Autor Tópico: Compartilhar Velox no 10.04  (Lida 2393 vezes)

Offline Clarion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Compartilhar Velox no 10.04
« Online: 14 de Maio de 2010, 14:02 »
Olá pessoal,

Tenho 2 computadores em rede aqui em casa compartilhando o Velox. Atualmente uso Windows no servidor e Ubuntu no cliente, que está configurado com o IP fixo 192.168.2.1.

Tentei instalar o Ubuntu também no servidor, mas não estou conseguindo compartilhar a internet. Pesquisei e tentei seguir algumas dicas que achei na inernet, mas nenhuma funcionou até agora.

Até agora, configurei o Velox no servidor usando sudo pppoeconf. Funcionou beleza.

Na hora de compartilhar vem o problema.

Seguindo algumas dicas que achei, fui em Sistema->Preferências->Conexões de Rede e cirei uma nova conexão selecionando 'Compartilhamento' em ipv4, mas quando faço isso a internet simplesmente para de funcionar (no próprio servidor).

Também tentei configurar a rede local criando uma conexão manual e configurando para 192.168.2.1, mas isso também faz a internet parar de funcionar.

Também editei manualmente alguns arquivos de tutoriais que achei, e não consegui chegar a lugar nenhum.

Alguém pode me ajudar?


(P.S.: No host, a internet está ligada na eth1 e a rede local eth0)
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 14:09 por Clarion »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar Velox no 10.04
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2010, 15:17 »
E aí, beleza?

Edite o arquivo /etc/network/interfaces, e adicione as linhas abaixo:

Código: [Selecionar]
auto eth1
iface eth1 inet static
    address 192.168.2.254
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.2.0

(estou supondo que você usou a eth0 pra conexão internet, e a eth1
Edite também o arquivo /etc/sysctl.conf, e procure pela linha "#net.ipv4.ip_forward=1". Descomente-a, removendo o "#" no início.

Por fim, vc precisa de um pouco de firewall, só pra fazer o NAT. Adicione a linha abaixo ao arquivo /etc/rc.local, antes da linha "exit 0":

iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Nesse momento, se vc definir o gateway da outra máquina como "192.168.2.254", ela já deve conseguir acesso à internet (a menos de possíveis problemas com DNS).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Clarion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Compartilhar Velox no 10.04
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 18:52 »
Funcionou, obrigadão!  ;D