Autor Tópico: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)  (Lida 15043 vezes)

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Online: 08 de Junho de 2010, 18:27 »
Olá, amigos!

Galera, eu tô tendo aqui um problema muito grande, problema que não é só meu, mas de milhares de usuários do Ubuntu 10.04: a maldita stream de audio no linux.
Depois de vasculhar muito, tentar uma dica após a outra, não estou conseguindo fazer TODAS as rádios funcionarem a contento, haja visto que existem muitos protocolos e formatos diferentes.
Mas, se o problema fosse só meu, eu não estaria postando aqui. Acontece que o meu pai, de 67 anos precisa ouvir rádio na internet e ele está começando a aprender informática agora, precisa de coisas hiper-práticas, do tipo, "clicou, funcionou", entendem? Infelizmente as dicas postadas nos foruns são pra pessoas que tem uma certa afinidade com Linux, ou com qualquer outro S.O., no caso do meu pai, ele está em processo de "inclusão digital" e não reconhece bem certos elementos ou ícones.
A dica do MediaPlayerConnectivity para Firefox é bem boa, mas para pessoas que tem uma boa afinidade com informática. Aliás, não é só com ele que eu estou tendo problemas, mas também no meu trabalho (uma escola) não consigo por o radio pra tocar (hoje mesmo tinha uma video-conferência de Brasília em MMS pra rolar e eu não consegui funfar o bicho, NEM com MediaPlayerConnectivity).
Pra terminar, meu vizinho desistiu de usar o Linux (que eu o evangelizei) pra usar o windows, porque não conseguia escutar os jogos de futebol.
Resumindo, galera: por que diabos o ubuntu 10.04 veio tão nojento pra rádio? Não é sempre que toca, não são todas as rádios que tocam, tem PC que não toca de jeito nenhum e isso realmente está me irritando.
Alguém teria uma solução definitiva, pronta e eficaz pra esse problema?

Obrigado de já!
Grande abraço a todos!

PS: me perdoem erros de português, de concordência e coerência, pois eu não revisei o que escrevi. Pressa!
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 19:05 por NewWave »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2010, 19:08 »
Nem se preocupe com o português, porque seu texto está muito bom!  ;)

Tente o Songbird. Sei que existe um complemento pra ouvir rádios adicionadas pelo usuário por lá, só não sei se funciona a contento, porque eu não uso aqui. Mas é de repente uma possibilidade a ser testada.

Boa sorte.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 19:16 »
Bom, vc instalou todos os pacotes de codecs? pode informar quais rádios não conseguiu ouvir ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2010, 07:25 »
Olha é so instalar pela  central de programas o Ubuntu restricted extras e acessar um site tipo:  http://www.radios.com.br/cgi-bin/search.cgi?query=regrjcap&mh=10&type=keyword&bool=or&nh=1
Verificar o volume que às vezes fica no zero, boa sorte, agora tem umas rádios, tipo Kboing que exige copiar o endereço e colar no vlc ou outro player.
Aqui eu instalo pelo synaptic os Totem plugins extras e o Totem Xine.
Usuário Linux- 449417

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 12:48 »
Olá, galera!

Vamos por partes:

1. Obrigado pelo comentário do texto, Vinícius, mas eu ainda achei erros, lendo hoje com calma, hehehheheh...
2. asghan, aí é que está: se eu soubesse quais eram todos os codecs talvez estivesse tocando tudo, mas isso ainda é uma coisa muito obscura. Não existe, em lugar algum, uma lista de codecs que diga assim: "para ouvir tudo quanto é de rádio do planeta terra, digite sudo apt-get install codecA codecB codecC codecD ...". Aliás, tá faltando isso. As coisas no linux ainda não são tão práticas e objetivas, mesmo 20 anos depois do primeiro kernel. :( Infelizmente a mentalidade da galera é fazer mais e mais programas diferentes que intendem a mesma tarefa e deixam de aperfeiçoar o que já existe.
3. Quanto as rádios que eu não consegui ouvir, também é outra subjetividade. Em um PC eu deixei de ouvir rádio A e B, no outro B e C, no outro não ouvi nenhuma, mas se isso te serve de resposta, teve uma rádio que eu não consegui ouvir em PC nenhum:

http://www.danceradionet.com.br/

Essa num saiu de jeito nenhum. Ontem mesmo a coordenadora da escola em que eu trabalho me pediu pra eu entrar na internet e "sintonizar" numa telepalestra do MEC em http://portal.mec.gov.br/sead/transmissao e não saiu nem com reza braba, nem mesmo com o MPC do firefox!
4. Vou testar aqui esse Songbird pra ver no que dá.

Bom, o meu palpite é que faltam codecs, ou que os codecs estão com problemas de compatibilidade com o ubuntu 10.04, porque em versões anteriores não é tão difícil ouvir rádio não. Será que reunindo os nossos esforços não conseguimos, de uma vez por todas, relacionar aqui uma lista de codecs, procedimentos, dicas, comandos pra resolver de vez o problema da comunidade??? Pode procurar nos foruns: tem gente que consegue com uma certa dica, mas o outro já não consegue com a mesma dica e com o mesmo ubuntu 10.04.

Aguardo um feedback. :)
Abraço a todos! ;)

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2010, 14:18 »
Essa rádio estou ouvindo  no VLC, enquanto escrevo, endereço:   mms://204.45.85.122:9001/DANCE
O outro link do governo abre no Totem , mas está sem transmissão nesse momento.
OBS: o endereço consegui quando mandei abrir com o Chrome.
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 14:29 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2010, 14:29 »
3. Quanto as rádios que eu não consegui ouvir, também é outra subjetividade.

