Autor Tópico: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel  (Lida 28670 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2006, 21:56 »
Bom como somente agora consegui instalar o Ubuntu 6.06 Dapper no meu PC, resolvi fazer outro pacote para a instalação e ativação automática (ou quase isso :-)) dos modems que utilizam o driver PC-Tel, pois havia recebido muitos pedidos neste sentido.

Coma já havia falado em outra oportunidade aqui neste tópico do fórum, meu PC antigo que tinha um  modem que usava o driver Smartlink pifou e então com este novo PC o meu modem passou a ser outro, portanto o pacote que fiz não foi testado para saber se está funcionando adequadamente para o Ubuntu 6.06 Dapper, entretanto segui a mesma lógica dos pacotes anteriores que tinha feito para o Ubuntu 5.10 Breezy e que se mostrou eficiente para muitos usuários que o testaram.

Estou disponibilizando o link aqui para que algumas “cobais” :-) se apresentem para testá-lo no Ubuntu 6.06 Dapper e relatar o sucesso ou fracasso do mesmo. Já tive ajuda de dois usuários nos testes, um ainda não me relatou nada e o outro me informou que no seu caso foi necessário fazer uns ajustes para que o seu modem funcionasse bem.

Antes de fornecer o link quero fazer umas considerações:

No caso do Ubuntu 6.06 Dapper, para se instalar corretamente o modem é necessários instalar alguns pacotes .deb que não foram instalados durante o processo normal de instalação do LiveCD do Ubuntu 6.06 Dapper, mas que se encontram dentro do LiveCD. Nesta nova versão do Ubuntu o CD não está incluído no sources.list do apt-get como na versão anterior, então eu adicionei um comando no script para adiconar o CD-Rom como fonte de busca para pacotes .deb, mas não sei se a forma que fiz está totalmente correta, pois não testei, pq agora tenho outro tipo de modem. Mas o que fiz no script foi o seguinte:

Adicionei o comando apt-cdrom add, quando da execução do script, que irá fazer a seguinte pergunta no terminal para vc:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Ou seja, ele está pedindo para que vc coloque o LiveCD do Ubuntu no driver de CD-Rom e depois precione ENTER para ele adicionar o CD-ROM no sources.list do apt-get. Depois de colocar o LiveCD e pressionar ENTER continue com o processo de instalação respondendo ao que for perguntado quer seja por via do terminal, quer seja por via de janelas gráficas que se apresentem durante o processo de instalação, portanto fique atento.

OBS: Deixe o LiveCD no driver de CD-ROM durante o processo de instalação pq ele será necessário como já foi dito logo acima.

O processo de utilização deste pacote é o mesmo que das versões anteriores, ou seja baixe o pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/pctel-arquivos-v2.tar.gz?download

De posse deste arquivo coloque o mesmo em uma pasta do Ubuntu e faça o seguinte:

Abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal e digite:

   
Citar
sudo su
    Password: sua senha



para virar root (superusuário)


e entre na pasta onde vc colocou o arquivo pctel-arquivos-v2.tar.gz

   
Citar
cd /caminho do arquivo



descompacte-o assim:

   
Citar
tar -zxvf pctel-arquivos-v2.tar.gz



entre na pasta descompactada:

   
Citar
cd pctel-arquivos-v2



e dê premissão de execução para o script que tem lá assim:

   
Citar
chmod +x install-modem.sh



e por fim execute o script que se encarregará do resto:

   
Citar
./install-modem.sh



OBS: lembrando que antes da barra inclinada "/"  tem um sinal de ponto "."

O instalador irá perguntar o chipset para o qual será gerado o módulo (no terminal, preste atenção), responda pct789 se o seu é o HSP56 Micromodem ou responda cm8738 se o seu é um PCTel onboard C-Media CM8738. Os outros módulos ainda não funcionam no Kernel 2.6 nesta versão do driver.

