Autor Tópico: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper  (Lida 37451 vezes)

Offline talesrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
    • http://www.plutao.com
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #30 Online: 29 de Dezembro de 2006, 20:01 »
Acabei de instalar o Kubuntu 6.10 na minha maquina e os passos funcionaram corretamente... claro, so deixei de lado o gnome-network-manager pois estou no kde
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2007, 01:51 por talesrj »

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:03 »
To com um probleminha na hora de extrair o arquivo bcmwl5.sis. Peguei no meu windows como descrito nesse post. Mesmo assim aprece essa mensagem

sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware ~/Desktop/bcmwl5.sys

meu laptop é um Acer Aspire 3100. Tentei tirar o .sys,mas não deu certo. Nem renomando o arquivo ta dando. Já tentei até reiniciando o micro. Como proceder?????
Junior

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:05 »
Ops, ta dando a mensagem de erro quando tento extrair o arquivo bcmwl5.sys. Pegeui no meu windows. A mensagem é a seguinte:

trinity@Trinity:~$ sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware ~/Desktop/BCMWL5.SYS
Password:
Extracting firmware from this file is IMPOSSIBLE. (e.g. too old/new)

Como proceder?
Junior

Offline jchacel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #33 Online: 08 de MAR?O de 2007, 12:48 »
Olá RC2006,
Também estou pelejando pra botar a minha Broadcom pra funcionar no meu notebook com o Ubuntu 6.10 i386 (Será que o seu método também funciona no Edgy?). Também está acontecendo as mensagens de erro de versão do driver quando rodo o bcm43xx-fwcutter ("Extracting firmware from an old driver is bad. Choose a more recent one."). Você poderia me esclarecer uma coisa? Eu tentei extrair o firmware com o driver bcmwL5.sys. Existe também o bcmw15.sys? E o que você enviou para o Goathi, que ficou tão feliz. Foi o bcmw15.sys ou foram os arquivos do seu diretório /lib/firmware ? Seja lá o que for, será que poderia mandar pra mim também? Seria de grande ajuda, estou usando um cabo de rede de oito metros atravessando a sala da minha casa e o meu pessoal não se acostuma com isso.
Obrigado,
jchacel

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #34 Online: 08 de MAR?O de 2007, 13:45 »
Olá RC2006,
Também estou pelejando pra botar a minha Broadcom pra funcionar no meu notebook com o Ubuntu 6.10 i386 (Será que o seu método também funciona no Edgy?). Também está acontecendo as mensagens de erro de versão do driver quando rodo o bcm43xx-fwcutter ("Extracting firmware from an old driver is bad. Choose a more recent one."). Você poderia me esclarecer uma coisa? Eu tentei extrair o firmware com o driver bcmwL5.sys. Existe também o bcmw15.sys? E o que você enviou para o Goathi, que ficou tão feliz. Foi o bcmw15.sys ou foram os arquivos do seu diretório /lib/firmware ? Seja lá o que for, será que poderia mandar pra mim também? Seria de grande ajuda, estou usando um cabo de rede de oito metros atravessando a sala da minha casa e o meu pessoal não se acostuma com isso.
Obrigado,
jchacel

amigo,

funciona sim o Edgy
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #35 Online: 10 de MAR?O de 2007, 11:00 »
e através do bcm43xx-fwcutter fica melhor do emular usando o ndiswrapper? estou perguntando isso porque morimoto disse em um artifo seu que é através do ndiswrapper a melhor forma de usar o wireless broadcom mas é que ele não cita o bcm43xx-fwcutter  e sim o drive nativo que não tem suporte a wpa.

estou pegando um notebook com broadcom e preciso saber a melhor forma, eu via que ele carregou o dirve nativo mas quando eu tento levantar a placa eth1 que no iwconfig mostra como wireless dá um erro, não estou com o note aqui agora mais tarde passo o erro pra vcs.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #36 Online: 11 de MAR?O de 2007, 20:20 »
O recomendável seria usar o mesmo arquivo existente no diretório de drivers do windows e o nome   deve ser exatamente igual quando usar o comando respeitando letras maiusculas e minusculas.
/windows/System32/Drivers/bcmw15.sys
O tutorial foi feito usando o dapper, mas atualmente estou usando o edgy e o procedimento de instalação, foi o mesmo.
Com o 5.10 usava o ndiswrapper, mas com o 6.06 em diante passei a usar o bcm43xx-fwcutter.

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #37 Online: 06 de Abril de 2007, 11:19 »
Eu acabo de fazer a instalação do Ubuntu 6.06 na minha maquina juntamente com o windows.
Particionei a HD e tudo mais... beleza, os dois OS estão funcionando, mas enfrento o problema de que o Linux não rconhece alguns hardwares, por exemplo a placa WiFi, então eu li que o novo Ubuntu 7.04 já vem com alguns drives proprietários para solucionar este tipo de problema, pois alguns usuários querem apenes instalar o linux e sair usando.

Pergunto:

Eu estou com o Ubuntu 7.04, se eu atualizar (como faço? instalo por cima?), resolverei este problema?

