1. Uma central para configurarmos tudo sem usar o terminal, onde possamos configurar, Boot, Grub2, Xorg, Fstab, Samba, Nvidia, periféricos, que seja intuitiva e que seja muito fácil de usar, o Mandriva tem uma central que é bem legal, a atual do Gnome é bem ruinzinha.
2. Que o Gnome e o Ubuntu tenham uma maior organização, em especial que o Menu Sistema seja reorganizado, que seja mais limpo e menos poluído, muito mais intuitivo.
3. Que o Totem, Rymthbox recebam um upgrade, que venham com mais ferramentas e com melhor desempenho, com menos bugs e que tenham um visual mais bonito.
4. Que o Nautilus abra mais rápido e que venha com ícones no painel para "Miniaturas, Lado a Lado, Icones, Lista, Detalhes" o combo atual é ultrapassado.
5. Que venha com menos bugs, que seja mais testado, no 10.04, estou com diversos probleminhas, que não tiram o mérito desta bela versão, mas o icone do som sumiu, as vezes demora para fechar e tenho que fechar forçado, os dispositivos móveis tipo pendrive tenho que acessar no Meu computador, não estão aparecendo no desktop, enfim, talvez seja por que atualizei do 9.10 para o 10.04, mas de toda forma o sistema precisa melhorar esta atualização então.
6. Que venha com uma coleção de jogos melhores e mais divertidos, não penso isso em causa própria, instalo meus jogos preferidos e pronto, mas quem não conhece o sistema, tinha que se encantar com alguma coisa de cara.
7. Que a Canonical acelere mais o desenvolvimento do sistema, coisas basicas como organização de Menu, central do sistema, icones melhores e design melhor eles já podiam ter feito há muitos anos, o problema é que eles são muito dependentes do Gnome, ficam na expectativa, dependência que os voluntários façam o desenvolvimento, e este é o preço que os usários pagam pelo software livre, morosidade.
8. Que a Canonical disponibilize ISO's mais robustas, com mais aplicativos padrão. Eles poderiam pelo menos disponibilizar ISO's para pendrive com 1gb ou 2gb. A Mandriva e o Fedora disponibilizam ISO para DVD com tudo disponivel, pelo menos deveria vir os pacotes de idiomas que não devem pesar tanto assim, isso já faria a instalação mais rápida sem ter que baixar os pacotes quando é feito a mesma.