Citar
please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: pct789 (por exemplo)

aguarde o processo terminar e anote qualquer mensagem de erro e depois REINICIE o seu sistema para ver se tudo deu certo.

Dentro da pasta pctel-arquivos-v2 tem um arquivo chamado de Leia-me para possível dúvida quanto ao uso ok.

OBS: Todos os passos devem ser dado em um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)) e como root (sudo su comando para virar root em um terminal)

Caso após a instalação do pacote seu modem continue sem funcionar ou o mesmo se encontre instável faça a seguinte:

abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

isto irá abrir o arquivo de configuração do gnome-ppp

Altere a seguinte linha deste arquivo:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

ou para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

tente as duas (uma de cada vez, é claro) opções diferente da padrão, para ver qual é a melhor para o seu caso. Salve e sai do arquivo de configuração e veja se agora seu modem funciona corretamente.


Atenção: Tem um tipo de modem que no windows é reconhecido como Intel 537ep e no linux como HSP56 Micromodem que na verdade não usa nem o driver da Intel e nem o driver da PCTel e sim o driver da Smartlink e para saber se é esse o seu caso, abra um terminal e digite lspci -d 134d:2189 se retornar algum tipo de informação sobre modem então o no seu caso vc deverá usar o driver da Smartlink.

Offline glaiirton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2006, 10:29 »
Oi, li todo o seu artigo, mas ainda tenho uma dúvida.

Acho que descobri meu kernel pelo comando $ uname -r e obtive a seguinte resposta: 2.6.15-27-386  Seria essa versão do meu kernel? Meu ubuntu é a versão 6.06 LTS (para PC)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:36 »
Oi, li todo o seu artigo, mas ainda tenho uma dúvida.

Acho que descobri meu kernel pelo comando $ uname -r e obtive a seguinte resposta: 2.6.15-27-386  Seria essa versão do meu kernel? Meu ubuntu é a versão 6.06 LTS (para PC)

bom se seu kernel é esse mesmo vc tem de ter estes pacote aqui também instalados:

- linux-headers-2.6.15-27_2.6.15-27.48_i386.deb
- linux-headers-2.6.15-27-386_2.6.15-27.48_i386.deb

 baixe aqui:

http://security.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/l/linux-source-2.6.15/linux-headers-2.6.15-27_2.6.15-27.48_i386.deb

http://security.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/l/linux-source-2.6.15/linux-headers-2.6.15-27-386_2.6.15-27.48_i386.deb

Agora pelo que eu li neste texto aqui seu:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11031.0

o que vc deve usar é o texto que escrevi para o Tutorial para HSP56 Mr driver Smartlink e não este tópico aqui.

Lembre-se que antes de instalar os pacotes citados acima (se já não estiver instalado) vc tem que abrir um terminal e como root fazer:

apt-get -y install make gcc build-essential

Note que para que ele instale os pacotes acima ( make gcc build-essential ) é necessário que vc tenha o LiveCD do Ubuntu 6.06 na source.list do apt-get.




Offline igorfisiuff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2006, 02:12 »
Alarcon eu segui exatamente o seu tutorial para instalar um micromodem no linux e tal, fiz tudo como vc disse mas ocorreu um problema. Quando eu dei 'chmod 666 /dev/modem' eu recebi o erro que disse que esse diretório /dev/modem não existe, ai eu criei ele mas não sei se tem problema e tal. Outra coisa, eu digito 'sudo pon' e não acontece nada. Só mais uma coisa, como eu abro o discador do gnome-ppp? Desde já valeu.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2006, 01:03 »
Alarcon eu segui exatamente o seu tutorial para instalar um micromodem no linux e tal, fiz tudo como vc disse mas ocorreu um problema. Quando eu dei 'chmod 666 /dev/modem' eu recebi o erro que disse que esse diretório /dev/modem não existe, ai eu criei ele mas não sei se tem problema e tal. Outra coisa, eu digito 'sudo pon' e não acontece nada. Só mais uma coisa, como eu abro o discador do gnome-ppp? Desde já valeu.

