Autor Tópico: Instalação do KDE 4.5.1  (Lida 4021 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Instalação do KDE 4.5.1
« Online: 15 de Setembro de 2010, 22:01 »
Olá a todos.

Fiz a instalação do KDE 4.5.1. Notei um acréscimo bem grande no desempenho e interessantes melhorias visuais. A área de notificação ficou muito mais bonita.

Tive que desativar o efeito de "borrar" as janelas pois meu computador não aguentou... ficou bem lento, dando umas travadinhas nas animações.

A única dificuldade na instalação ocorreu devido a alguns pacotes do KDE 4.5.1 que foram bloqueados pelo gerenciador de pacotes do KDE.

Para resolver o problema, instalei o synaptic e marquei todas as atualizações que estavam bloqueadas e mandei instalar. O synapitc resolveu as dependências, desinstalou alguns pacotes e baixou os da versão 4.5.1 do repositório ppa e o sistema ficou perfeito. De fato, o synaptic ainda é, na minha opinião, a melhor ferramenta de gerenciamento de pacotes atualmente no Linux.

Obs.: No Kubuntu, o synapitc (e outras aplicações GTK executadas como root) abre com uma aparência muito ruim, sem a utilização do tema gtk. Para resolver o problema e fazer ele aceitar os temas GTK, usei o comando:

Código: [Selecionar]
sudo cp ~/.gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0
O synaptic abre agora com a aparência das outras aplicações GTK. Essa dica foi obtida no site:

http://better-linux.blogspot.com/2009/05/synaptic-and-gtk-style-in-kde.html

Observação: alguns sites recomendam o comando:

Código: [Selecionar]
sudo ln -s ~/.gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0
O que não é recomendado devido a criação de um link simbólico para o diretório /home.

Grato.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 22:07 por promurilo »

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2010, 20:25 »
Olá!

Poderia descrever como instalou o KDE 4.5.1?  Tenho Kubuntu 10.04.1 LTS -- kde 4.4.2 --- sistema 32 bytes

E uma outra pergunta é se o kde 4.5.1 está estável.

Obrigado!
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2010, 20:58 »
O KDE 4.5.1 está bastante estável. Uso o Kubuntu 64 bits. Não percebi nenhum bug até agora. Há uma melhoria visual no painel e na área de notificações. Houve mudanças sutis na organização das configurações do sistema. Ao instalar o 4.5.1, o sistema automaticamente ativou um efeito de animação que usa desfoque para as áreas transparentes das janelas e dos painéis (efeito borrar). Ficou muito bonito, mas tive que desativa-lo, pois causou lentidão aqui no meu computador.

O Kubuntu possui um repositório ppa especial para as novas versões do KDE, chamado backports. Instalei a versão 4.5.1 a partir dele.

Para instalar esse repositório, usei o comando:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

Depois disso, atualizei os pacotes. Como citei neste tópico, alguns pacotes foram bloqueados pelo gerenciador de pacotes do KDE. Acho que isso aconteceu porque, antes de instalar a nova versão do KDE, instalei para fazer alguns testes o KOffice, com o ppa já habilitado, e isso gerou um conflito com os pacotes da versão mais antiga do KDE. Porém, o synaptic resolveu o problema facilmente.

Observação: É sempre bom ter cuidado ao instalar novos repositórios. Instalei por minha conta e risco. Veja esta descrição sobre o repositório ppa backports (traduzida mais ou menos, pois meu inglês não é muito bom) encontrada no site do Kubuntu (https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Kubuntu):

"Backports de novas versões do KDE e os principais aplicativos do KDE para o Kubuntu, por serem muito grandes para uma mudança ou ainda não testados o suficiente para ir para Backports do Ubuntu. Estas são somente versões finais das principais novas versões do KDE e pacotes relacionados. Geralmente, essas podem ser esperados para o trabalho mas, muitas vezes, são menos maduros ou menos testados que as versões nos repositórios oficiais de lançamento."

Um abraço.


« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 21:09 por promurilo »

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:48 »
Ok,
Instalei o Kde 4.5.1...  e está tudo OK!!!  :)

Citar
A única dificuldade na instalação ocorreu devido a alguns pacotes do KDE 4.5.1 que foram bloqueados pelo gerenciador de pacotes do KDE.
 

Comigo aconteceu o mesmo... bloqueou algumas actualizações, mas como instalei o Synaptic antes de adicionar o PPA também foi fácil de resolver bastando ir para Synaptic --recarregar-- marcar todas actualizações e aplicar. E pronto!

Tem várias diferenças (4.5.1) mais na "arrumação" do Configuração do Sistema, na Bandeja do sistema, na Caixa de Ferramentas do Painel...para além das que mencionou...

Só uma questão ao têr instalado o Synaptic e tendo também o KpackageKit eles ficam sincronizados? Ou seja tanto posso utilizar o Synaptic como o KpackageKit para actualizações ?

Obrigado pela sua resposta!

Um abraço



« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 23:50 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2010, 00:51 »
Que legal, não sabia desse repositório do Kubuntu, estou instalado o KDE 4.5 agora mesmo.

lfcb
Pode usar os 2 sem problemas, eles apenas usam os dados do servidor e do sistema, vão estar sempre com os pacotes e repositórios sincronizados. Eu mesmo utilizo o Synaptic desde quando instalei o Kubuntu e nunca tive problemas.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 19:16 »
O Synaptic é melhor como gerenciador de pacotes. Possui funções que não se encontra em nenhum gerenciador. Eu, particularmente, gosto muito da opção de "gerar script para download dos pacotes". Além disso, a busca por pacotes é muito facilitada.


Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalação do KDE 4.5.1
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 20:11 »
Nossa o KDE 4.5.1 está muito bom, só não gostei do efeito de transparência, mas o resto melhorou muito.