Autor Tópico: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala  (Lida 9734 vezes)

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Online: 31 de Outubro de 2009, 15:20 »
Até o 9.04, eu configurava minha placa Nvidia rodando no terminal o comando "sudo nvidia-settings", pois apenas como super usuário era permitido gravar as alterações de forma que elas não se percam quando o micro é reiniciado. Ao instalar o 9.10, logo após instalar o driver recomendado pelo Ubuntu, tentei a mesma coisa para fazer as alterações do vídeo mas me surpreendi com o fato que que ocorria um erro ao tentar salvar as mudanças e o nvidia-settings era fechado. A mensagem de erro no terminal era:

Citar
VALIDATION ERROR:  Data incomplete in file /etc/X11/xorg.conf.
Undefined Device "(null)" referenced by Screen "Default Screen".

Falha de segmentação

A solução foi executar os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
sudo nvidia-xconfig
sudo nvidia-settings

O primeiro comando salva um backup do arquivo de configuração. Só então o nvidia-settings permite alterações no arquivo de configurações do vídeo.  ;)
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 15:27 »
Complementando...

Esse erro acontece porque durante a instalação do 9.10 não é criado mais o arquivo Xorg.conf, já que ele não é mais necessário (caso não ocorra nenhum problema).
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Augusto Akuma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2009, 10:09 »
Obrigado mesmo, realmente estou com esse problema em casa
sempre que eu reinicio o pc a resolução fica bem baixa
eu concerto e tento salvar mas não salva
vlw xD

Offline TheMatrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2010, 23:40 »
Até o 9.04, eu configurava minha placa Nvidia rodando no terminal o comando "sudo nvidia-settings", pois apenas como super usuário era permitido gravar as alterações de forma que elas não se percam quando o micro é reiniciado. Ao instalar o 9.10, logo após instalar o driver recomendado pelo Ubuntu, tentei a mesma coisa para fazer as alterações do vídeo mas me surpreendi com o fato que que ocorria um erro ao tentar salvar as mudanças e o nvidia-settings era fechado. A mensagem de erro no terminal era:

Citar
VALIDATION ERROR:  Data incomplete in file /etc/X11/xorg.conf.
Undefined Device "(null)" referenced by Screen "Default Screen".

Falha de segmentação

A solução foi executar os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
sudo nvidia-xconfig
sudo nvidia-settings

O primeiro comando salva um backup do arquivo de configuração. Só então o nvidia-settings permite alterações no arquivo de configurações do vídeo.  ;)

Obrigado também. Estava com o mesmo problema, pois no Debian conseguia salvar sem erro, agora no Ubuntu só no modo sudo.

Ótima dica. Parabéns.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2010, 01:00 »
Para mim quando instalei o 9.10 já faz um tempinho quando reiniciava o pc e a resolução ficava baixa e tinha que ficar reconfigurando a resolução toda vez que entrava no ubuntu. Tinha pesquisado no fórum gringo que deu esta mesma solução acima do nosso colega lightboy .


Mas no meu caso não tinha funcionado a dica, tive que remover o arquivo xorg.conf.


Comecei assim:
Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /etc/X11/xorg.conf
Depois dei um comando para limpar a configuração do nvidia:
Código: [Selecionar]
sudo nvidia-xconfig
Depois alterei as configurações para as que eu queria:
Código: [Selecionar]
sudo nvidia-settings
Depois editei o xorg.conf que criei:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Inseri esse conteúdo para ficar 1024x768(vale lembrar que isso é compatível para mim e não talvez outros)
Código: [Selecionar]
Section "Screen"
Identifier "Configured Screen Device"
DefaultDepth 24
EndSection


Section "Monitor"
Identifier "ViewSonic"
VendorName "ViewSonic"
ModelName "PF790"
HorizSync 24.0 - 82.0
VertRefresh 50.0 - 85.0
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Card0"
Monitor "ViewSonic"
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 1
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 4
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 8
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 15
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 16
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 24
Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
EndSubSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "nvidia"
EndSection
EndSection

Dei um comando para reiniciar minha sessão (o antigo ctrl+backspace):
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm restart
Bingo, a sessão nova iniciou com 1024x768.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2010, 08:56 »
Vou deixar aqui a minha dica que realmente resolveu meu problema. ;D Uso 2 monitores em meu pc, um Samsung de 17 polegas de saída VGA e outro Samsung de 23 polegadas com saída DVI(mas uso um cabo HDMI com adaptadores DVI nas pontas).

Após tantas buscas nos fóruns que encontrei pela net, nenhuma das dicas dadas por eles conseguiram fazer com que meu utilitário da Nvidia gravasse qualquer alteração no xorg.conf. :(

Tentei fazer o backup do meu xorg.conf localizado no /etc/X11 e criar um novo com comando nvidia-xconfig e percebi que ele criou sim um novo xorg.conf, mas após chamar o aplicativo nvidia-settings, toda a vez em que eu clicava no botão Save to X Configuration File, ele vem com a mensagem: failed to parse existing x config file ' etc x11 xorg.conf'. :(²

Para resolver este problema, façam isso que descrevo abaixo, se quiserem que qualquer alteração de resolução de tela feita no utilitário da Nvidia tenha efeito.  :D


 
;) TUTORIAL BÁSICO, EFICAZ E MUITO SIMPLES :D


- Vá em Sistema -> Administração -> NVIDIA X Server Settings;

- Em seguida faça suas alteração como desejar;

- Para gravar as alterações, vá em X Server Display Configuration e clique no botão Save to X Configuration File;

- Neste passo, você deveria clicar em salvar, mas se clicar surgirá a mensagem failed to parse existing x config file ' etc x11 xorg.conf' e aí tudo o que você alterou não funcionará, então ao invés de clicar em salvar, clique em Show Preview, selecione todo o texto da caixa e copie.