Bom primeiro gostaria de saber qual é a versão do Ubuntu que vc usa. Tudo que falo aqui é para o Ubuntu Dapper e não para o Edgy.

Segundo gostaria de saber se seu modem é realmente um HSP56 Micromodem pq há muita confusão neste sentido e muitos tentam usar o Driver PCtel pensando se tratar de um HSP56 Micromodem e na verdade o modem é um HSP56 MR que usa o driver da Smartlink, então gostaria de saber se o seu é realmente um Micromodem.

para saber isso abra um terminal e digite:

lspci -d xxxx:yyyy

mudando o xxxx:yyyy por cada um destes aqui:

Citar
134d:7890
134d:7891
134d:7892
134d:7893
134d:7894
134d:7895
134d:7896
134d:7897
13f6:0211

Se um deste retornar alguma informação relativa ao modem, então vc deve usar os textos deste tópico aqui.

Caso o seu seja realmente um HSP56 Micromodem e vc use o Ubuntu Dapper recomendo a vc usar o pacote de instalação automática que fiz e que se encontra neste texto aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6834.msg56226#msg56226

Pra finalizar o /dev/modem não é um diretório e sim um link que aponta para o real dispositivo do modem que é criado durante a compilação do driver chamado de /dev/ttyS_PCTEL0.

Se vc instalou o gnome-ppp, para abrí-lo basta ir no Menu Aplicações > Internet > Gnome PPP

Offline julioeduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2007, 18:59 »
Pessoal, tudo bem? Gostaria de saber se já tem um arquivo pra instalar o HSP56 Micromodem da pctel no ubuntu 6.10??? Uma de minhas grandes frustações no linux é não conseguir usar internet com ele. Fico na espera de um help.

Aqui segui o último tutorial certinho mas aconteceu isso
chmod: impossível acessar `/dev/ttyS_PCTEL0': Arquivo ou diretório inexistente

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2007, 19:39 »
Pessoal, tudo bem? Gostaria de saber se já tem um arquivo pra instalar o HSP56 Micromodem da pctel no ubuntu 6.10??? Uma de minhas grandes frustações no linux é não conseguir usar internet com ele. Fico na espera de um help.

Aqui segui o último tutorial certinho mas aconteceu isso
chmod: impossível acessar `/dev/ttyS_PCTEL0': Arquivo ou diretório inexistente


Primeiramente descubra qual é a versão do seu kernel assim, abra um terminal e digite:

uname -r

guarde o resultado

agora coloque o LiveCD do Edgy no driver de CD-Rom e no terminal faça:

sudo su

para virar root e lgo em seguida digite:

apt-cdrom add

para adicionar o LIveCD para pegar alguns arquivos que tem nele, quando for pedido via terminal para adicionar o CD, se o mesmo já estiver no driver basta dar ENTER

agora com o terminal ainda aberto e como root digite:

apt-get -y install make gcc build-essential linux-headers-KERNEL_VER

onde tem  linux-headers-KERNEL_VER mude a parte final KERNEL_VER para a versão do seu kernel, lembra-se que falei para guardar aquela informação.

Agora baixe os seguintes pacotes .deb:

libasound2:
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb

libasound2-dev:
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2-dev_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb

gnome-ppp:
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

par instalá-los basta você clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção Intalador de pacotes GDebi

por fim baixe o último driver da PCTel que é esse aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/pctel-linux/pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz

descompacte-o assim:

tar -xvf pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz

entre na pasta criada assim:

cd /pctel-0.9.7-9-rht-6/src

e como root ( comando sudo su)

faça:

./configure -manual


quando aparecer isso:

Citar
please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: pct789 (por exemplo)

digite:

pct789

agora digite:

make

e depois:

make install

Espere terminar o processo de compilação.

ainda com o terminal aberto e como root faça:

cd /lib/modules/versaokernel/misc/

onde versaokernel mude para o valor da versão de seu kernel.

