Partição em comum

Iniciado por bipenett, 14 de Junho de 2010, 02:41

tópico anterior - próximo tópico

bipenett

Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida que apesar de simples tem sido muito difícil de ser resolvida. Já procurei em fóruns, documentos, youtube e tudo mais, mas não encontro a resposta pra esta questão.
Mas chega de enrolação: Tenho 3 partições em um mesmo HD no meu computador. Uma delas tem o Windows instalado, a outra delas tem o Linux instalado (o Windows e o Linux estão em dual boot) e tenho, também, uma partição que não tem nada instalado. Esta última partição serve apenas para que eu possa armazenar arquivos.

E a questão é a seguinte: Posso fazer com que esta terceira partição que serve apenas para os arquivos seja acessa e alterada pelo Windows e pelo Linux? Se, sim, como? Qual é o melhor formato de formatação para que deixe esta terceira partição só para arquivos (Ntfs, fat32)?

Cláudio Novais

NTFS é melhor que fat32. Talvez o ubuntu não tenha tantas compatibilidades com ntfs como tem fat32, mas sem dúvida que deve escolher o ntfs entre esses dois formatos.

Relativamente à sua dúvida, o Ubuntu consegue sempre ler as partições de qualquer formato. Já o Windows, por padrão, só sabe ler ntfs e fat32. Pode instalar programas no windows que leiam outros formatos, no entanto, actualmente para ext4, o formato mais utilizado nas últimas instalações do Ubuntu, não existe programas bons.

Sendo assim, a minha recomendação é que formate a terceira partição com tipo de ficheiros ntfs. Se depois quiser que o Ubuntu não lhe peça sempre a password para aceder à partição, veja este artigo que escrevi:
http://ubuntued.info/como-desactivar-pedido-de-password-quando-monta-uma-particao

Espero ter ajudado.

Abraço

clodoaldops

bipenett

Meu hd de 120gb tá assim: ntfs/20gb/xp + swap/2gb + ext4/28gb/ubuntu + ntfs/70gb/backup

Deixando em ntfs vc poderá acessa-la tanto pelo linux qto pelo windows!

ntfs é mais estavel que fat32!

irtigor

Citação de: clodoaldops online 14 de Junho de 2010, 15:14
Só no windows. E na verdade não acho que é questão de estabilidade, provavelmente, o que você queria dizer é que o ntfs possui mais recursos.

bipenett

Citação de: clodoaldops online 14 de Junho de 2010, 15:14
bipenett

Meu hd de 120gb tá assim: ntfs/20gb/xp + swap/2gb + ext4/28gb/ubuntu + ntfs/70gb/backup

Deixando em ntfs vc poderá acessa-la tanto pelo linux qto pelo windows!

É algo parecido com oq vc fez q eu quero fzer tbem! Mas... duas coisas... 1)O que significa esta particao SWAP de 2gb q vc criou? 2)Criei uma nova particao de backup pelo windows.. mas esta nao eh enxergada no linux. alguem sabe oq acontece?

Cláudio Novais

A Formatação de partições pode ser feita por qualquer programa em qualquer sistema operativo.

A DIVISÃO do disco em partições novas, caso tenha windows vista ou seven, tem de ser feita através do programa particionador do próprio Windows. Porquê? Simples, a microsoft não gosta do Linux/Ubuntu e por isso lembrou-se de criar este "problema".

Relativamente à swap, serve para ajudar a memória RAM quando ela está no limite. Actualmente, para sistemas de 4GB, não se usa swap. Para quem tem um 1GB de RAM, é sempre recomendável (apesar de ser raríssimo utilizar mesmo com essa quantidade de RAM) ter SWAP. Normalmente a SWAP deve ser o dobro da memória.

bipenett

valeu ae rapaziada! um abraco a todos voces!