário mostrado, geralmente é diferente do nosso, mas não modifique.
3.Layout de teclado
4.Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
5.Selecione um disco (se tiver mais de um).

Escolha o tipo de particionamento:

Para quem quer instalar seu K/Ubuntu com outro sistema operacional, a opção abaixo é a indicada

  [x] Editar manualmente a tabela de partições

O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Dapper.
Existe no Windows um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide,cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Caso você não possua este programa, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

  Escolha a partição para seu Ubuntu. Enquanto no Windows as partições são reconhecidas como C:, D:, etc... no linux elas são reconhecidas como hda1...hda5,hda6,etc para o primeiro HD e hdb1...hdb5,etc para o segundo. Alguns são reconhecidos como sda(SATA).

Preparar pontos de montagem

Se você ainda não estiver bem seguro quanto ao particionamento
veja aqui

No meu caso, tenho 3 sistemas operacionais instalados no micro e estou instalando o quarto.


 

Note que a esquerda você tem a opção de formatar ou não as partições que serão utilizadas nesta instalação.

As seguintes partições serão formatadas:
partição #7 de dev/hda como ext3
partição #8 de dev/hda como ext3
partição #9 de dev/hda como swap

Conforme acima, escolhi o seguinte:

hda7 = /   - Partição onde vai ficar instalado o ubuntu dapper.
hda8 = /home - Partição para guardar meus documentos e configurações. Pode ser comum a outras distribuições Linux.
hda9 = swap - Também pode ser a mesma para as outras distribuições.

Outros sistemas:

hda1 = windows xp
hda5 = kurumin 6
hda6 = kubuntu dapper
hdb1 = Formatado em FAT32 para arquivos comuns entre Windows e as três distros Linux. Veja que o uso da letra b depois do hd  corresponde a um segundo HD.
Reparem que só duas partições são primárias, a primeira do 1o. HD (Windows) e a primeira do 2o.
HD (FAT32). Todas as partições do Linux, incluindo home e swap são secundárias ou logical.


6.Instalação - leva vários minutos variando conforme a potência do seu micro.

-> Reboot

Dual boot com o Windows
 
Tanto o XP como o Vista se instalados após o Linux, vão limpar a MBR. No entanto, se vc tiver gravado o boot do Ubuntu também em disquete, a sua recuperação fica fácil e a retomada da MBR também. Estou usando esta opção sem nenhum problema.

Para fazer um disquete de boot, entre outras opçoes do fórum, eu recomendaria:
 
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8323.0
 
E para quem não tem drive de floppy no micro, uma boa maneira de restaurar o Grub.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8696.0

Na instalação do Edgy você pode optar fazer o boot por disquete

Um detalhe interessante é que agora durante a instalação pelo CD Desktop 6.10 você pode fazer a opção do boot pelo disquete.
Quando aparecer a página - Pronto para Instalar - descrevendo os locais e dados escolhidos para instalação, tem uma linha:
Grub will be installed to (hd0)
É só substituir (hd0) correspondente a instalação boot pelo MBR por (fd0)
Ficando assim:
Grub will be installed to (fd0)
Não se esqueça de por um disquete previamente formatado no drive.

O mesmo também pode ser feito usando o CD Alternate

Instalar o carregador de inicialização Grub no registro principal?
Responda Não
A seguir, na próxima página, especifique o dispositivo, digite:
(fd0) ou /dev/fd0
tendo um disquete previamente formatado no drive.

FAQ

Existe no Fórum um tópico sobre dúvidas (perguntas e respostas), o qual pode ser de grande ajuda para aqueles que desejam mais esclarecimento sobre determinado assunto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22138.0.html
 
Modificando o Sources.list

Seu K/Ubuntu está funcionando, porém alguns programas e codecs não podem ser instalados porque
não aparecem na lista do Synaptic. É hora de modificar o sources.list.

 Dapper
 Edgy

Pacote de tradução

Caso, por algum motivo, o seu K/Ubuntu continue apresentando alguns menus em inglês o pacote de tradução não foi devidamente instalado. Faça o seguinte:

Verifique se estes pacotes já estão instalados.
language-pack-kde-pt
language-pack-kde-pt-base
kde-i18n-ptbr

No Ubuntu
Sistema -> Administração -> Suporte a Idiomas -> Portuguese (Brazil) ->Instalar

Obs: Este mini tutorial foi feito para iniciantes como resposta das muitas dúvidas durante a instalação.
Re-edições periódicas devem ocorrer.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 19:49 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Só pra tirar minha dúvida
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2006, 00:20 »
Tenho um HD particionado assim:

C: 40,0 GB
D: 40,0 GB
E: 34,4 GB

Quero instalar o Ubuntu na partição "E", então eu divido ela em 3, a partição "swap", a "/home" e a "/".

