Autor Tópico: [Resolvido] Permissão com pen drive no sistema de arquivos ext3 e ext4  (Lida 4768 vezes)

Offline marcojrfurtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Olá, eu tenho um pen drive da Kingston funcionando perfeitamente.
Recentemente eu formatei ele pelo GParted no Ubuntu, eu usei o sistema de arquivos ext4.

O problema é que toda vez que o Ubuntu montava o Pen drive, ele estava sem permissões de leitura ou escrita, apenas para o root. E não é só na minha máquina que eu constatei este problema, eu preciso acessar uma outra rede com o Ubuntu e acontece a mesma coisa. Então eu tentei formatar de novo com o ext3 e não deu certo, somente no sistema FAT32 ele monta com as permissões certas.

Se for um problema de configuração do Ubuntu eu posso resolver na minha máquina, o problema é que eu não sou administrador da outra rede que preciso usar.

Alguém mais teve este problema?

« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 21:55 por marcojrfurtado »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Permissão com pen drive no sistema de arquivos ext3 e ext4
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2010, 19:42 »
Já tive sim,
Você tem que abrir o nautilus como root (terminal - $sudo nautilus) e com o botão direito clicar em propriedades, e vai em permições e altera lá,
Depois de alterada vai funcionar em qualquer sistema com a permissão especificada.

Offline marcojrfurtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Permissão com pen drive no sistema de arquivos ext3 e ext4
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2010, 21:54 »
Muito obrigado pela resposta.
Como eu imaginava, preciso de poderes de root pra resolver isso. Vou colocar como resolvido, pois posso arrumar minha máquina, apesar de não poder entrar em uma rede com Ubuntu onde eu não seja administrador.

Eu acredito que isso seja um bug do Ubuntu, já que ninguém nunca me explicou direito a razão das diferenças de permissão padrão só pela mudança no sistema de arquivos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Permissão com pen drive no sistema de arquivos ext3 e ext4
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2010, 22:26 »
Não é bug do ubuntu. Como o Andreson disse você pode mudar as permissões. Leia sobre o assunto, pode elucidar suas duvidas.