- Em seguida, feche a caixa de configuração de video da Nvidia e não se preocupe se você não conseguir salvar (não é para conseguir mesmo); ???

- Se logue com root ou dê o comando sudo nano /etc/X11/xorg.conf;

- Apague todo o conteúdo do arquivo (você pode apagar o conteúdo da linhas segurando Crtl + K) e em seguida, cole neste arquivo aberto o conteúdo do preview do aplicativo da Nvidia que você copiou.

- Salve as novas alterações (Crtl + O para salvar) e reinicie o seu pc ou somente o serviço de video (sudo /etc/init.d/gdm restart).

Pronto! Deste jeito não tem erro, vai funcionar na marra!  >:(

:D

Fim do Tutorial!




Algumas considerações(só leia se precisar se orientar melhor):


- O comando nvidia-xconfig cria um novo xorg.conf, mas com umas configurações padrões para que o Ubuntu reconheça a placa de video 3D que você colocou na sua máquina.

- O comando nvidia-settings ou /usr/bin/nvidia-settings serve para chamar o utilitário de configuração da Nvidia, mas existem fóruns ou blogs que dizerm que o utilitário não deixa você gravar as alterações se estiver executando o comando como root, então sugerem que o comando seja executado com gksu ou gksudo nvidia-settings. Sinceramente, tentei de todas as maneiras e o aplicativo não gravou minhas configurações. Então recomendo seguir o mini-tutorial que fiz logo acima.

- Se você apagar o arquivo xorg.conf, que por padrão no Ubuntu não é mais utilizado, caso você queira fazer com que o Ubuntu reconfigure seu video da forma padrão dele, você pode dar o comando sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg.

- Existe outro arquivo de configuração que é utilizado neste aplicativo da Nvidia e que está oculto, seu nome é .nvidia-settings-rc e às vezes ele fica dentro de dois lugares, em /root ou /home/nome_do_seu_usuário. Para listá-lo basta dar o comando sudo ls -a /root ou sudo ls -a /home/nome_do_seu_usuário. Se eu não me engano, nele ficam gravadas configurações específicas de cor, brilho, contraste, específicas da placa da Nvidia e tive algumas dificuldades porque toda a vez em que reinicio o meu pc, alguns videos ficam com o matiz meio azulado, então tenho que entrar dentro do aplicativo da Nvidia e mandar redetectar minhas configurações de hardware para que eu possa ver alguns filmes com a cor original. Só fiz esta observação porque também é possível editar estas configurações nele com um editor tipo nano /home/nome_do_seu_usuário/.nvidia-settings-rc, mas eu ainda não fiz isso porque ralei a madrugada para aprender a configurar minha placa de video nos 2 monitores que estão plugados nela, sendo que a solução era tão simples.
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 09:10 por darkbr »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2010, 11:19 »
Muito obrigado pelo tuto.
Só uma dúvida: como faço pra que esse programa da nvidia de fato funcione corretamente? O meu não tem tanta opção de configuração.

Outra coisa: esse lance de usar dois monitores pra ficar com espaço grande, só funciona se tiver placa 3d? Como faço pra saber se minha placa é 3d? Pois não fui eu quem comprou o micro, só estou usando ele.

Obrigado.

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2010, 09:13 »
sigur, usar dois monitores não depende de uma placa 3D, e sim que você tenha 2 placas de vídeo ("1 onboard + 1 offboard" ou "2 offboard") ou 1 placa de vídeo com 2 saídas.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2010, 11:55 »
opa, até consegui usar os dois, mas quando eu reinicio o pc ele trava na tela do ubuntu. Agora instalei o 10.04 e estou só com um. não sei se devo usar dois novamente. me parece que ele sempre estraga o xorg.conf.

sei lá. to com medo de tentar novamente.
valeu

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2010, 13:02 »
Faz uma cópia do xorg.conf, se der problema é só restaurá-la. Pode até usar um live-cd para isso.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Configurando Nvidia no 9.10 Karmic Koala
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2010, 09:19 »
eu fiz uma cópia para uma outra pasta, daí quando deu pal, eu usei o modo texto pra sobrescrever o arquivo. daí ele liga, só que quando eu desligo e vou ligar novamente, volta a dar o mesmo problema, ou seja, parece que ao desligar o arquivo é atualizado pro modo errado novamente.

estranho

coloquei o ubuntu 10.04 e agora tá normal, mas estou com medo de tentar ligar o outro monitor e ferrar novamente.

o pior de tudo é que minha máquina não tem drive de dvd. só tem usb.