Autor Tópico: Linux Mint... ?  (Lida 17924 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Linux Mint... ?
« Online: 14 de Maio de 2010, 14:15 »
O que é o Linux Mint? O que significa ele usar os mesmos repositórios do Ubuntu? Se é assim, vale a pena usar ele ao invés de usar o Ubuntu?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2010, 14:24 »
É uma customização do Ubuntu. Já vem com os codecs (MP3 e JAva também). Os aplicativos são os mesmos.
O que muda no Mint é a interface gráfica padrão e alguns outros pequenos recursos a mais.

Vale a pena? Pra mim não.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 14:30 »
Eu to usando o Mint em um dos meus equipamentos.

Ele é mais fácil pelos motivos que o agente já falou, de ter codecs e etc já instalados.

Como gosto da interface padrão do gnome (dois painéis) eu não gostei muito do visual do Mint (é até um sacrilégio), mas meu filho e minha esposa gostaram.

No mais ele tem interface de atualização diferente, alguns softwares a mais, e é o Ubuntu bom e velho por baixo.

Pra mim que adoro usar o terminal, não vi tanta diferença, mas sei lá, baixe e rode o livecd.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2010, 14:49 »
Rapaz, pessoal, a melhor coisa que faço é realmente dar uma olhada nele pelo LiveCD !!!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2010, 15:46 »
Rapaz, pessoal, a melhor coisa que faço é realmente dar uma olhada nele pelo LiveCD !!!!
exato, muita gente costuma fazer ou já fez isso também.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2010, 00:05 »
É uma customização do Ubuntu. Já vem com os codecs (MP3 e JAva também). Os aplicativos são os mesmos.
O que muda no Mint é a interface gráfica padrão e alguns outros pequenos recursos a mais.

Vale a pena? Pra mim não.

Agente, eu também prefiro, o Ubuntu, a qualidade e a grandeza da comunidade, a documentação, a Canonical, a rápida atualização, o Ubuntu One, a loja de música...
Mas s/ dúvida o Mint é disparada a melhor e mais bem feita distro de comunidade (feliz/ ñ é um projeto de guru), e o que acabei de ver no portal deles, é impressionante/ muito bom. Eles estão de parabéns.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Fábio Porto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2010, 20:11 »
Coincidentemente eu baixei e testei ele hoje pelo livecd, e posso afirmar que achei muito bom. Usaria sem problemas. A grande questão pra mim é... se é tão parecido com o ubuntu, inclusive em relação às facilidades/praticidades (a exemplo da instalação de drivers proprietários de hardware, como sempre acontece comigo no próprio ubuntu, em razão da minha placa de rede wireless)., então, porque trocar o ubuntu por ele?  ??? A mesma sensação me ocorreu ao testar o lubuntu mais recente (versão que promete ser mais light que o kubuntu ou xubuntu, e não é oficialmente apoiada pela "família ubuntu").  Gostei muito do lubuntu também, com destaque para a preocupação dos desenvolvedores pelo visual e pela simplicidade, sem deixar de ser completo. Ocorre que no caso deste último, a " troca" ainda se justifica, se você tem uma máquina menos parruda. Já o Mint não me pareceu mais leve em nada, mas, como já disseram aqui mesmo, já vem com java e codecs instalados, e do próprio livecd eu já abri filmes, seriados e músicas. É bem prático para alguma emergência =) mas uma vez que vc tem tudo aquilo instalado no ubuntu também, acaba sendo a mesma coisa. No final, me parece que é uma questão de escolha: verde ou roxo? =)

Em tempo, o opensuse também é bem legal, mas já tive mais dificuldades por exemplo com a instalação do driver proprietário que já citei. Acho que a diferença está em se tratar de uma distribuição que não é baseada no debian, e apesar de parecer muito por conta do ambiente gráfico Gnome, acaba apresentando diferenças maiores.

Aos poucos vou testando cada um =) ... espero um dia poder ter a versão mais adequada para cada situação em cada uma das minhas três máquinas, além do trabalho, casa dos pais, etc... =)

abraço.

Fábio Porto

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2010, 21:01 »
Coincidentemente eu baixei e testei ele hoje pelo livecd, e posso afirmar que achei muito bom. Usaria sem problemas. A grande questão pra mim é... se é tão parecido com o ubuntu, inclusive em relação às facilidades/praticidades (a exemplo da instalação de drivers proprietários de hardware, como sempre acontece comigo no próprio ubuntu, em razão da minha placa de rede wireless)., então, porque trocar o ubuntu por ele?  ??? A mesma sensação me ocorreu ao testar o lubuntu mais recente (versão que promete ser mais light que o kubuntu ou xubuntu, e não é oficialmente apoiada pela "família ubuntu").  Gostei muito do lubuntu também, com destaque para a preocupação dos desenvolvedores pelo visual e pela simplicidade, sem deixar de ser completo. Ocorre que no caso deste último, a " troca" ainda se justifica, se você tem uma máquina menos parruda. Já o Mint não me pareceu mais leve em nada, mas, como já disseram aqui mesmo, já vem com java e codecs instalados, e do próprio livecd eu já abri filmes, seriados e músicas. É bem prático para alguma emergência =) mas uma vez que vc tem tudo aquilo instalado no ubuntu também, acaba sendo a mesma coisa. No final, me parece que é uma questão de escolha: verde ou roxo? =)

Em tempo, o opensuse também é bem legal, mas já tive mais dificuldades por exemplo com a instalação do driver proprietário que já citei. Acho que a diferença está em se tratar de uma distribuição que não é baseada no debian, e apesar de parecer muito por conta do ambiente gráfico Gnome, acaba apresentando diferenças maiores.

Aos poucos vou testando cada um =) ... espero um dia poder ter a versão mais adequada para cada situação em cada uma das minhas três máquinas, além do trabalho, casa dos pais, etc... =)

abraço.

Fábio Porto
Pow Fábio, é ótimo você estar testando e gostando de várias distros!
Quando eu der um upgrade no pc, vou baixar e gravar o linux mint e deixar pra usar uma distro completa pelo livecd quando necessário.
O lubuntu provavelmente eu vou instalar no pc atual.
 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2010, 21:47 »
uma inf. técnica, uma vez li que o mint usa um kernel sempre anterior ao ubuntu.
se ñ existisse o ubuntu usaria a mint, até porque já tô acostumado aos pacotes debian.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2010, 22:38 »
uma inf. técnica, uma vez li que o mint usa um kernel sempre anterior ao ubuntu.

Não é necessariamente a versão anterior, eles se baseiam na ultima versão estável do Ubuntu; mas não recomendam a atualização de pacotes que podem afetar a estabilidade do sistema o que, depois de algum tempo, pode gerar alguma diferença.

se ñ existisse o ubuntu usaria a mint, até porque já tô acostumado aos pacotes debian.

Até onde eu sei, o Mint ainda é totalmente dependente do Ubuntu. Portanto, se o Ubuntu chegar ao seu fim, o mais provável é que o Mint também desapareça.

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2010, 01:25 »
É uma customização do Ubuntu. Já vem com os codecs (MP3 e JAva também). Os aplicativos são os mesmos.
O que muda no Mint é a interface gráfica padrão e alguns outros pequenos recursos a mais.

Vale a pena? Pra mim não.

 ???
caro agente,
Perdoe-me por divergir de sua opinião, mas o mint é um fork do ubuntu, mas é mais que uma otimização, pois usa ferramentas próprias do linux mint  e como exemplo o mint update onde usa uma série de aplicativos próprios  e pacotes desenvolvidos pela equipe do Mint e faz atualizações específicas para o Mint e se diferenciando de apenas uma otimização. Leia  mais sobre a distro no mini-review do Mint do Mestre Morimoto, conforme a minha citação abaixo de um trecho da análise do GDH em http://www.gdhpress.com.br/blog/linux-mint/
Citação:
"...Continuando, apesar de utilizar os repositórios do Ubuntu, o Mint utiliza uma ferramenta própria de atualização, o "mintUpdate", que substitui o Ubuntu Update. O principal motivo da mudança é a introdução de um sistema de classificação dos pacotes, que passam a ser classificados em 5 níveis. Os pacotes rotulados com o nível 1 ou 2 são as atualizações "seguras", que foram testadas pela equipe do Linux Mint. Os pacotes de nível 3 são pacotes vindos diretamente dos repositórios do Ubuntu, sem checagem adicional, enquanto os pacotes de nível 4 e 5 são atualizações potencialmente perigosas, que devem ser evitadas:O Mint inclui também alguns utilitários de configuração adicional, desenvolvidos pela própria equipe, alguns deles originais e outros desenvolvidos com base em trabalhos anteriores.
Um bom exemplo é o "mintInstall" (Gerenciador de Software), um instalador de pacotes simplificado, que oferece uma lista de aplicativos selecionados, incluindo a descrição e um screenshot, uma interface que lembra um pouco os painéis dos ícones mágicos. Ele se destaca pelo grande número de aplicativos disponíveis e por agrupar informações adicionais sobre os aplicativos, incluindo links para reviews e comentários publicados em sites na web..."

abraços.
 8)
« Última modificação: 22 de Maio de 2010, 01:34 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2010, 15:13 »
depois de muita propaganda do mint resolvi instalar na virtualbox.
testei mas não satisfeito porque, como estou com problemas com compiz no ubuntu, na virtual não dava para ter tudo.
foi então que instalei em uma partição, estou gostando muito.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2010, 11:34 »
É uma customização do Ubuntu. Já vem com os codecs (MP3 e JAva também). Os aplicativos são os mesmos.
O que muda no Mint é a interface gráfica padrão e alguns outros pequenos recursos a mais.

Vale a pena? Pra mim não.

 ???
caro agente,
Perdoe-me por divergir de sua opinião, mas o mint é um fork do ubuntu, mas é mais que uma otimização, pois usa ferramentas próprias do linux mint  e como exemplo o mint update onde usa uma série de aplicativos próprios  e pacotes desenvolvidos pela equipe do Mint e faz atualizações específicas para o Mint e se diferenciando de apenas uma otimização. Leia  mais sobre a distro no mini-review do Mint do Mestre Morimoto, conforme a minha citação abaixo de um trecho da análise do GDH em http://www.gdhpress.com.br/blog/linux-mint/
Citação:
"...Continuando, apesar de utilizar os repositórios do Ubuntu, o Mint utiliza uma ferramenta própria de atualização, o "mintUpdate", que substitui o Ubuntu Update. O principal motivo da mudança é a introdução de um sistema de classificação dos pacotes, que passam a ser classificados em 5 níveis. Os pacotes rotulados com o nível 1 ou 2 são as atualizações "seguras", que foram testadas pela equipe do Linux Mint. Os pacotes de nível 3 são pacotes vindos diretamente dos repositórios do Ubuntu, sem checagem adicional, enquanto os pacotes de nível 4 e 5 são atualizações potencialmente perigosas, que devem ser evitadas:O Mint inclui também alguns utilitários de configuração adicional, desenvolvidos pela própria equipe, alguns deles originais e outros desenvolvidos com base em trabalhos anteriores.
Um bom exemplo é o "mintInstall" (Gerenciador de Software), um instalador de pacotes simplificado, que oferece uma lista de aplicativos selecionados, incluindo a descrição e um screenshot, uma interface que lembra um pouco os painéis dos ícones mágicos. Ele se destaca pelo grande número de aplicativos disponíveis e por agrupar informações adicionais sobre os aplicativos, incluindo links para reviews e comentários publicados em sites na web..."

abraços.
 8)

Carioca,

Reconheço as diferenças e vários recursos inovadores do Mint (por exemplo, o Mint tem a muito tempo um sistema web de instalação de aplicativos). Não considero um fork já que continua atrelado ao plano de lançamento do Ubuntu, mas também não é uma simples customização.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2010, 14:05 »
Simplesmente a melhor distro p/ iniciantes.
Se vc deseja "converter" algume p/ olinux use o linuxmint, pois basta instalar e sair usando!
E as dicas desta comunidade podem ser aplicadas a ele em 90% dos casos!
Maravilha de distro!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Linux Mint... ?
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2010, 20:26 »
Simplesmente a melhor distro p/ iniciantes.
Se vc deseja "converter" algume p/ olinux use o linuxmint, pois basta instalar e sair usando!
E as dicas desta comunidade podem ser aplicadas a ele em 90% dos casos!
Maravilha de distro!
tipo debian e ubuntu
hehehe
Gentoo — Controle total sobre o sistema.