Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10

Iniciado por RC2006, 06 de Junho de 2006, 14:10

tópico anterior - próximo tópico

bmwstreetracer

Olá tenho uma duvida, tenho dois discos 1-Sata com o Xp e um IDE em que quero instalar o Ubuntu.
Quais os passos a seguir para ficar com os dois SO a trabalhar ?

Obrigado!

bmwstreetracer

Alguem me ajuda? Queria mesmo começar a usar o Ubuntu ::)

Daniel Neves

dexa ver se eu intendi...dexa o hda pro ruindows...hda2 pro ubuntu e hda3 pro swap?

ti460

Olá, preciso de ajuda URGENTE!!!

Tenho 2 hd's:
1 HD SATA de 110GB, configurado como MASTER, com 2 partições, uma com Windows e outra com Arquivos.
1 HD IDE de 40GB, configurado como SLAVE, com 2 Partições, uma FAT32 de 25GB para arquivos e a outra de 15 GB para o Linux.

Nessa partição de 15GB, eu criei 3 partições, uma para "/", outra para "/home" e outra "swap", todas EXT3 e Linux-Swap. Prosegui, após isso, instalando o Ubuntu. Desliguei o primeiro HD, por insegurança, e instalei o ubuntu no segundo hd, já particionado. A instalação correu perfeitamente, nenhum problema. Aí, ele pediu pra reiniciar o PC, eu o fiz, e não consegui entrar no Ubuntu. Deu "DISK BOOT FAILURE". Aí, coloquei o HD como MASTER, e blz, entrou no Ubuntu mas deu 1 Ok apenas, e parou. Não consigo iniciar o Ubuntu do hd...

Alguem sabe o motivo?

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Tenho um Athlon 64bits de 3GHz, 1GB RAM, Radeon X550 256MB e uso UBUNTU 6.06 LTS do cd original.

coyoterj

hda7 = /   - Partição onde vai ficar instalado o ubuntu dapper.
hda8 = /home - Partição para guardar meus documentos e configurações. Pode ser comum a outras distribuições Linux.
hda9 = swap - Também pode ser a mesma para as outras distribuições.

Com relação ao trecho, resolvi instalar o ubuntu 64 em outra partição (hda6), compartilhando o hd com o ubuntu 32 (hda2) e o winxp(hda1). Só que pensando em facilitar, para não redimensionar partições apaguei as 2 últimas (/home e fat32). Na instalação mantive o resto como tava. Enfim, ficou assim:

# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hda6       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/hda8       /home           ext3    defaults        0       2
/dev/hda5       none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

# minhas alterações
/dev/hda1   /media/hda1wxp   ntfs   nls=utf8,umask=0222   0   0
/dev/hda7    /media/hda7win vfat  iocharset=utf8,umask=000  0    0
/dev/hda2   /media/hda2ubu   ext3   defaults        0       2

Tá tudo blz, eu acesso o winxp, a fat32, e o i386 dentro do amd64.

Só que ao reiniciar a máquina, no 32, não entra. Já desativei (#) as opções do ubuntu32 que não existem mais (home, fat32).
Quando vou fazer o login, diz que não tem /home, que vai tentar entrar sem a home, bla bla bla... Ai diz que a sessão foi encerrada.
Tem alguma forma de resolver isso sem ter instalar tudo novamente ??
Os dados estão todos no disco, não perdi nada.

Valeu,

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

RC2006

Coyoterj, pelo que entendi você apagou o home do linux. Realmente fica difícil o Ubuntu entrar.
Pesquise na internet e veja se tem solução mais simples e segura.
Caso contrário, eu faria uma última tentativa de re-instalar o ubuntu criando um home exatamente igual ao anterior, nome, senha, partiçao, etc, tomando o cuidado de repor apenas sem formatar.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

RC2006

ti460, seu caso está parecendo  uma instalação mal sucedida.
Você diz que de uma partiçaõ de 15gb, criou mais 3 partições para /, /home e swap.
Só não disse o quanto em MB ficou para cada uma.
Ficaram algumas dúvidas?
As partições foram criadas e formatadas?
Quantos GBs foram reservados para a partição / ?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

coyoterj

Citação de: RC2006 online 02 de Outubro de 2006, 19:03
Coyoterj, pelo que entendi você apagou o home do linux. Realmente fica difícil o Ubuntu entrar.
Pesquise na internet e veja se tem solução mais simples e segura.
Caso contrário, eu faria uma última tentativa de re-instalar o ubuntu criando um home exatamente igual ao anterior, nome, senha, partiçao, etc, tomando o cuidado de repor apenas sem formatar.

