Autor Tópico: Corrigindo a resolução do Plymouth de forma simples (Chrome9 HC + Ubuntu 10.04)  (Lida 4276 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Solução testada com a placa de vídeo integrada Chrome9 HC (VN896)

Muitos usuários estão tendo problemas com a tela de carregamento do Lucid Lynx. No meu caso, a imagem do Plymouth fica enorme e fora de centro. Cheguei a testar esta solução (http://www.guiadopc.com.br/dicas/14397/como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04.html). Porém, além de aumentar o tempo de boot, causou travamentos aleatórios e outras esquisitices ao carregar o GDM.

No entanto, existe uma solução muito simples para o problema, que não interfere no tempo do boot e que até o momento não travou o sistema na tela de login.

O único ponto negativo é que, aparentemente, o logotipo do Ubuntu demora um pouco para aparecer (eu disse aparentemente...), deixando a tela totalmente escura por alguns segundos. Mas quando o logo aparece, aparece direitinho. :)

Então, se quer testar esta solução, faça isto:

Nota: é recomendável que você desfaça qualquer configuração que tenha feito anteriormente na tentativa de resolver o problema com o Plymouth


1 - Digite o comando abaixo no Terminal:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
2 -Localize a linha "#GRUB_GFXMODE=640x480" e, abaixo dela, adicione a seguinte:
Código: [Selecionar]
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x800
Obs: a resolução pode ser modificada conforme a sua preferência/necessidade. Instale o pacote hwinfo e use o comando sudo hwinfo --framebuffer para verificar as resoluções suportadas pela sua placa de vídeo.

No meu caso, ficou assim:
Código: [Selecionar]
#GRUB_GFXMODE=640x480
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x800

Opcionalmente, você pode remover o comentário da linha "#GRUB_GFXMODE=640x480" e modificar a resolução para 1280x800 (resolução do Grub). Neste caso, ficaria assim:
Código: [Selecionar]
GRUB_GFXMODE=1280x800
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x800

3 - Atualize as configurações do Grub:
Código: [Selecionar]
sudo update-grub
4 - Reinicie o sistema.

Simples assim!


Fonte: http://linuxlike.blogspot.com/2010/05/corrigindo-resolucao-do-plymouth-de.html
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 11:50 por rodrigo.miguel »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Dica extraída do Planeta Ubuntu Brasil:

Uma solução para diminuir o tempo de "tela preta". Ainda estou tetando, pra ver se não trava. Mas parece que funciona muito bem.

Código: [Selecionar]
echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

Antes de executar estes dois comandos, o Plymouth levava +- 26 segundos para aparecer. Agora aparece em menos de 10 segundos (o tempo total de boot, no meu caso, é de cerca de 31 segundos, até o GDM).

E sem aumentar o tempo do boot (como acontece com esta dica, que é mais ampla: http://www.guiadopc.com.br/dicas/14397/como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04.html)  
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 13:08 por rodrigo.miguel »