Na hora da instalação a "/" vai ser na hda6, a "/home" na hda7 e a "swap" na hda8? É assim?

Essa partição "/home" seria uma partição de backup, como são a D e a E?

Não vou poder instalar o meu Ubuntu nesses dias, por enquanto vou tirando minhas dúvidas sobre o particionamento e sobre minha placa de vídeo (Xabre 200 da SiS), que não sei se vai funcionar e minha impressora Canon i450 que não é reconhecida diretamente.

Mas essa dúvida do particionamento é que me incomoda mais.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Só pra tirar minha dúvida
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2006, 08:32 »
Citação de: "MaRxMR"
Tenho um HD particionado assim:

C: 40,0 GB
D: 40,0 GB
E: 34,4 GB
Mas essa dúvida do particionamento é que me incomoda mais.

Esta imagem é a vista pelo Windows...
Pelo Linux você teria hda1...hda5,etc.
Se a D: e E: forem  partições primárias, ela pode aparecer como hda2 e hda3.
Se secundárias, como hda5 e hda6. O Linux pode e deve ser instalado neste tipo de partição, mas com o Windows é procurar encrenca.
A partição /home é opcional, e  não é recomendada para quem está iniciando.
No caso poderia ficar assim:
hda1 = Windows
hda5 = Fat32 (comum ao windows e linux)
hda6 = /  - Ubuntu
hda7 = swap - partição de troca, pode ser criada com 500mb
e só

Reconheço que a partição é o passo mais delicado de todo o processo de instalação, até coloquei um link no tópico:
Citação de: "RC2006"

Se você ainda não estiver bem seguro quanto ao particionamento
veja aqui
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline MaRxMR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2006, 16:32 »
A partição em FAT32 é que mata o esquema. Não tem como eu fazer isso na partição "D". Mesmo se eu apagar 35 GB de bugigangas que colocaram no meu HD fica muito lotado.

Tenho 2 mesês pra resolver como vai ficar. Queria mesmo era outro HD maior.

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2006, 09:38 »
Gostaria da ajuda de vcs para com esse meu novo HD:

1) Posso usar uma mesma partição swap e home para 3 distros?

2) Tenho 2 HDs. Um de 80GB quq quero deixar como Primario e outro de 15GB que será o secundário.
Gostaria de deixar assim:

PRIMARIO
1- XP (ainda é preciso..) 7gb
2- swap 792mb
3-ubuntu 15gb
4-slackware 15gb
5-vazio 4gb
6-arquivos (home) (34gb

SECUNDARIO
15GB - arquivos

3) Reiserfs é a melhor opção para as partições Linux?

4) FAT32 é a melhor opção para a partição Windows?
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Respondendo
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2006, 18:44 »
1.Pode sim. Quanto a /home, use nome de usuário diferente para cada distro.Lembro que, enquanto a swap
pode ser formatada a cada instalação de uma nova distro, a /home , não...
2.Os HDs são divididos em primario e slave. As partições é que são divididas em primárias e secundárias.
Você deve usar o windows numa partição primaria (hda1) e para o linux partições secundárias do mesmo HD.
Para o outro HD (slave) deixe a partição em primária mesmo é mais segura para o Grub.
Pela ordem, o windows deve ser instalado primeiro, porque ele regrava a MBR ignorando outros SOs instalados.

MASTER

Primário -> NTFS -> Windows
Secundário -> hda5 -> Ubuntu
      -> hda6 -> slack
      -> hda7 -> vazio?
      -> hda8 -> /home
      -> hda9 -> swap

 SLAVE

Primário   -> hdb1 -> arquivos (fat32)

3.Eu pessoalmente prefiro o EXT3.
4.Para o windows xp, a recomendada seria ntfs, mas a fat32 também funciona e é mais amigavel para quem
usa também o linux no mesmo micro.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Elio Godoy Pereira

  • Visitante
Kde em portugues
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2006, 23:21 »
Segui os passos corretamente..mas ao reiniciar o kde ficou em ingles...como faço para ter em portugues..............

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Kde em portugues
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2006, 05:50 »
Citação de: "Elio Godoy Pereira"
Segui os passos corretamente..mas ao reiniciar o kde ficou em ingles...como faço para ter em portugues..............


Procure no Synaptic pelos pacotes:

language-pack-kde-pt-base

language-pack-kde-pt

Offline fercosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalação Ubuntu 6.06 com vídeo ATI
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2006, 22:25 »
Tenho o Ubuntu 5.10 instalado em minha máquina e funciona perfeitamente.
Baixei o ISO do Ubuntu 6.06 desktop e gravei em um cd.
Dei boot na minha máquina pelo CD e executei a opção de Iniciar o Ubuntu (live CD). Funcionou perfeitamente.
 Vi na seção fixa sobre a instalação do novo Ubuntu que quem tem placa ATI (a minha é uma Radeon 9600 - 128 MB) pode ter problemas ao instalar o Dapper Drake.
Pergunta: ao bootar pelo live CD o servidor X funcionou sem problemas mas quero saber se mesmo assim corro o risco de ter algum problema ao instalar realmente o Dapper no meu HD ?  :?:

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalação Ubuntu 6.06 com vídeo ATI
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2006, 23:46 »
Citação de: "fercosta"
Tenho o Ubuntu 5.10 instalado em minha máquina e funciona perfeitamente.
Baixei o ISO do Ubuntu 6.06 desktop e gravei em um cd.
Dei boot na minha máquina pelo CD e executei a opção de Iniciar o Ubuntu (live CD). Funcionou perfeitamente.
 Vi na seção fixa sobre a instalação do novo Ubuntu que quem tem placa ATI (a minha é uma Radeon 9600 - 128 MB) pode ter problemas ao instalar o Dapper Drake.
Pergunta: ao bootar pelo live CD o servidor X funcionou sem problemas mas quero saber se mesmo assim corro o risco de ter algum problema ao instalar realmente o Dapper no meu HD ?  :?:


O risco sempre existe, mas já que sua placa foi corretamente reconhecida pelo Xorg (se não me engano, essa versão do Xorg do Dapper já reconhece a sua placa melhor que o próprio Driver proprietário da ATI), acredito que não haverá maiores problemas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2006, 08:25 »
Cara, acho o ubuntu show! Uso ele 100% do tempo. Contudo, a instalação dele tem um problema grave para mim. Ela não tem suporte a proxy. Puts, meu! Até o Debian CCD BR, que é uma distribuição na versão 1.0 ainda, já tem suporte a proxy na instalação. O Ubuntu nada! No Dapper, agora com a instalação em modo gráfico, ficou pior ainda. Simplesmente, ainda não descobri como instalar o dapper estando por trás de um proxy. Ele fica travado quando tenta acessar os repositórios. Segunda, vou ter que tentar novamente. Vamos ver se acho um jeito!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2006, 12:05 »
Citação de: "AlexBR"
Cara, acho o ubuntu show! Uso ele 100% do tempo. Contudo, a instalação dele tem um problema grave para mim. Ela não tem suporte a proxy. Puts, meu! Até o Debian CCD BR, que é uma distribuição na versão 1.0 ainda, já tem suporte a proxy na instalação. O Ubuntu nada! No Dapper, agora com a instalação em modo gráfico, ficou pior ainda. Simplesmente, ainda não descobri como instalar o dapper estando por trás de um proxy. Ele fica travado quando tenta acessar os repositórios. Segunda, vou ter que tentar novamente. Vamos ver se acho um jeito!


Eu já tive um problema parecido, não era com proxy, mas o Ubuntu 5.10 travava aqui quando tentava acessar os repositórios durante a instalação. Fiz o seguinte, retirava o cabo de rede e pronto! :)  Depois com ele instalado configurava a rede! Aí fica fácil para você configurar o acesso pelo proxy.  Agora, se alguém souber como fazer isso durante a instalação, melhor ainda!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2006, 12:27 »
É... valew a intenção. Mas e os usuarios XUBUNTU?

Offline malakl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://macaxeiradigital.blogspot.com
Re: Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2006, 00:28 »
Galera já q o topico aqui é sobre a instalação do Dapper queria saber se existe alguma maneira de instala-lo sem iniciar o modo gráfico, exemplo: instalar ele sem iniciar a sessão live ???

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Instalação do Dapper Desktop
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2006, 00:49 »
Galera já q o topico aqui é sobre a instalação do Dapper queria saber se existe alguma maneira de instala-lo sem iniciar o modo gráfico, exemplo: instalar ele sem iniciar a sessão live ???

Não seria melhor baixar o Alternate Cd?