Faça mais os seguintes comandos, linha por linha, ainda como root no terminal:

modprobe linmodem
modprobe pctel country_code=33
modprobe pctel_hw

rm -f /dev/modem
ln -sf /dev/ttyS_PCTEL0 /dev/modem
chmod 666 /dev/modem
chmod 666 /dev/ttyS_PCTEL0

echo '#!/bin/sh' >> /etc/init.d/ativar-modem
echo 'modprobe linmodem' >> /etc/init.d/ativar-modem
echo 'modprobe pctel country_code=33' >> /etc/init.d/ativar-modem
echo 'modprobe pctel_hw' >> /etc/init.d/ativar-modem
chmod +x /etc/init.d/ativar-modem
ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc2.d/S98ativar-modem


Saia do terminal e reinicie seu PC agora.

O resto é configuração do discador gnome-ppp.




« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 17:49 por alarcon »

Offline julioeduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2007, 10:58 »
Alarcon, fiz tudo do jeito que você me passou, o kernel utilizado é o 2.6.17-10-generic.

Os problemas que ocorrem foram os seguintes

- na hora de instalar o  libasound2-dev_1.0.11-7ubuntu3_i386
Error: Conflicts with the installed package “libasound2-dev”

- no make

root@ubuntu:/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src# make
  CC    vuart.o
  LD    binary.a
make -C /lib/modules/2.6.17-10-generic/build M=/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.17-10-generic'
  LD      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/built-in.o
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.o
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.c:1077: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.c:1078: warning: initialization from incompatible pointer type
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial-2.6.o
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.o
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c: In function ‘amr_pctel_setup’:
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:281: warning: comparison is always false due to limited range of data type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:282: warning: comparison is always false due to limited range of data type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c: In function ‘ptserial_pci_init’:
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:708: warning: ISO C90 forbids mixed declarations and code
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_hw-2.6.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.o
  Building modules, stage 2.
  MODPOST
WARNING: /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o - Section mismatch: reference to .exit.text: from .smp_locks after '' (at offset 0x28)
WARNING: /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o - Section mismatch: reference to .exit.text: from .smp_locks after '' (at offset 0x2c)
WARNING: could not find /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/.binary.a.cmd for /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/binary.a
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.ko
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.ko
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.ko
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.17-10-generic'

-
root@ubuntu:/lib/modules/2.6.17-10-generic/misc# chmod 666 /dev/ttyS_PCTEL0
chmod: impossível acessar `/dev/ttyS_PCTEL0': Arquivo ou diretório inexistente


alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2007, 17:48 »
Alarcon, fiz tudo do jeito que você me passou, o kernel utilizado é o 2.6.17-10-generic.

Os problemas que ocorrem foram os seguintes

- na hora de instalar o  libasound2-dev_1.0.11-7ubuntu3_i386
Error: Conflicts with the installed package “libasound2-dev”

- no make

root@ubuntu:/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src# make
  CC    vuart.o
  LD    binary.a
make -C /lib/modules/2.6.17-10-generic/build M=/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.17-10-generic'
  LD      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/built-in.o
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.o
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.c:1077: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem-2.6.c:1078: warning: initialization from incompatible pointer type
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial-2.6.o
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.o
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c: In function ‘amr_pctel_setup’:
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:281: warning: comparison is always false due to limited range of data type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:282: warning: comparison is always false due to limited range of data type
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c: In function ‘ptserial_pci_init’:
/home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_pci-2.6.c:708: warning: ISO C90 forbids mixed declarations and code
  CC [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/ptserial_hw-2.6.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.o
  Building modules, stage 2.
  MODPOST
WARNING: /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o - Section mismatch: reference to .exit.text: from .smp_locks after '' (at offset 0x28)
WARNING: /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.o - Section mismatch: reference to .exit.text: from .smp_locks after '' (at offset 0x2c)
WARNING: could not find /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/.binary.a.cmd for /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/binary.a
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/linmodem.ko
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel.ko
  CC      /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.mod.o
  LD [M]  /home/julio/pctel-arquivos-v2/pctel-0.9.7-9-rht-6/src/pctel_hw.ko
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.17-10-generic'

-
root@ubuntu:/lib/modules/2.6.17-10-generic/misc# chmod 666 /dev/ttyS_PCTEL0
chmod: impossível acessar `/dev/ttyS_PCTEL0': Arquivo ou diretório inexistente



Bem vamos começar do começo :-)

Inicialmente peço para que você se certifique que realmente o seu modem é um legtimo HSP56 Micromodem ou HSP Micromodem 56, pois exite muita confusão nesta identificação.

Faça assim, abra um terminal e digite:

lspci -n

Vai ser mostrado todas as Ids dos dispositivos PCI do seu sistema, então veja se aparece uma destas IDS:

Citar
134d:7890 134d:7891 134d:7892 134d:7893 134d:7894 134d:7895 134d:7896 134d:7897 13f6:0211

se tive uma destas Ids então é este o tópico que você tem de seguir.

Agora se tiver uma destas aqui:

Citar
1022:7446 10de:01c1 10de:00d9 4005:0308 10b9:5450 10b9:5451 10b9:5457 10b9:5459 10b9:545a 1131:3400 10ec:8197 1055:9178 1039:7013 1039:7018 1106:3068 8086:2416     8086:2426 8086:2446 8086:2486 8086:24c6 8086:24d6 8086:7196 2000:2800 163c:3052 10a5:3052 2003:8800 163c:5459 10a5:5459 1002:434d 134d:2189

então você deve seguir o tópico Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink

Bem caso o seu modem seja realmente o que você pensava, quero lhe perguntar por que você usou o meu pacote chamado de pctel-arquivos-v2.tar.gz já que ele foi feito para o Ubuntu Dapper (versão 6.06 e/ou 6.06.1) e o que você usa é o Ubuntu Edgy (Versão 6.10)?

Você deveria ter seguido os passos que falei logo acima para fazer a instalação do driver de forma manual para o seu Ubuntu.

Quero dizer que este driver da PCTel  que está dentro do meu pacote e que indico o link já é antigo e pode ser que não sirva para o Ubuntu Edgy que usa um kernel mais novo do que o Ubuntu Dapper.

Como estou sem tempo para fazer um novo pacote, vou dizer as mudanças que você tem de fazer com o pacote pctel-arquivos-v2.tar.gz para poder usá-lo no seu Ubuntu, mas antes aconselho a você se possível reinstalar o seu Ubuntu Edgy.


Bom descompacte o pacote  pctel-arquivos-v2.tar.gz e substitua os arquivos .deb: gnome-ppp_0.3.23-0ubuntu2_i386.deb , libasound2_1.0.10-2ubuntu4_i386.deb e libasound2-dev_1.0.10-2ubuntu4_i386.deb pelo que eu disponibilizei o link logo mais acima, ou seja, por estes aqui: gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb , libasound2_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb e libasound2-dev_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb

Agora, vamos alterar o conteúdo do arquivo chamado de install-modem.sh que se encontra dentro da pasta pctel-arquivos-v2. Na linha:

dpkg -i libasound2_1.0.10-2ubuntu4_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2ubuntu4_i386.deb gnome-ppp_0.3.23-0ubuntu2_i386.deb

altere para:

dpkg -i  libasound2_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb  libasound2-dev_1.0.11-7ubuntu3_i386.deb  gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

ou seja apenas mudamos os nomes para os pacotes trocados anteriormente. Salve e saia do arquivo.

Agora é só seguir as instruções do arquivo  Leia-me que se encontra dentro da pasta pctel-arquivos-v2 para executar o script de instalação modificado para o caso do Ubuntu Edgy.

Chamo a sua atenção para quando o script perguntar sobre o nome do usuário corrente que é aquele nome que você digita para entrar no Ubuntu.

Caso com tudo isso você não consiga usar o Edgy com seu HSP56 Micromodem, então tente usar o Ubuntu Dapper que com ele funciona, pois se você olha neste tópico tem usuários que relataram seus sucessos usando o pacote pctel-arquivos-v2.tar.gz , ORIGINAL, no Ubuntu Dapper.

Offline julioeduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2007, 18:02 »
Alarcon, o modem era o MR mesmo, o tempo todo tentando o tipo de modem errado. Agora finalmente estou acessando a internet pelo linux :D, hehehe, muito obrigado mesmo pela ajuda.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 19:13 por julioeduardo »

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:09 »
Alarcon eu uso o seu pacote pctel-arquivos-v2.tar.gz que é do Dapper no Edgy sem problemas mais gostaria de saber se você vai mudar alguma coisa como tipo criar um pacote para Edgy ou vai deixar esse mesmo?
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #26 Online: 01 de MAR?O de 2007, 10:38 »
Alarcon eu uso o seu pacote pctel-arquivos-v2.tar.gz que é do Dapper no Edgy sem problemas mais gostaria de saber se você vai mudar alguma coisa como tipo criar um pacote para Edgy ou vai deixar esse mesmo?

Criar eu já criei só falta eu fazer o upload para depois disponibilizar o link.

Também não tinha certeza se o driver d PC-Tel que existe até o momento, funcionaria no Edgy, pois não tenho este modem, mas como você diz que funciona então fico mais tranqüilo em colocar o link do pacote posteriormente.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #27 Online: 04 de MAR?O de 2007, 11:48 »
Bom como solicitado, resolvi fazer outro pacote para a instalação e ativação automática (ou quase isso :-)) dos modems que utilizam o driver PC-Tel para o Ubuntu Edgy versão 6.10.

Coma já havia falado em outra oportunidade aqui neste tópico do fórum, meu PC antigo que tinha um  modem que usava o driver Smartlink pifou e então com este novo PC o meu modem passou a ser outro, portanto o pacote que fiz não foi testado para saber se está funcionando adequadamente para o Ubuntu 6.06 Dapper, entretanto segui a mesma lógica dos pacotes anteriores que tinha feito para o Ubuntu 5.10 Breezy e que se mostrou eficiente para muitos usuários que o testaram.

Estou disponibilizando o link aqui para que algumas “cobais” :-) se apresentem para testá-lo no Ubuntu 6.10 Edgy e relatar o sucesso ou fracasso do mesmo. Já tive ajuda de dois usuários nos testes, um ainda não me relatou nada e o outro me informou que no seu caso foi necessário fazer uns ajustes para que o seu modem funcionasse bem.

Antes de fornecer o link quero fazer umas considerações:

No caso do Ubuntu 6.10 Edgy, para se instalar corretamente o modem é necessários instalar alguns pacotes .deb que não foram instalados durante o processo normal de instalação do LiveCD do Ubuntu 6.10 Edgy, mas que se encontram dentro do LiveCD. Nesta nova versão do Ubuntu o CD não está incluído no sources.list do apt-get como na versão anterior, então eu adicionei um comando no script para adiconar o CD-Rom como fonte de busca para pacotes .deb, mas não sei se a forma que fiz está totalmente correta, pois não testei, pq agora tenho outro tipo de modem. Mas o que fiz no script foi o seguinte:

Adicionei o comando apt-cdrom add, quando da execução do script, que irá fazer a seguinte pergunta no terminal para vc:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Ou seja, ele está pedindo para que vc coloque o LiveCD do Ubuntu no driver de CD-Rom e depois precione ENTER para ele adicionar o CD-ROM no sources.list do apt-get. Depois de colocar o LiveCD e pressionar ENTER continue com o processo de instalação respondendo ao que for perguntado quer seja por via do terminal, quer seja por via de janelas gráficas que se apresentem durante o processo de instalação, portanto fique atento.

