Autor Tópico: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco  (Lida 3276 vezes)

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Online: 05 de Maio de 2010, 19:10 »
Olá!

Tenho instalado o Ubuntu 9.10 no meu MacBook Pro modelo 5.5 já faz alguns meses. Para programar utilizando CUDA (minha área) prefiro usar esse SO, contudo fico muito aborrecido com o comportamento da bateria do notebook quando inicializo o Ubuntu ao invés do Mac OS X.

No Mac OS a bateria chega a durar de 5 até 6 horas tranquilamente, contudo no Ubuntu ela mal passa de 2 horas com Wifi e bluetooth desligado. Rodando o PowerTop vejo que no Ubuntu acontece um consumo de absurdos 18,2 W apenas com o Firefox e o Dropbox rodando.
Dei uma pesquisada no Google encontrei vários outros usuários com o mesmo problema, mas ninguém com uma solução.

Alguém saberia me ajudar?

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2010, 20:42 »
Olha, não tenho esse problema não.

Quer dizer, tinha quando rodava via Máquina Virtual.

Não é esse o problema que vc está enfrentando não?

Abs
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2010, 23:46 »
Na verdade não. Estou rodando o Ubuntu direto, não em maquina virtual :-/

Fiz algumas configurações no brilho do monitor e nas teclas retroluminadas mas ainda não ajudou muito.

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2010, 00:29 »
Ah... o seu é o MacBook Pro...
O Meu é o bom e velho branquinho... o Macbook simples mesmo...
Pode ser isso...
Mas, realmente, pensando aqui, com o ubuntu ele dura um pouco menos. Mas no meu caso e pouca coisa.
O MacBook dura umas 6/7h enquanto o Ubuntu dura umas 4h30m 5h.
Abs
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline alsoares75

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2010, 22:09 »
Estou com o mesmo problema em um Acer 6920, só que a minha dura míseros 15 minutos, quando usava windows durava aproximadamente 1:40h, mas agora não tenho bateria para nada, queria muito usar meu note normalmente.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2010, 23:55 »
Acredito que possa ser o driver de vídeo que não está gerenciando corretamente o clock da placa de vídeo, ou no caso do firefox, a plugin flash consumindo recursos desnecessariamente, aqui volta e meia acontece isso, do nada ele passa a consumir 100% do processador, elevando a temperatura e o consumo elétrico.

Experimente desabilitar o flash plugin, e abrir o Firefox para ver se o consumo elétrico cai, já se for o driver de vídeo o vilão, realmente não saberia como resolver, talvez atualizando manualmente, caso o driver suporte esse recurso no Ubuntu.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: MacBook Pro rodando com Ubuntu 9.10 = Bateria dura pouco
« Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2010, 11:01 »
Acredito que possa ser o driver de vídeo que não está gerenciando corretamente o clock da placa de vídeo, ou no caso do firefox, a plugin flash consumindo recursos desnecessariamente, aqui volta e meia acontece isso, do nada ele passa a consumir 100% do processador, elevando a temperatura e o consumo elétrico.

Experimente desabilitar o flash plugin, e abrir o Firefox para ver se o consumo elétrico cai, já se for o driver de vídeo o vilão, realmente não saberia como resolver, talvez atualizando manualmente, caso o driver suporte esse recurso no Ubuntu.

Bem provável. Ao menos faz sentido
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub