Autor Tópico: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?  (Lida 24143 vezes)

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Sou novo por aqui e nem sei se estou escrevendo no lugar certo, mas a minha dúvida aqui é em relação a quanto de espaço devo alocar em uma partição para colocar a raiz do ubuntu tendo em vista que vou fazer dual-boot com windows 7 em um hd de 160Gb. Eu penso em deixar uma partição para dados caso precise. Outra coisa é que vou instalar jogos e vários programas para ubuntu e os programas ficam instalados na raiz e não na home. Por isso quero saber qual o tamanho médio para instalação da raiz "\" e que eu não sinta falta nem tão cedo? Um amigo me falou que com o ubuntu novo quando ele fez atualização, consumiu cerca de 10GB! Não sei se é isso mesmo ou se ele fez algo pra ocupar tudo isso. Aqui o windows já ta com 30gb ocupados e ainda falta algumas coisas que uso serem instalados que vai dar um total acho que 15Gb ou mais. To procurando faz tempo dicas sobre espaço, mas não achei solução. Já pensei em usar pelo wubi, mas parece que é para usar como se fosse um "teste" segundo ouvi. ;D
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 13:35 por Donald Francis »
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2010, 12:49 »
Uma instalação LIMPA o Ubuntu 10.04 ocupa pelo menos 2.5 GB!

O seu amigo deve ter mais coisas instaladas em disco e atualizou, por isso os 10 GB!

A raiz é "/", o Windows que usa um "\".
Então, recomendo deixar uns 5 GB, pelo menos pra raiz e quanto quiser para a /home

Mas lembre-se de criar uma SWAP com pelo menos o que você tem de RAM.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2010, 13:13 »
permita-me, no tempo em que usava windows, também tinha um hd 160gb assim:
40gb windows xp
25gb raíz do ubuntu (acho que se vc quer instalar jogo, é entre 25gb e 30gb)
10gb /home (mas se quiser deixa 5gb)
1gb swap
o resto em ntfs p/ linux e windows

também lhe sugiro ñ use esse wubi, vai te dar dor de cabeça, use o dual-boot
mais informações p/ iniciantes, veja o link apostilas na minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2010, 14:27 »
donald,  se é o windows 7 também acho 40gb pouco, ñ sei o que vc usa, mas suponho que seja também jogos, pense em algo de 50gb p/ cima, mas como ñ sou adepto de jogos em pcs ñ tenho como eu te passar um limite acima, ok

Citar
Windows é C:\ Linux é / Mas o que importa é entender, mas valeu.
c:/ = raíz(*) no windows
/ = raíz no linux
(*) = local onde fica instalado o sistema operacional

agora donald, te sugiro a leitura das apostilas pelo menos, por exemplo, p/ vc também entender o mecanismo da chamada partição /home no linux
é como uma espécie de meus documentos no windows (que também pode ser exportada p/ outra partição no hd), e no linux além do mesmo, a partição /home mantém personalização de configuração de programas, desse modo qdo vc reinstala uma distro, tais aspectos são mantidos.

só p/ ilustrar p/ vc, esses dias é que migrei da versão 9.10 do ubuntu p/ a 10.04lts, como deixo a /home separada numa partição, só reinstalei do zero (formatando a partição raíz / da antiga versão), todas as configurações dos programas foram mantidas, foi só reinstalá-los. Nem minha rede s/ fio precisei digitar a senha.  ;D No meu hardware simpático ao linux - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65829.msg372436.html#msg372436


Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2010, 17:03 »
donald, ñ posso falar muito sobre as últimas versões do windows porque parei no xp
mas vc sabe que windows e seus demais softwares precisam de espaço
acho que baseado nisso vc deve refletir

sincera/ p/ iniciantes em linux recomendo sim o dual-boot. o linux e os softwares livres ñ exige tanto qto o windows, portanto deixe um bom espaço p/ o windows, o que sugeri p/ o ubuntu é de bom tamanho.

notei que vc ficou c/ dúvida na /home, ali ñ fica instalado programas, mas fica arquivos que vc baixa da internet....
vc deve usar a partição nfts entre os 2 sistemas - o ubuntu lê e grava no ntfs

rapaz, qto a jogo, é o menos sei em pc, mas tem o http://www.ubuntugames.org/ entre outros

agora cuidado faça um backup de suas coisas, depois é que trate de instalar o ubuntu, e também é bom vc verificar se seu pc vai ter boa compatibilidade no ubuntu - http://pprjbgbo.wordpress.com/2010/01/23/veja-facilmente-a-compatibilidade-de-seu-hardware-com-o-linux/

vou logo te adiantando, se tu tem aí algo de sis, via pode se preparar p/ ter dor de cabeça
vc já testou o livecd? afim de ver sua pl. de vídeo

temos vistos queixas c/ antigas nvidia no 10.04, as ati recente nem tanto
eu mesmo hj só vou de tudo intel
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2010, 19:21 »
legal teu pc ser bem compatível c/ o linux

ainda sobre a partição raíz, eu sempre adoto 30gb p/ o ubuntu, além da parte multimidia completa, preciso de programas de edição de impresso, scribus, gimp, inkscape, entre outros, bota mais ai compiz, gnome-do, opencliparts do openoffice...
menos jogo, como te falei
aqui, dá uns 4,5gb
pode ir tranquilo nuns 25gb pro ubuntu, que espaço ñ vai te faltar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2010, 20:36 »
Agora esses 4,5Gb que você falou, é o que está ocupado com tudo isso que você usa ou é o que sobra?

Ocupado. Tenho quase tudo que ele citou e mais alguns pacotes de desenvolvimento e até agora só ocupei 5,2GB, não lipo cache nem nada. Diferente do windows, no linux, as bibliotecas são compartilhadas o que diminui o espaço em disco ocupado.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2010, 20:52 »
Agora esses 4,5Gb que você falou, é o que está ocupado com tudo isso que você usa ou é o que sobra?

Ocupado. Tenho quase tudo que ele citou e mais alguns pacotes de desenvolvimento e até agora só ocupei 5,2GB, não lipo cache nem nada. Diferente do windows, no linux, as bibliotecas são compartilhadas o que diminui o espaço em disco ocupado.

exato colega

donald, 40gb é muita coisa, olha o clcampos usa 20gb.
vá de 30gb só p/ ficar sossegado.

outra tua preocupação a escrita em ntfs, procure nesse fórum por ntfs3-g
e veja wiki.ubuntu-br.org/EscritaNTFS
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 20:59 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Re: Qual o espaço necessário para ubuntu em dual boot com windows?
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2010, 10:43 »
15 a 20 gb p/ a partição raiz do ubuntu são suficentes

Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html