Autor Tópico: sem microfone  (Lida 4327 vezes)

Offline celopias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
sem microfone
« Online: 02 de Abril de 2010, 19:28 »
ola pessoal coloquei o ubuntu 910 no meu asus 1005p só que estou com um pequeno problema.. meu microfone não funciona.. e meu maior problema é que não entendo nada de linux.. algumas ajuda..?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: sem microfone
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2010, 20:02 »
Instale o gnome alsa mixer, abra o programa, procure o controle deslizante de MIC, desmarque a opção MUDO e pronto, microfone funcionando.


ola pessoal coloquei o ubuntu 910 no meu asus 1005p só que estou com um pequeno problema.. meu microfone não funciona.. e meu maior problema é que não entendo nada de linux.. algumas ajuda..?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: sem microfone
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2010, 15:18 »
Tenho o mesmo problema, acatando a dica do companheiro velox256, fui a central de programas do ubuntu e no campo de pesquisa digitei gnome alsa mixer, o programa já está instalado, mas o microfone não funciona, cliquei com o botão direito no ícone do som fui em preferências de som, aumentei o som em todas as quias possíveis "Efeitos de som", "Hardware", "Entrada", "Saida" etc. em todas as abas a caixa mudo está desabilitada, na aba "entrada" coloquei o som no máximo, testei e nada de som no microfone (abaixo do controle está escrito, sem amplificação) em Nível de entrada não ha respostas para os testes. Fui ao terminal digitei "alsamixer" a opção "master" os ajustes estão no máximo; em "Headphom" ajustes no máximo; em PCM ídem; "Mic Jack" tem a opção de mudança para Line In mas não existe colunas para ajustes; em "Mono Mux" ajustes para DAC0, DAC1 e Mixer deixei na configuração que estava ou seja DAC0; "Digital" não há opção de mudança; em "Digital" Analog I e Digital...fiquei com a 1º opção; em "PC Beep" estava em zero aumentei para 67 (creio ter sido o volume do bip). O meu equipamento é HP mini notbock 1 gb ram, hd 160 gb, Intel Atom, em dual boot com o win xp onde o skype funciona normalmente. Quanto ao ubuntu o microfone continua sem som....parece até que grava nos testes que fiz, só que não consigo reproduzir o som, ouço o Amarok sem problemas e outros pleyars como Banshee e Exaile tbém numa boa, entretanto skype nada. Há propósito o meu skype é a versão Beta 2.1.081 e o Ubuntu é o 9.10...é isso ai moçada, agradeço imensamente por qualquer dica.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: sem microfone
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2010, 17:11 »
Dê dois cliques no botão de volume, vai abrir as propriedades do alsa mixer; depois vá no menu Editar/Preferências e marque t-u-d-o (escrito em 'bibês' pq não pode ser em maiúsculas, hehehehe...) que estiver aparecendo ali para que fiquem disponíveis na outra janela. Vc vai notar que vão aparecer várias outras opções de controle de volume na janela de propriedades do alsa mixer, então agora vá tentando essas outras opções, inclusive as de Gravar; e lembre-se de tirar o Mute delas caso estejam "mutadas".


