O ubuntu deveria ter também alguma ferramente de restauração do sistema, pois sempre que faço alguma atualização já fico com "a pulga atrás da orelha" e torcendo para não dar bug em algo que estava funcionando perfeitamente. No mais está a contento. Na maioria da vezes o que acontece é que o mercado ainda está imaturo para o Linux, mas isso vai mudando aos poucos e (espero eu) não deve demorar muito para que muitos bons programas que rodam no windows começe a rodar também no linux.
É muito difícil o Ubuntu dar pau, estou atualizando desde a versão 9.04 até a 10.04 e o sistema está beleza, fora alguns bugs, mas roda redondo.
Mas acho que vc está certo, venho notando muitos relatos de pessoas que tentam instalar o Ubuntu e quando entra a instalação da Nvidia e ATI, pronto, detonam o sistema, as vezes acredito que tentam instalar os drivers direto do fabricante e a bagunça está feita.
Então seria legal, ter como restaurar facilmente, sem ter que ter muito conhecimento do sistema. Deveria ficar no Grub 2 ou no live CD. O sistema faria a conexão direta com o servidor e restauraria conforme pacotes originais.