Não é, existem N tecnologias de streaming e outras N formas de usa-las. Nada que você faça vai garantir compatibilidade com tudo o que existe, nem no windows, nem no linux, nem no MacOS... só que, normalmente, quem faz a transmissão facilita ao máximo a vida de quem usa windows já que o foco, na maioria das vezes, são os famosos "usuários finais".

A propósito,  a rádio funcionou no meu firefox e o link do governo também, mas sem transmissão no momento. Uso o mplayer com os plugins.

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2010, 18:19 »
Então tudo indica que o que está faltando são codecs puros, né?
Eu realmente não sei quais são os codecs eu tenho que instalar. Eu instalei o ffmpeg, apenas, que eu nem sei se é codec ou aplicativo, biblioteca, etc. Vi em outro forum que eu tenho que instalar w64codecs, mas isso não foi possível via apt-get. Na certa não está na lista de repositórios padrão.
O que vocês acham? Se for codecs, seria bom listar aqui todos os codecs imagináveis para futuras consultas em português.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2010, 18:25 »
Citar
3. Quanto as rádios que eu não consegui ouvir, também é outra subjetividade. Em um PC eu deixei de ouvir rádio A e B, no outro B e C, no outro não ouvi nenhuma, mas se isso te serve de resposta, teve uma rádio que eu não consegui ouvir em PC nenhum:

http://www.danceradionet.com.br/

Estou ouvindo ela agora no amarok, obrigado pela sugestão!!

Apenas colei no amarok

mms://204.45.85.122:9001/DANCE RADIO
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2010, 19:10 »
Primeiro vc cola esse comando no terminal

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/lucid.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

Depois esse

wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add - && sudo apt-get update

E manda instalar ubuntu restricted extra, esse é o pacote multimídia
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2010, 19:13 »
Ok. Vamos ser sistemáticos. Eu também consegui ouvir aqui, via Amarok, boa dica!
Mas, e quanto as senhoras e senhores idosos que não saberiam pegar a URL da rádio e colar lá no Amarok, MPlayer, vlc, etc?
O que eu vou fazer é o seguinte: sentar em cada computador que eu peguei, que estava com dificuldades, tentar fazer tocar as rádios e depois postar o resultado aqui. O certo seria que ela tocasse tão somente e simplesmente após clicar em play.
Sugiro que quem tiver problemas semelhantes, postem suas mazelas aqui pra gente alimentar o banco de soluções, já que é um caso tão cheio de possibilidades. Eu acho que fazendo isso breve a gente vai ter tudo quando for de solução pra tudo quanto for de caso.
Ainda reforço que a galera poste aqui a lista de codecs e onde podem ser baixados (seus repositórios).

Grande abraço a todos! ;)

PS: enquanto eu estava escrevendo esse post, o asghan dava a primeira contribuição! Olha aí as coisas melhorando! Hehuaheuhauhue...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2010, 19:21 »
Citar
Mas, e quanto as senhoras e senhores idosos que não saberiam pegar a URL da rádio e colar lá no Amarok, MPlayer, vlc, etc?
O que eu vou fazer é o seguinte: sentar em cada computador que eu peguei, que estava com dificuldades, tentar fazer tocar as rádios e depois postar o resultado aqui. O certo seria que ela tocasse tão somente e simplesmente após clicar em play.

Quanto eu cliquei naquele player "grandão" não foi mas no top 10 foi perfeito, o que me parece problemas de código da própria página
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2010, 19:37 »
Ok. Vamos ser sistemáticos. Eu também consegui ouvir aqui, via Amarok, boa dica!
Mas, e quanto as senhoras e senhores idosos que não saberiam pegar a URL da rádio e colar lá no Amarok, MPlayer, vlc, etc?

Eu não colei nada em lugar nenhum, eu disse "mplayer com os plugins", o plugin que me refiro é para o navegador, ou seja, ouvi pelo pelo firefox.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas!
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2010, 19:50 »
Então tudo indica que o que está faltando são codecs puros, né?
Eu realmente não sei quais são os codecs eu tenho que instalar. Eu instalei o ffmpeg, apenas, que eu nem sei se é codec ou aplicativo, biblioteca, etc. Vi em outro forum que eu tenho que instalar w64codecs, mas isso não foi possível via apt-get. Na certa não está na lista de repositórios padrão.
O que vocês acham? Se for codecs, seria bom listar aqui todos os codecs imagináveis para futuras consultas em português.

O w64codecs é um conjunto feito para sistemas 64 bits. Se você usa um sistema de 32 bits instale o w32codecs. Ambos estão disponíveis no medibuntu.

Não acho que é falta de codec, se você consegue tocar os formatos "padrão" no pc usando um media player. O que falta para funcionar por streaming, possivelmente, é um plugin ou o plugin para o player você está usando não possui suporte para o tipo de transmissão.


OBS: Seria muito útil, da sua parte, se resumir a contar o problema. Não é nada pessoal. Só acho que é um conselho que você deveria seguir, para evitar problemas, principalmente em outros fóruns.
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 20:50 por irtigor »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Rádio no Linux: de uma vez por todas! (Ubuntu 10.04)
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2010, 20:59 »
Engraçado que agora não estou mais conseguindo ouvir pelo VLC, mas no Windows é automático, tenho um PC-BSD aqui num VMware e fui testar, abre normalmente no Konqueror com Kmplayer.
Usuário Linux- 449417