Pois é... E eu achava que ia ser mais fácil.   ::)

Vou dar uma pesquisada sim, mas vou acabar instalando tudo mais uma vez. Na primeira instalação o winxp dominava; na segunda o ubuntu ficou com o maior pedaço do hd; agora coloquei o amd64 que tá um show, principalmente com várias tarefas ao mesmo tempo. Então a idéia é reorganizar o disco, para entrar o amd64, i386, uma fat32 e um 'pedacinho' para o winxp.

Então, antes que eu faça outra besteira, só confirma para mim se é isso mesmo: 1) coloco o winxp, 2) depois o i386 com a /home e a swap e 3) por último o amd64 e informo também a /home e swap (mesma do passo 2 ??). Nesse caso ele não vai formatar as 2 novamente e dar pau ? Eu tô usando o alternate e o particionador não gráfico (gostei mais dele).
Vi também aqui nos outros post's para criar user diferente para cada distro. E nesse caso que é a mesma só que para processadores distintos, é o mesmo procedimento ?

Valeu pela ajuda e pelo ótimo tutorial que vc disponibilizou.

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

RamonM

Sem pegar o ALTERNATE CD, teria outra forma de, com o live cd, instalar sem rodar antes?

Pq meu P2m 128 ram, nao aguenta. Entra, tenta entrar e para no meio, trava.

Deve ter um jeito. Nao?

¥_Haguen_¥

Olá,

Tenho a versão mais atual do ubuntu gravada em um dvd, 6.06, já o testei como live cd conseguindo inclusive conectar ao velox e navegar.

Tentei instalar o sistema no meu hd porém surgiram algumas dúvidas e preferi me informar antes de continuar.

Meu hd está dividido em 3 partições:

1 - windows xp ------------- em ntfs ---- 30gb
2 - partição com arquivos --- em ntfs ---- 80gb
3 - partição livre em formato ext3 -------- 10gb

Pelo que entendi durante a tentativa de instalar o ubuntu, escolhi a opção "modificar as partições manualmente" no menu de instalação do ubuntu:

Preciso dividir essa partição de 10gb em 3, uma para o sistema ("/"), uma para arquivos("/home") e uma terceira para swap ?

Quais os tamanhos recomendados para essas 3 partições ?

Tenho 1gb de ram, uma partição de swap com 500mb estaria adequada ?

Vocês recomendariam outra forma de divisão desta patição de 10gb ?

Gostaria que a partição de 80gb utilizada pelo windows xp, em ntfs, pudesse ser acessada e gravada pelo ubuntu e pelo windows, se eu converte-la para fat32 terei esse resultado ?(Fazendo backup dos dados desta partição é claro ;))

Segue foto de como o ubuntu identificou minhas partições, como devem fica essas opções com as partições para o ubuntu divididas ?

Muito Obrigado.

RC2006

Só uma sugestão:
Caso tenha disponivel só estes 10gbs para o linux, o mínimo ideal seria 500mb para swap e 3,5gb para / e o restante para o home.
Outra solução seria  criar todo o sistema (/) numa partição única com um swap de 500mb. Não se preocupe que o Ubuntu criará o (home) aí mesmo.  A vantagem, seria melhor distribuição dos mbs arquivados e a desvantatagem numa reinstalação com formatação, vc perderia dados arquivados e algumas configurações.

¥_Haguen_¥

Obrigado pela resposta,

Fiz a instalação aqui, correu tudo bem, reparticionei com o partiion magic, ficou assim:

1 - windows xp ------------------- em ntfs ----- 25gb
2 - partição com arquivos ---- em ntfs ----- 80gb
3 - ubuntu em -------------------- em ext3------14gb
4 - swap ---------------------------- em ext3------1000mb

O ubuntu montou as imagens das duas partições do windows na area de trabalho, eu posso mover essas duas pastas para dentro da pasta "/home", por exemplo, de modo que as pastas permeneçam montadas porém não na área de trabalho ? Senão, para onde posso mover essas pastas de modo seguro de modo e que não aparecem na área de trabalho ?

Alguém poderia indicar um player de vídeo e um pacote de codes, por favor ?

Muito Obrigado.

Walker

Ola!

Estou tentando instalar o UBUNTU  6.06 no micro em casa, mas sinceramente, estou quase  :o  desistindo.  ??? :-[
Tive varios problemas :-\ , a começar pelo RUINDOWS. Mas isso nao vem ao caso.

O fato eh que tenho um HD de 80 GB. Formatei todo em FAT32 e criei 1 particao C: (primaria) de 15GB soh para o RUI...
Deixei 45GB D: (tambem primaria) para arquivos (tanto Windows como Ubuntu). E o resto (E: primaria) 20GB para o Ubuntu. Mas NAO DA CERTO. De jeito nenhum.
Imprimi seu tutorial (nao tenho net em casa) e particionei novamente (10ª vez) particionei como solicitado, mas ainda nao deu certo!

Segue abaixo imagens capturadas da penultima tentativa ontem... Quanto tentei instalar sem swap, nem nada, direto na particao E: ou se preferir hda3.
Coloquei esta partiçao como estendida, e dentro dela se entendi, devo criar a 4 e a 5, uma para  swap, outra para o SO e a hda2 para os arquivos. O linux usara apenas as tres partiçoes???
Se puder montar um tutorialzinho pra eu entender. Esta parte que eu me perco. O Windows ja esta instalado e rodando em C:.

[ não consegui colocar as imagens]

Sou novo aqui, estou completamente perdido, nao consegui colocar as imagens que estao no meu pen drive. Se puderem ajudar com isso tambem... :-\ ==>Fiz o seguinte entre (img) e (/img) coloquei o endereço da imagem no micro, ou seja d:\...\...\nome_do_arquivo.png. Como devo fazer?

VOLTANDO AO ASSUNTO: ::)
REPETINDO, esta foi a penultima instalacao de DOMINGO. Hoje SEGUNDA, tentei mas com as alteracoes mencionadas, e ainda nao deu certo.

advogama

Citação de: ¥_Haguen_¥ online 15 de Outubro de 2006, 22:55
Obrigado pela resposta,

Fiz a instalação aqui, correu tudo bem, reparticionei com o partiion magic, ficou assim:

1 - windows xp ------------------- em ntfs ----- 25gb
2 - partição com arquivos ---- em ntfs ----- 80gb
3 - ubuntu em -------------------- em ext3------14gb
4 - swap ---------------------------- em ext3------1000mb

O ubuntu montou as imagens das duas partições do windows na area de trabalho, eu posso mover essas duas pastas para dentro da pasta "/home", por exemplo, de modo que as pastas permeneçam montadas porém não na área de trabalho ? Senão, para onde posso mover essas pastas de modo seguro de modo e que não aparecem na área de trabalho ?

Alguém poderia indicar um player de vídeo e um pacote de codes, por favor ?

Muito Obrigado.

use as dicas deste post para montar as partições no lugar certo. Eis o link http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10550.0
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

_Sem_Nick_

e ae turma!

to precisando de uma ajudinha de voces...
descolei um cd do Ubuntu 6.06 e dei inicio a instalação.. primeiro tentei faze-lo numa maquina virtual, mas nao deu certo (??)
ai resolvi pegar o Partition Magic e dar uma ajeitada... criei a partição e a formatei com Ext3..
dei o boot pelo cd, iniciei o sistema, testei a net e tava tudo 100%... iniciei a instalação do sistema...
ai veio o problema... os primeiros passos vao na boa, mas quando chega a hora de fazer as partições do hd nao da nada... o sistema indica execução, o gabinete também só que nao passa disso.. =/
alguem pode me ajudar?!?!?!
to precisando disso urgentemente!!!!
[]'s