Autor Tópico: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar (Resolvido)  (Lida 2515 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Estou com o Ubuntu 10.04 aqui, é de vez em quando aparece uma tela em inglês, que me parece dizer que está verificando o sistema de arquivos, ele verifica lentamente até 90 %, depois disto ele para, eu não fiquei mais que 30 minutos esperendo, porque acho que não é normal,  já aconteceu 2 vezes depois que instalei.



Se eu apertar esc o sistema entra, mais e ruim ter que fazer isto, além de que o sistema pode ter algum erro.



Eu vi algum falando sobre uma atualização pra isto, caso isto resolva tenho as duvidas:



Eu uso internet discada, baixar a lista de pacotes de atualizações já demora bastante, tem como baixar as atualizações manualmente, só as que preciso?



E que se precisar atualizar, eu queria guardar está atualização em cd, para quando eu reinstalar não precisar baixar tudo denovo...



Se puderem me dar o link e o nome da atualização por favor coloquem aqui.



Obrigado.
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 07:19 por livre1 »

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2010, 05:49 »
Acho mais fácil você levar seu computador a algum lugar onde tenha Internet rápida. Recomendo no mínimo 512kbps, pois são uns 250MB de atualizações, o que demoraria mais ou menos 60 minutos para baixar tudo.

Provavelmente no dia 29-07-2010, será lançado o Ubuntu 10.04.1, ou seja, um CD do Ubuntu 10.04 com todas as atualizações deses 3 meses após o lançamento (que ocorreu em 29-04-2010).

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2010, 05:58 »
Eu preciso descobrir como baixar a atualização e guardar.




Porque toda vez que eu reinstalar não terei que mudar de lugar  :'(





Eu não preciso de todas as atualizações só dessa é a unica que mais encomoda...



Dando uma procurada achei algo como "Mountall" vou tentar descobrir se e isto mesmo.




Alguem sabe como dasativar está verificação do sistema?



E ativar novamente?



Eu instalei a versão 2.15 do mountall que baixei aqui:
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/m/mountall/




Me disseram que isto irá resolver meu problema, eu espero que resolva mesmo...



A versão que vem com o Ubuntu 10.04 e a 2.14 e segundo me disseram a versão 2.15 resolve o problema, quem quiser tentar...



Obrigado.

« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 15:26 por livre1 »

Offline Alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2010, 18:06 »
Eu instalei a 10.04 64 bits e também está fazendo a checagem do sistema toda vez que ligo o computador, antes da tela de login, tenho que apertar ESC ou deixar que ele teste até o fim. Não senti lentidão no sistema , mas é uma coisa que incomoda, mesmo porque eu não pedi para ele checar sistema nenhum. Isso vem acontecendo desde uma atualização que fiz na semana passada. Alguém sabe como desligar essa checagem ? Desde já agradeço !

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2010, 18:20 »
Você tentou baixar o pacote acima o Mountall versão 2.15?





Eu não sei se ele resolve o problema, mais me disseram que sim.




A versão que vem incluida é a 2.14 e me disseram que a versão 2.15 resolve, agora tenho que esperar uns meses para ver se resolve mesmo.



Mais de qualque modo seria util alguem postar como desativar a verificação, a unica coisa e que se algum erro acontecer pode ser que o ubuntu não avise...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2010, 18:56 »
Eu estou lendo este topico agora, mas o responsável por verificar os discos é o fsck, não o montall.

Para quem usa linha discada, baixem os pacotes diretamente daqui => http://packages.ubuntu.com/

No caso particular do fsck ( Lucid ) devem ser baixados => http://packages.ubuntu.com/search?keywords=fsck&searchon=names&suite=lucid&section=all

É o endereço dos repositórios oficiais ja vem tudo em .deb

Atualize os fsck e depois o montall, deve resolver.

ou se quiser fazer mais rapido, mas já conhecendo o pacote e as dependencias, use os mirrors ( marcados com rsync ) => https://launchpad.net/ubuntu/+archivemirrors

Dá para baixar de uma localização mais próxima.

Assim eu creio que fica mais facil, até mesmo num cybercafé dá para baixar num pen drive.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu fica verificando sistema de arquivos sem parar
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2010, 07:19 »
So passendo pra dizer que acredito que o problema esteja resolvido já que depois que atualizei o Mountall teve algumas verificações e em toda levou menos de 20 segundos.





Obrigado a todos que responderam ao topico.