OBS: Deixe o LiveCD no driver de CD-ROM durante o processo de instalação pq ele será necessário como já foi dito logo acima.

O processo de utilização deste pacote é o mesmo que das versões anteriores, ou seja baixe o pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/pctel-arquivos-v3.tar.gz?download

De posse deste arquivo coloque o mesmo em uma pasta do Ubuntu e faça o seguinte:

Abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal e digite:

   
Citar
sudo su
    Password: sua senha



para virar root (superusuário)


e entre na pasta onde vc colocou o arquivo pctel-arquivos-v3.tar.gz

   
Citar
cd /caminho do arquivo



descompacte-o assim:

   
Citar
tar -zxvf pctel-arquivos-v3.tar.gz



entre na pasta descompactada:

   
Citar
cd pctel-arquivos-v3



e dê premissão de execução para o script que tem lá assim:

   
Citar
chmod +x install-modem.sh



e por fim execute o script que se encarregará do resto:

   
Citar
./install-modem.sh



OBS: lembrando que antes da barra inclinada "/"  tem um sinal de ponto "."

O instalador irá perguntar o chipset para o qual será gerado o módulo (no terminal, preste atenção), responda pct789 se o seu é o HSP56 Micromodem ou responda cm8738 se o seu é um PCTel onboard C-Media CM8738. Os outros módulos ainda não funcionam no Kernel 2.6 nesta versão do driver.

Citar
please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: pct789 (por exemplo)

aguarde o processo terminar e anote qualquer mensagem de erro e depois REINICIE o seu sistema para ver se tudo deu certo.

Dentro da pasta pctel-arquivos-v3 tem um arquivo chamado de Leia-me para possível dúvida quanto ao uso ok.

OBS: Todos os passos devem ser dado em um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)) e como root (sudo su comando para virar root em um terminal)

Caso após a instalação do pacote seu modem continue sem funcionar ou o mesmo se encontre instável faça a seguinte:

abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

isto irá abrir o arquivo de configuração do gnome-ppp

Altere a seguinte linha deste arquivo:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

ou para

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

tente as duas (uma de cada vez, é claro) opções diferente da padrão, para ver qual é a melhor para o seu caso. Salve e sai do arquivo de configuração e veja se agora seu modem funciona corretamente.


Atenção: Tem um tipo de modem que no windows é reconhecido como Intel 537ep e no linux como HSP56 Micromodem que na verdade não usa nem o driver da Intel e nem o driver da PCTel e sim o driver da Smartlink e para saber se é esse o seu caso, abra um terminal e digite lspci -d 134d:2189 se retornar algum tipo de informação sobre modem então o no seu caso vc deverá usar o driver da Smartlink.
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2007, 12:10 por alarcon »

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #28 Online: 06 de MAR?O de 2007, 09:15 »
Obrigado Alarcon eu serei uma das cobaias ah e uma duvida como removo o drive antigo? ou posso instalar por cima?
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #29 Online: 10 de MAR?O de 2007, 00:40 »
Obrigado Alarcon eu serei uma das cobaias ah e uma duvida como removo o drive antigo? ou posso instalar por cima?

Desculpe a demora caro ninjitisu.

Bom para desinstalar o driver você deve entrar na pasta do driver do modem e na subpasta que tem o arquivo Makefile e pelo terminal digitar:

make uninstall
make clean

para desintalar os módulos que ele cria, mais não aconselho a você tentar usar este novo pacote já que sua conexão está funcionando, pois pode ser que o pacote que fiz tenha alguma falha e aí você perderá sua conexão. O melhor seria alguém que possui o Ubuntu Edgy sem nenhua atualização e sem ter o referido modem funcionado, mas obrigado mesmo assim.