Problema com roteamento

Iniciado por bizki, 08 de Junho de 2010, 15:38

tópico anterior - próximo tópico

bizki

Tive a pesquisar aqui no vivaolinux e encontrei este tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Firewall-Linux-Roteamento-avancado-usando-iproute2-e-iptables-(load-balance)
Alterei-o e ficou assim:

"IF_LAN='eth0'
IF_LINK1='wlan0'
IF_LINK2='ppp0'
GW_LINK1='192.168.1.1'
GW_LINK2='10.64.64.64'
iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_LINK1 -j MASQUERADE
iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_LINK2 -j MASQUERADE
iptables -t mangle -A PREROUTING -i $IF_LAN -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2
iptables -t mangle -A PREROUTING -i $IF_LAN -p tcp --dport 89 -j MARK --set-mark 3
iptables -t mangle -A OUTPUT -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 2
iptables -t mangle -A OUTPUT -p tcp --dport 89 -j MARK --set-mark 3
ip rule add fwmark 2 table 20 prio 20
ip rule add fwmark 3 table 21 prio 20
ip route add default via $GW_LINK1 dev $IF_LINK1 table 20
ip route add default via $GW_LINK2 dev $IF_LINK2 table 21
ip route flush cache"

Movi-o para /etc/init.d/ e executei:
sudo update-rc.d netscript defaults
sudo chmod +x netscript

Reiniciei o ubuntu, liguei o wireless e a pen 3G, conectei as duas pelo gestor de rede do ubuntu. Agora no firefox não sei configurar (não sei se é assim?), mas configurei uma proxy com o squid, pus a http_port para 89 dei permissão no router para o meu ip de rede, e pus a proxy no firefox: 127.0.0.1:89. E não deu, ficou o ip do wireless tanto no chrome como no firefox..

Alguém que me diga como se configura então o firefox para acessar a porta 89, ou me diga onde errei se faz favor..

Cumprimentos

zekkerj

Vamos do início??? O que raios vc quer fazer???  ;D ::)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bizki

;D ;D

Eu queria usar duas conexões diferentes, uma para o chrome outra para o firefox (tenho ligadas a do wireless e a do 3G pen). Tou usando as duas nets ao mesmo tempo, através do vmware mas sem o vmware iria ser mais prático ..

zekkerj

Quer uma sugestão bem mais simples? Configura um proxy anônimo no chrome. Daí é só lançar uma rota pro IP desse proxy, saindo pela conexão que não é a sua conexão default.

PS: Isso só funciona na sua máquina, se quiser compartilhar isso, a gente tem que pensar melhor.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bizki

Com esse proxy, eu com o wireless e o 3G ligado, conseguiria aceder através da internet 3G à internet no chrome?

zekkerj

bizki

Então vamos lá, se me puder explicar agradecia  ;D
Não tenho é assim muitos conhecimentos em linux se puder explicar sem usar termos muito avançados  :D

zekkerj

Primeiro, escolha o proxy que você vai usar. Não posso te ajudar nessa escolha.

Digamos que esse proxy tenha o endereço "12.34.56.78". Você vai executar o comando:

sudo route add -host 12.34.56.78 dev ppp0

Esse comando precisa ser executado a cada vez que vc conectar seu 3G. Tem como fazer com que o comando seja executado automaticamente; mas primeiro vamos ver o básico funcionando.

PS: Se vc não tem conhecimento forte em linux, não iria nunca conseguir fazer o roteamento avançado funcionar.  :-\

bizki

Posso usar o proxy (nem sei se é um proxy válido) que pus no squid, pus a http_port pra 89, e nas configurações de proxy do firefox ponho 127:0.0.1:89, e ele funciona tanto que se puser outra porta não acesa a internet. Significa que este proxy tá a funcionar?

zekkerj

Não, tem que ser um proxy público da internet.

bizki

Mas isso assim não vou ficar com o ip do proxy público na ligação 3G nos sites onde me conecto?

zekkerj

Sim, vai.

Mas só nos sites que vc acessar com o navegador configurado pra usar esse proxy. O outro vai sair normalmente, pela sua outra conexão.

bizki

Pois, mas o que eu precisava era ficar com o ip da pen 3G  :-\

EDIT: Eu actualmente estou usando o vmware, e tou usando lá a conexão 3G, e a do wireless no host, mas tava à procura duma solução sem ser preciso usar o vmware/virtualbox.

zekkerj

Então inverta... coloque a rota default no pendrive, e faça a rota para o servidor proxy sair pela outra conexão.

bizki

O problema é que os sites pelos quais costumo navegar, não aceitam proxies públicas e bloqueiam logo que são acessados ..