Tijolo

Inicialmente tentei instalar no ubuntu 6.06 o mesmo processo que tinha usado para a versão 5.10. Não funcionou...
A interface de conexão wlan0 para wireless não apareceu e foi reconhecida como eth1, mas não funcionava e nem aparecia aquela luz característica de funcionamento!

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=3317

Estou mantendo o link acima, porque alguns passos para instalação são comuns  podendo também ser um caminho alternativo para quem não obteve sucesso com esta orientação ou ainda usa o breezy no seu laptop.
Lembro que são métodos diferentes, enquanto um usa o ndiswrapper e os arquivos inf, este usa o arquivo sys retirado do CD de drivers para windows. Neste caso, o modulo adicionado seria - bcm43xx

Em Novembro de 2005 a Broadcom liberou as especificações do chipset, permitindo que fosse iniciado o projeto de desenvolvimento de um driver nativo, essa é a versão editada pelo guiadohardware, no entanto , no site abaixo, é esclarecido que o driver está sendo desenvolvido por engenharia reversa.

 http://bcm43xx.berlios.de/ 

Iniciando a instalação.

A informação da sua placa pode ser obtida pelo comando:
# lspci
Deverá aparecer mais ou menos o seguinte:
Broadcom Corporation BCM 4306 802.11b/g wireless Lan controller.

O que necessita:
1.Ubuntu dapper
2.Uma placa wireless Broadcom, como a mostrada acima.
3.Um CD de instalação  com os drivers desta placa para windows. Estes podem também serem baixados diretamente da internet.
4.Repositório Ubuntu Universe no sources.list

A primeira coisa a fazer é copiar o driver windows para o seu desktop.
No caso você vai precisar do arquivo bcmw15.sys e, pode ser, do próprio CD, do /windows/System32/Drivers/bcmw15.sys, ou mesmo da internet.

A segunda seria instalar o bcm43xx-fwcutter . Aqui a necessidade de ter o repositório ubuntu universe ativo.

sudo apt-get install bcm43xx-fwcutter

Pode também ser instalado pelo synaptic.


Para extrair o firmware do driver, digite no terminal:

sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware ~/Desktop/bcmwl5.sys

Assumindo que seu arquivo bcmw15.sys esteja no desktop e com letras minúsculas.
Isto criará uma série de arquivos no diretório /lib/firmware necessários para o funcionamento da sua placa no ubuntu dapper.

A terceira

sudo apt-get install network-manager-gnome

Reboot

Talvez seja necessário ativar a placa de wireless.
Sistema -> Administração -> Rede
Em propriedades -> nome de rede (ESSID) -> escolha o nome da conexão.



Este mini tuto foi traduzido, modificado e comprovado por mim sua eficiência num Laptop HP Compaq nx6110. Espero que também funcione  para vocês, pois é genérico para placas broadcom existente em muitos notebooks de alguns fabricantes.

Para ter certeza de que tudo correu bem, digite no terminal:

sudo modprobe bcm43xx

Não havendo mensagem de erro, o módulo foi instalado com sucesso.

Kubuntu

Configuracao do sistema -> configuracao de redes
Internet -> Wireless assistent -> Escolha o tipo de rede

Ao reinicializar, não funcionou mais...

Execute o comando - sudo modprobe bcm43xx - para ver se o módulo foi realmente carregado.
Vá em Sistema -> Administração -> Rede -> Propriedades -> Essid
Veja se o nome da conexão corresponde a que está sendo enviada.
Troque default pelo nome correto e também eth0 por eth1, se for o caso.
Veja também o firewall se está habilitado para eth1.
Aguarde, as vezes demora no inicio.
Veja se está instalado o network-manager-gnome.
Este programa é um gerenciador de redes e útil nestes casos.
 
Boa sorte

Fonte de referência:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=185174&highlight=wireless+broadcom


Offline mfiladelfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu dapper
« Resposta #38 Online: 01 de Janeiro de 2008, 15:34 »
Olá pessoal! Tenho um HP Pavilion tx1205us que possui a placa Broadcom Corp. BCM94311MCG wlan mini-PCI. Consegui instalá-la mas a mesma não encontra nenhum AP. Tenho as seguintes saídas pelo iwconfig e iwlist:

marcelo@Einstein-HP:~$ sudo iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

eth1      IEEE 802.11b/g  ESSID:off/any  Nickname:"Broadcom 4311"
          Mode:Managed  Frequency=2.437 GHz  Access Point: Invalid   Olá pessoal! Tenho um HP Pavilion tx1205us que possui a placa Broadcom Corp. BCM94311MCG wlan mini-PCI. Consegui instalá-la mas a mesma não encontra nenhum AP. Tenho as seguintes saídas pelo iwconfig:

marcelo@Einstein-HP:~$ sudo iwconfig
          Bit Rate=1 Mb/s   
          RTS thr:off   Fragment thr:off
          Encryption key:off
          Link Quality=0/100  Signal level=-256 dBm  Noise level=-256 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

marcelo@Einstein-HP:~$ iwlist eth1 scan
eth1      No scan results

Alguma sugestão? Estou completamente perdido! Obrigado.