Tenho o mesmo problema, acatando a dica do companheiro velox256, fui a central de programas do ubuntu e no campo de pesquisa digitei gnome alsa mixer, o programa já está instalado, mas o microfone não funciona, cliquei com o botão direito no ícone do som fui em preferências de som, aumentei o som em todas as quias possíveis "Efeitos de som", "Hardware", "Entrada", "Saida" etc. em todas as abas a caixa mudo está desabilitada, na aba "entrada" coloquei o som no máximo, testei e nada de som no microfone (abaixo do controle está escrito, sem amplificação) em Nível de entrada não ha respostas para os testes. Fui ao terminal digitei "alsamixer" a opção "master" os ajustes estão no máximo; em "Headphom" ajustes no máximo; em PCM ídem; "Mic Jack" tem a opção de mudança para Line In mas não existe colunas para ajustes; em "Mono Mux" ajustes para DAC0, DAC1 e Mixer deixei na configuração que estava ou seja DAC0; "Digital" não há opção de mudança; em "Digital" Analog I e Digital...fiquei com a 1º opção; em "PC Beep" estava em zero aumentei para 67 (creio ter sido o volume do bip). O meu equipamento é HP mini notbock 1 gb ram, hd 160 gb, Intel Atom, em dual boot com o win xp onde o skype funciona normalmente. Quanto ao ubuntu o microfone continua sem som....parece até que grava nos testes que fiz, só que não consigo reproduzir o som, ouço o Amarok sem problemas e outros pleyars como Banshee e Exaile tbém numa boa, entretanto skype nada. Há propósito o meu skype é a versão Beta 2.1.081 e o Ubuntu é o 9.10...é isso ai moçada, agradeço imensamente por qualquer dica.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: sem microfone
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2010, 10:52 »
Bom dia Velox256,
Companheiro eu dei um duplo click no botão de volume que aparece no canto superior direito da tela do meu ubuntu 9.10, mais não apareceu (não abriu) as propriedades do alsa mixer. O GNOME ALSA Mixer está em Aplicativos > Multimdia > GNONE ALSA Mixer, qdo abro o programa existem 12 colunas de ajustes, as duas primeiras colunas ao final da coluna ha uma caixa com a opção mudo desmarcada, a 11ª e a 12ª colunas ídem, nas demais a opção é Gravar com exceção da 3ª PCM e 8ª Amp que não há opção a ser marcada. Abaixo no GNOME ALSA Mixer, existem 4 opções em linha todas desmarcadas; são elas: 1 Mic Jack Mode, 2 Mono Mux, 3 Digital Input Source e 4 Digital Input Source... já marquei e desmarquei essas opções e nada..... Ontem ao ir no Gerenciador de Pacote Synaptic cliquei na Seção multimidia rolei as opções e vi skype-mid, marquei para instalação deu um erro e ai o skype foi desinstalado da máquina ....antes disso tentei instalar o Gerenciador de áudio Pulse pois antes de desinstalar o skype de forma acidental vi alguma coisa de pulse em propriedades (se não estou enganado) de som do skype... intalei e desinstalei o pulse (embora vejo agora que algumas opções para o pulse estão instaladas na máquina e outras não)... vou dar mais umas fuçadas, vou ver se vejo alguma biblioteca do Alsa para instalação, se der certo...reporto aqui no fórum, mais se vc ou outro companheiro souber o caminho das pedras, serei imensamente grato. Poxa véi tô doido pra usar o meu skype no ubuntu... ô maldade .... ;D

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: sem microfone
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2010, 22:30 »
Bem que tentei, mas não obtive êxito, desinstalei pulse áudio, instalei de novo, instalei algumas opções do alsa e nada, meu microfone interno do netbook, não funciona, o gravador não grava nada, em preferencias de som, o microfone esta habilitado mas não responde aos testes...passo a bola....

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: sem microfone
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2010, 00:18 »
Fiz um pequeno passo a passo baseado nas informações dos post colocados aqui neste fórum.

Objetivo: configurar microfone externo;
Sistema usado para solução: Ubuntu 9.10 Kamic
Data de criação: 05/05/2010
Autor: Comunidade ubuntu
Organizador: Antonio Novaes

1.Acesse o Gerenciador Sypnatic e intale o pacote exibido na imagem abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/5y5LKKxXVMVxaBdHYjgOQw?feat=directlink

Logo após a instalção o PC pedirá para reiniciar

2. Assim que logar, clique com o botão direito no ícone do som (barra de ferramenta de cima) e depois clique em “Preferências de Som” e certifique de que o driver de aúdio está instalado e veja o perfil configurado, veja também se tem o termo: “1 saída / 1 entrada”;

3.Vá até a aba “Entrada” e veja se o dispositivo do microfone está mudo, aumente o volume dele;

5.Teste em Aplicações > Multimídia > Gravador de Som;

Sucesso, espero que tudo dê certo

Vejam esse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64981.msg364821.html#msg364821
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 10:24 por Antonio Novaes »
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline Possacrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: sem microfone
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2010, 21:26 »
Boa Noite Antonio Novaes e Velox256,
O que seria de nós sem as dicas de vcs, velho quero aqui agradecer o empenho e o desprendimento dessa rapaziada sempre disposta a ajudar...valeu moçada. Bom chega de trololó... Camaradas fussei alguns tutoriais, segui algumas dicas (só não afirmo se foram bem seguidas..kkk)... bom, quando resolvi atualizar o Ubuntu para 10.04 (a nova versão), foi como mágica, tudo funciona blza, o microfone voltou a funcionar só precisei ajustar o volume, falo agora pelo Skipe sem problema... fiquei sem entender, não sei se o que havia era falta de driver's ou falta de alguma biblioteca ou configuração... enquanto isso penso...por enquanto estou curtindo o meu novo Ubuntu... de qualquer sorte aprendo sempre com vcs, valeu rapaziada, gde abraço.