Autor Tópico: Ubuntu não reconhece monitor Samsung  (Lida 6069 vezes)

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Online: 23 de Junho de 2010, 23:28 »
Olá mais uma vez pessoal.
Instalei o Ubuntu 9.10 em um PC um pouco antigo que usa chipset SiS. Quando vou ver as configurações de vídeo ele diz que o monitor é desconhecido e quando rodo o comando lspci -k tenho:
Código: [Selecionar]
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 65x/M650/740 PCI/AGP VGA Display Adapter
Kernel modules: sisfb
Parece que ele não reconhece o drive de vídeo. Tá tudo funcionando, tô com a resolução máxima, só quero obter uma aceleração boa do video.
Quando pesquisei vi vários tópicos, mas nenhum específico ao meu problema.

Obrigado desde já.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2010, 23:32 »
O driver da SIS no linux não oferece aceleração gráfica (3D), no máximo 2D.
Por que o fabricante não disponibiliza, os driver para linux, o trabalho é da comunidade, e coloca trabalho nisso.


Mas, o titulo não tem nada a ver com a sua duvida, seria melhor edita-lo, e adequa-lo a sua duvida, pois se não logo, logo será trancado por algum mod/adm.
 ;)
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 23:35 por Andreson »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2010, 08:53 »
Citar
Mas, o titulo não tem nada a ver com a sua duvida, seria melhor edita-lo, e adequa-lo a sua duvida, pois se não logo, logo será trancado por algum mod/adm.
Mas minha dúvida continua. Como fazer pra o Ubuntu reconhecer o monitor Samsung. Só citei a questão do driver pra dar mais informações sobre o problema, pois eu vi na saída do comando lspci -k que não aparecia driver nenhum, então pensei que o problema fosse decorrência disto.

Agradeço seu retorno, qualquer coisa eu abro outro tópico sobre o driver.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2010, 11:16 »
Ola,

Normalmente os monitores no GNU/Linux não requerem configuração ou que sejam reconhecidos, pois todos os monitores funcionam de modo semelhante. Mesmo sendo detectados como "generic" funcionam muito bem.

O problema reside mesmo na sua placa de video SIS. Porisso a insistência do Andreson.

Não é necessário abrir novo topico sobre driver, pode continuar deste aqui mesmo.

Apenas faça uma pesquisa aqui no forum pelo modelo de sua placa SIS. Existem inúmeros topicos esclarecendo este assunto.

Silicon Integrated Systems [SiS] 65x/M650/740
Kernel modules: sisfb => driver de video

Se tiver qualquer duvida, poste aqui.

[]'s

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2010, 20:33 »
Ok pessoal, pesquisei aqui no fórum e no Google mas não consegui resolver. Os problemas eram mais relacionados com a resolução do vídeo. Minha resolução tá boa 1024x768. Quanto ao driver SiS já to conformado, parece que a fabricante não liga pra linux, mas quanto ao "Monitor Desconhecido" que aparece nas configurações de vídeo, será que posso continuar utilizando assim mesmo? To utilizando normal, assisto filmes e tudo só quando arrasta uma janela é que fica um rastro escuro. É pena que a fabricante não dê o suporte para gente, no windows eu rodava até GTA (não muito bom). Mas eu prefiro deixar como está do que botar windows aqui.

Se tiverem mais dicas eu agradeço, qualquer novidade que eu encontrar posto aqui.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece monitor Samsung
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2010, 21:10 »
Aí é que está.

O tal "rastro escuro" é justamente a taxa de refresh que sua placa de video manda para o monitor, e não do monitor em si.

Pode experimentar outro monitor que com esta placa vai continuar do mesmo jeito.

[],s