Autor Tópico: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7  (Lida 3117 vezes)

Offline lucasfmarconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Saudações pessoal.
Sou novo no mundo de vocês e decidi instalar o ubuntu 10.10 pelas vantagens que encontrei com desenvolvimento em determinadas inguagens de programação.

Mas eis o problema:
Tenho um HD-Hitachi 320gb em um vostro1520 e um HD externo(usb 2.0) Samsung 500gb.

No hd do notebook tenho windows 7 instalado. Instalei o ubuntu 10.10 no Hd externo e ocorreu tudo bem.
Tanto o ubuntu quanto o windows 7 aparecem na lista de SO's instalados, iniciam e funcionam normalmente com o HD externo conectado à máquina.

MAS, se eu retirar o HD externo e ligar a máquina, não ocorre o boot no windows 7 automaticamente como eu esperava e é informado um erro (aprox.) " no device bla bla bla" com um campo para digitar em linha de comando (terminal).
Gostaria que pudesse ser dado o boot no windows 7 normalmente através do meu HD interno e quando ligar o HD-Externo aparecesse as opcões de sistemas operacionais instalados.


Obs.: Procurei no fórum pelo problema mas infelizmente somente há problemas parecidos, e nenhum deles resolve o meu problema.

Obrigado.



Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 09:51 »
Eu acredito que isso acontece porque o grub (que é o responsável por gerenciar o boot dos sistemas) está instalado no seu HD externo.

Portanto você tem que tirar o grub do seu HD externo e botar no HD interno.

Infelizmente não tenho conhecimentos práticos pra te dar um passo a passo. Vamos ver se algum colega te dá uma informação mais precisa. Ou você pode procurar aqui no fórum.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline lucasfmarconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2011, 09:56 »
Eu acredito que isso acontece porque o grub (que é o responsável por gerenciar o boot dos sistemas) está instalado no seu HD externo.

Portanto você tem que tirar o grub do seu HD externo e botar no HD interno.

Infelizmente não tenho conhecimentos práticos pra te dar um passo a passo. Vamos ver se algum colega te dá uma informação mais precisa. Ou você pode procurar aqui no fórum.

T+.

Certo. Estive pensando em utilizar o dvd de instalação do windows 7 e recuperar a inicialização através de bootfix ou semelhantes, mas estou receoso porque acredito que assim vai dar algum conflito quando o hd externo tiver espetado

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2011, 10:09 »
Eu acho que se você recuperar com o DVD do win7 ele não vai reconhecer o ubuntu.

Por isso que quando se instala o windows depois do ubuntu, você não consegue mais acesso ao ubuntu.

Acredito que a solução é você tentar recuperar o grub usando o livecd do ubuntu, pra jogar o grub pro HD interno.

T+.
Ubuntu 12.04

Online JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2011, 16:21 »
Aconteceu-me o mesmo não num HD externo mas para um destop de 1 também.
A explicação que tenho é de só pode haver um Boot e como tal passou para esse Disco duro externo

Veja aqui ==>http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,78289.msg435398.html#msg435398 a minha troca de mensagens com o colega zekkerj

Agora só me resta aplicar uma destas soluções ==>http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.msg77383.html#msg77383

JFMMF

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Não consigo dar boot sem HD-Externo com Ubuntu 10.10, mesmo com HD-SATA com Win7
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2011, 17:59 »
ola lucas, bem vindo ao linux.

como disse o colega acima, quando se instala o ubuntu e com ele seu gerenciador de inicializaçao, o grub, vc pode escolher onde ele ficara, se vc escolheu o hd externo ele zerou o setor de boot do seu hd do note e rescreveu-o no hd externo. um soluçao simples sera usar o cd do win (xp, nao sei se o 7 tem essa opçao) e proceder da seguinte forma:

1 - de boot pelo cd
2 - na primeira tela aperte r para reparar manualmente, uma tela preta surgira
3 - escolha sua instalaçao e ponha a senha de admin caso exista
4 - use o comando fixmbr, ele regrava o setor de boot do seu hd.

apos isso seu note iniciara o windoes normalmente, e o linux so iniciara quando vc, durante o boot do sistema usando uma tecla de atalho ou escolhendo diretamente na bios, der boot pelo hd externo.

caso vc deseje que o grub realmente seja ativado todas as vezes mesmo com o hd externo desligado, o procedimento é um pouco mais complexo, qualquer coisa é so avisar.
Ubuntu Linux 10.10