Autor Tópico: [Resolvido] Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.  (Lida 3276 vezes)

Offline RafaRV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Uso o Hardy e enfrento um problema com o Pidgin. Somente o Pidgin 2.4.1, que vem por padrão no Ubuntu Hardy (8.04 LTS), reconhece minha conexão, discada aliás, qualquer outra versão do pidgin que eu instale acusa "esperando conexão" e não conecta de jeito nenhum. Enquanto que no 2.4.1 conecta, embora nunca desapareça a mensagem "esperando conexão", é como se minha conexão fosse um fantasma que o sistema não entende que existe.
Já não sei mais o que fazer, uso ainda o 2.4.1, já que é o único que funciona, mas gostaria de poder ao menos por o 2.5.5, já resolveria muito.
Espero que possam me ajudar de alguma forma. Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2009, 11:51 por RafaRV »

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2009, 15:06 »
Se eu não me engano, isso acontece porque as versões recentes do pidgin dependem do network-manager, que não se comunica com o gnome-ppp/wvial/etc.

Então talvez desabilitando o NM o pidgin não vai checar se ele tá conectado.
Googling since 1999.

Offline RafaRV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2009, 21:18 »
Pesquisei no google, na ajuda do Hardy e não descobri como desativar o NM sem ter de desintalá-lo. Se puderes ajudar... será de grande valor. Valeu.

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2009, 21:55 »
Eu tentei aqui:
sudo /etc/init.d/NetworkManager stop
sudo /etc/init.d/NetworkManager start (pra reativar)

Isso desativou a conexão, mas parece que o NM é apenas o front-end pro daemon que controla as conexões de rede, e alguns sites diziam também pra tentar:
sudo /etc/init.d/networking stop
sudo /etc/init.d/networking start (pra reativar)

Mas antes disso tudo, tente antes apenas clicar com o botão direito em cima do icone da conexão e desmarcar a caixinha que diz algo como "Habilitar networking" ou algo assim.

Ah, eu esqueci de dizer que estou usando o Jaunty (9.04).
Até onde eu lembro, esses comandos devem funcionar também no Intrepid e no Hardy, mas não tenho certeza disso. (creio que não há problema em tentar, o pior que pode acontecer é dar comando não encontrado)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2009, 21:59 por NPC »
Googling since 1999.

Offline RafaRV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2009, 18:03 »
Como minha internet é discada, não me dei ao trabalho de baixar uma versão mais recente, no entanto instalei o Pidgin 2.5.7 e aconteceu exatamente aquele comportamento de "Esperando pela conexão de rede".
Utilizei então os comandos que tu sugeriu ("sudo /etc/init.d/networking stop" e "sudo /etc/init.d/networking start" foram os que funcionaram no Hardy), após ter utilizado o stop o Pidgin reagiu da mesma maneira, também tentei desabilitar a caixa "Habilitar Rede" e novamente manteve-se "esperando".
Contudo, encontrei um outro tópico no fórum onde achei uma solução parcial para o problema, ao ir em Contas>Gerenciar Contas e desativar a conta, reativando ela, o Pidgin aceita minha conexão e entra sem nenhum problema, de forma que posso utilizar o IM normalmente. Ainda assim, é interessante achar uma forma de resolver o problema do "Esperando conexão de rede".
Reitero, obrigado pela ajuda e atenção. Abraço.

PS: o tópico ao qual me referi é o seguinte, http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,51772.0.html

Offline RafaRV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2009, 11:57 »
Achei uma maneira, paliativa, mas que funcionou bem. Para que inicia o pidgin pelo ternimal basta digitar "pidgin -l" ou "pidgin --login[=NAME]", substituindo name pelo nome da conta e separando diferentes contas com vírgulas.
Como eu prefiro iniciar o programa através do menu, apenas editei o atalho e mudei o comando para "pidgin -l".
Uma medida absurdamente simples mas q faz o pidgin conectar automaticamente na 1º conta adicionada.
Isto não resolve o problema da mensagem "esperando conexão de rede", mas ao menos conecta sozinho.
Espero que isso ajude outros que tenham problema com conexão automática.

Offline neomvll

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Somente o Pidgin "default" do Hardy reconhece minha conexão.
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2010, 18:01 »
Desenterrando tópico............rsrsrsr
É o seguinte, como não achei nada aqui e estava com o mesmo problema de vcs, fui dar uma olhada no comando q o RafaRV e realmente funciona, porém pra primeira conta, como ele mesmo já tinha dito. Então achei o -f, q força o pidgin entrar online independente da conexão, funcionando pra todas as contas ativadas. Portanto é só mudar o comando no menu de pidgin pra "pidgin -f".
abraços.