Autor Tópico: [Resolvido] Dúvidas no particionamento do disco  (Lida 1449 vezes)

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
[Resolvido] Dúvidas no particionamento do disco
« Online: 16 de Junho de 2010, 15:18 »
Olá a todos.
Possuo um notebook de marca Firstline (fabricado pela Positivo), com 160 GB de HD, porém, no Gerenciador de Discos do Windows 7 vejo que existem duas partições:
 C:    - Esta com sistema de arquivos NTFS, tem 139,28 GB, e 96,67 GB de espaço livre.
(  )    - Sem sistema de arquivos, informado ser a "partição de recuperação", possui 9,77 GB e não está ocupada (apesar do GParted dizer que está).

Fazendo as contas, ou verificando as informações do próprio Windows, verifica-se que estão listados 149,05 GB (no GParted, há a informação de que existe 1 MB não alocado ::)).
Este notebook não vem com um CD de recuperação do sistema, mas sim com um sistema eletrônico, o qual a Positivo denomina "Sistema de Recuperação Eletrônica", o qual creio ocupar os 10 GB (arredondamento do valor para facilitar explanação).

Bom, agora com a situação do notebook explicada, como poderia particionar de modo a satisfazer os requisitos para rodar o Ubuntu 10.04?
PS.: O notebook possui 1 GB de ram.
PS².: O problema que ando vendo no fórum e em algumas pesquisas no Google, relacionado ao Ubuntu fazer com que o Windows (geralmente Vista ou Seven) não inicie mais, ainda ocorre? Pergunto isto pois necessito de ambos os sistemas funcionando, por isto optei pelo dual-boot.

Abraços ;)
« Última modificação: 17 de Junho de 2010, 15:26 por Kairion »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Dúvidas no particionamento do disco
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2010, 17:09 »
Antes de qualquer coisa faça backup de seus arquivos.

Você precisa criar as seguintes partições:
/ (sistema de arquivos do ubuntu) em ext4 por exemplo
swap ("memória virtual")
/home (opcional em separado do sistema)

Se fosse meu, diminuiria essa partição do win para 30 a 50 GB (desfragmentando antes)
/ 20 a 30 GB
swap 1 GB
/home 20 a 40 GB (vai do uso)
outra partição em NTFS com o resto para usar para arquivos nos 2 sistemas.

Isso é bem pessoal, veja que você pode "brincar" com esses valores, depende de qual sistema será o principal e o uso que fará de suas partições.

Se o win não iniciar mais, provavelmente você terá que incluir uma entrada para ele no grub editando um arquivo texto; te, diversos tutoriais na internet.

Boa sorte



Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Kairion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Dúvidas no particionamento do disco
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2010, 17:34 »
Valeu pigdin, já tenho uma pouca experiência com a instalação do Ubuntu.
Já instalei ele em um desktop, e a nova versão em uma máquina virtual.
Seguindo os seus conselhos, acho que pretendo deixar assim:
/ (partição de arquivos do sistema Ubuntu) - ext4                     --   20 GB
/home (arquivos pessoais, documentos, músicas, etc.) - ext4      --   20 GB
swap                                                                                 --   02 GB

O resto deixo com o Windows mesmo, pois não vou trocar muito de sistema, então não terei a necessidade de acessar arquivos entre sistemas, no máximo pegar um ou outro arquivo do Windows que venha a esquecer na migração dos meus documentos (sempre esqueço algo ;d). No mais que precisar, uso o Dropbox e/ou Ubuntu One.

OBS.: Se necessário e/ou por preferência, poderei aumentar ou diminuir o tamanho das partições? Por exemplo, caso eu remova o Windows de vez, ou queira tirar um pouco de espaço do sistema para a pasta home (exemplos apenas).

Obrigado novamente.
Abraços ;)
« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 17:36 por Kairion »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Dúvidas no particionamento do disco
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2010, 20:49 »
OBS.: Se necessário e/ou por preferência, poderei aumentar ou diminuir o tamanho das partições? Por exemplo, caso eu remova o Windows de vez, ou queira tirar um pouco de espaço do sistema para a pasta home (exemplos apenas).
Obrigado novamente.
Abraços ;)

Sim poderá, mas sempre mantenha um backup dos seus arquivos e desfragmente o win antes de mexer com as partições ntfs.
O gparted (particionador do linux) vem no cd. Depois do sistema instalado você terá que instalá-lo.

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin