Autor Tópico: questoes de novato  (Lida 3121 vezes)

Offline malheirotrostky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
questoes de novato
« Online: 02 de Junho de 2006, 13:43 »
Sou um novo neste mundo linux, tenho algumas duvidas, e por isso decidi pedir ajuda...
antes de mais gostaria de saber se existe algum site que recomendassem para eu ficar a saber mais sobre linux, nomeadamente do ubuntu, desde a linha de comandos e quais os comandos mais utilizados e para que servem... por outro lado gostaria de saber se o ubuntu logo apos a instalaçao se inicia logo em modo grafico, ou se e necessario configurar alguma coisa, e como se faz... ja agora recomendam a instalaçao do ubuntu ou acham melhor começar por utilizar o live cd? eu estou mm com muitas duvidas, mas quero muito mudar pra linux. o meu muito obrigado

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
questoes de novato
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2006, 13:59 »
amigo, aqui no forum mesmo existe um tópico fixo sobre perguntas básicas sobre linux.

vc pode também tentar o guia do hardware.
lá é completíssimo em relação a praticamente todas as distros, não apenas ao ubuntu.

sobre versão live/install, se vc for um usuário razoável de windows, se souber particionar hdd, se souber o mínimo de informática e quiser tentar sem medo a instalação, vai nessa, use a install.

de outra forma, utilize o live para se habituar ao ambiente linux, inclusive a linha de comando.
vc perde em desempenho, mas não estropia o seu hdd desavisadamente.

e sim, depois de inicializar em modo texto, o linux abre automaticamente a interface gráfica.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
questoes de novato
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2006, 00:13 »
O Ubuntu-desktop-6.06 e' LiveCD instalavel.
Rode ele para ver a compatibilidade com sua maquina

Tem muita coisa boa pra ler e aprender aqui:
http://help.ubuntu.com/6.06/ubuntu/desktopguide/pt_BR/index.html

Muitos links para ler aqui:
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=297218