Autor Tópico: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)  (Lida 15044 vezes)

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2010, 09:22 »
Citar
Engraçado que agora não estou mais conseguindo ouvir pelo VLC, mas no Windows é automático, tenho um PC-BSD aqui num VMware e fui testar, abre normalmente no Konqueror com Kmplayer.

Pois é, é exatamente este o problema. Fazer as rádios funcionarem perfeitamente em pelo menos 95% dos computadores. Este é, objetivamente, o problema, porque eu sempre instalo Ubuntu por aí e sempre tenho problemas com rádio. Como eu falei anteriormente, a solução seria postar uma lista de soluções, cobrindo todos os casos.

Citar
Não acho que é falta de codec, se você consegue tocar os formatos "padrão" no pc usando um media player. O que falta para funcionar por streaming, possivelmente, é um plugin ou o plugin para o player você está usando não possui suporte para o tipo de transmissão.

Quando eu falei em falta de codecs eu me referi a falta da instalação dos mesmos e não a falta dos codecs pra baixar, que fique bem claro. :)
Então, eu tentei instalar o w64codecs (meu processador é 64 e meu Ubuntu também) mas não obtive sucesso. Como add o repositório medibuntu?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2010, 09:58 »
Instale o KMplayer ou o Amarok ou MPlayer ou troque o Totem Mozilla pelo Mozilla Mplayer, acho que é problema com o servidor , acostume-se a ter alternativas ,pois, existem muitos sites que não facilitam nada os usuários do Linux.
Nesse momento, estou ouvindo essa rádio pelo KMplayer em outro sistema operacional, que é o PC-BSD, uma variante do FreeBSD para desktop.
Usuário Linux- 449417

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2010, 10:09 »
Citar
Não acho que é falta de codec, se você consegue tocar os formatos "padrão" no pc usando um media player. O que falta para funcionar por streaming, possivelmente, é um plugin ou o plugin para o player você está usando não possui suporte para o tipo de transmissão.

Quando eu falei em falta de codecs eu me referi a falta da instalação dos mesmos e não a falta dos codecs pra baixar, que fique bem claro. :)
Então, eu tentei instalar o w64codecs (meu processador é 64 e meu Ubuntu também) mas não obtive sucesso. Como add o repositório medibuntu?

Então que fique mais claro ainda que eu não acho que falta de codec instalado, só para ser redundante. Se você consegue tocar os formatos "padrão", mp3, wma, zezinho2000... o problema é, muito provavelmente, de plugin.

-----

https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu
« Última modificação: 10 de Junho de 2010, 10:29 por irtigor »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2010, 10:48 »
engraçado segui esse tutorial - http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-lucid-lynx
e ñ tive e nem vejo nenhum bicho de 7 cabeças p/ rodar arquivos multimídia no ubuntu.

alias, tá até começando a ficar chato usar ubuntu, ñ tem nenhuma emoção de travada, desconfiguração... kkkkk

os codecs, ñ podem vir por padrão instalados no ubuntu por questões legais e isso em nenhum outro so também
p/ o ubuntu existem inúmeros tutoriais, fora a instalação automática dos mesmos, bastando clicar num arquivo multimídia, bastando tão somente habilitar os repositórios medibuntu e o partner, no caso da versão 10.04
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2010, 10:45 »
Muito bem, galera!

Parece que agora as coisas estão dando certo! :D
Não estou tendo mais dificuldades em ouvir rádio em nenhuma máquina. Pelo menos por enquanto.
Desculpem o afobamento em algum momento, mas é que eu já estava cansado de ler, ler e ler tópicos sem sucesso.
Uma dica muito boa que eu vi em outro tópico foi, "vocês sabiam que esse negócio de ouvir rádio em página web é uma gambiarra? Que o certo mesmo é ouvir no tocador?" Isso foi muito importante. Agora eu procuro saber qual a URL da rádio antes de ouví-la. Só que eu ainda não sei como fazer com os meus pais, que não saberiam procurar a URL de uma rádio, procurar a barra de endereços do tocador e depois digitar. Pra eles é bem mais fácil apenas clicar em link web "ouvir agora". Bem mais intuitivo. Mas daremos um jeito.
Teve um carinha aqui que também falou algo parecido, o Ioca100. Nunca mais escuto webradio! :D

Citar
Essa rádio estou ouvindo  no VLC, enquanto escrevo, endereço:   mms://204.45.85.122:9001/DANCE

Será que dá pra tocar tudo via tocador? Se for, acabaram-se as dores de cabeça!
Bem, por enquanto as dúvidas cessaram. Qualquer coisa eu volto a perguntar. Se eu descobrir algo relevante, falo também.

Grande abraço a todos! :D

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2010, 17:30 »
Eu acho q dá pra tocar sim tudo por um tocador, o lance refente ao seus pais, vai ser assim:

Vc é o cara q mexe com Linux, então vc poderia deixar tudo configurado pra eles e dar umas dicas !


No início eu levava meu pc para o cara instalar o Windows, até q um dia . . .  aprendi a formatar, ai eu mesmo me arrumava e de alguns amigos amigos, com Linux é a mesma coisa !!!! na verdade é melhor ... rsrsrs
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2010, 18:41 »
Eu acho q dá pra tocar sim tudo por um tocador, o lance refente ao seus pais, vai ser assim:

Vc é o cara q mexe com Linux, então vc poderia deixar tudo configurado pra eles e dar umas dicas !


No início eu levava meu pc para o cara instalar o Windows, até q um dia . . .  aprendi a formatar, ai eu mesmo me arrumava e de alguns amigos amigos, com Linux é a mesma coisa !!!! na verdade é melhor ... rsrsrs
Acabei de colocar a CBN (mmsh://wm-sgr-live.globo.com/sgr_off_cbnfmsp_live.wma?MSWMExt=.asf) no rhythmbox e funcionou perfeitamente e olha que é wma.

Offline helderdiogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #22 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:51 »
oi boas a todos.

para colocarem o radio online a funcionar basta isto:

na consola....

Resumo:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc
$ sudo apt-get install libavcodec-extra-52

Se voce não obtiver exito, instale o pacote ubuntu-restricted-extras, foi com esse que minhas rádios funfaram de boa

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

simples...e funcional. ;)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2010, 21:11 »
Uma boa dica é usar o radiotray. Não existe nenhum aplicativo tão simples e direto pra se ouvir rádio na net.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2010, 23:57 »
Excelente dica, ja instalei e funciona muito bem, obrigado Vinicius.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2010, 10:08 »
Disponha, platao.

Offline helderdiogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #26 Online: 30 de Novembro de 2010, 19:34 »
Resumo:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc
$ sudo apt-get install libavcodec-extra-52

Se voce não obtiver exito, instale o pacote ubuntu-restricted-extras, foi com esse que minhas rádios funfaram de boa

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

diogo

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #27 Online: 24 de MAR?O de 2011, 20:33 »
Não estou conseguindo ouvir música no Kboing. Antes eu usava o mediaplayerconncectivity com o Firefox  mas eu atualizei pro 4 e esse  complemento ainda é incompativel. Já instalei tudo, alguem tem alguma dica?