Autor Tópico: Erro de Autenticação de Usuário [Resolvido]  (Lida 10909 vezes)

Offline richard.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Erro de Autenticação de Usuário [Resolvido]
« Online: 13 de Maio de 2010, 08:45 »
 Senhores estou precisando mudar o O.S. de todas as máquinas com Windows XP
para o Ubuntu 9.10 ou 10.04 todavia, tenho uma rede onde as máquinas se conectam via cabo
e outras que se conectam exclusivamente via Wireless.
 
 1. Estou utilizando o likewise para adicionar os hosts Ubuntu ao AD do Win 2k3 R2;
 2. As máquinas que se conectam à rede via cabo realizam a autenticação do usuário normalmente;
 3. O problema propriamente dito são com os hosts que utilizam Wireless para acessar a rede.

 Os hosts com Ubuntu que utilizam Wireless não conseguem se autenticar com o servidor uma vez
que, elas SÓ conectam (adquirem IP) após iniciar a sessão como Administrador.

 Para autenticar o usuário no domínio é necessário que a placa Wireless faça a autenticação(WPA2) com o
Access Point (AP) para adquirir IP.
 O usuário de rede (wifi) não consegue logar uma vez que, o Gnome só autentica a placa wireless, depois de ter sua
sessão iniciada.
 
 Enfim:
  1. Em modo 'terminal' os usuários conseguem logar sem nenhum problema;  :)
  2. O Gnome não estabelece a conexão wireless até que a sua sessão seja iniciada;  :(
  3. O usuário do domínio nunca conseguirá logar nesta situação.

 "...o ovo ou a Galinha?"

 Alguém tem algum bizu de como fazer o Gnome realizar a autenticação (WPA2) com o AP
antes de ter sua sessão iniciada?

 Agradeço desde já a atenção dos Senhores.
 Forte Abraço!
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 07:04 por richard.viana »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Erro de Autenticação de Usuário
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 11:30 »
Bom dia,

Provalvemente contenha erro nas configurações...

Me diz uma coisa... como estao os ips ? vc colocou direto ou dhcp?

ele Identifica mas não autentica?


abs



J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Erro de Autenticação de Usuário
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2010, 12:44 »
Senhores estou precisando mudar o O.S. de todas as máquinas com Windows XP
para o Ubuntu 9.10 ou 10.04 todavia, tenho uma rede onde as máquinas se conectam via cabo
e outras que se conectam exclusivamente via Wireless.
 
 1. Estou utilizando o likewise para adicionar os hosts Ubuntu ao AD do Win 2k3 R2;
 2. As máquinas que se conectam à rede via cabo realizam a autenticação do usuário normalmente;
 3. O problema propriamente dito são com os hosts que utilizam Wireless para acessar a rede.

 Os hosts com Ubuntu que utilizam Wireless não conseguem se autenticar com o servidor uma vez
que, elas SÓ conectam (adquirem IP) após iniciar a sessão como Administrador.

 Para autenticar o usuário no domínio é necessário que a placa Wireless faça a autenticação(WPA2) com o
Access Point (AP) para adquirir IP.
 O usuário de rede (wifi) não consegue logar uma vez que, o Gnome só autentica a placa wireless, depois de ter sua
sessão iniciada.
 
 Enfim:
  1. Em modo 'terminal' os usuários conseguem logar sem nenhum problema;  :)
  2. O Gnome não estabelece a conexão wireless até que a sua sessão seja iniciada;  :(
  3. O usuário do domínio nunca conseguirá logar nesta situação.

 "...o ovo ou a Galinha?"

 Alguém tem algum bizu de como fazer o Gnome realizar a autenticação (WPA2) com o AP
antes de ter sua sessão iniciada?

 Agradeço desde já a atenção dos Senhores.
 Forte Abraço!

Configure um usuário local na máquina (com direito de administração). Crie a conexão wireless com o NetworkManager, mas marque as opções "Conexão do sistema" e "Conectar automaticamente". Isso vai fazer com que a conexão seja iniciada automaticamente, sem necessidade do usuário abrir uma sessão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline richard.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Erro de Autenticação de Usuário
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2010, 07:15 »
Senhores estou precisando mudar o O.S. de todas as máquinas com Windows XP
para o Ubuntu 9.10 ou 10.04 todavia, tenho uma rede onde as máquinas se conectam via cabo
e outras que se conectam exclusivamente via Wireless.
 
 1. Estou utilizando o likewise para adicionar os hosts Ubuntu ao AD do Win 2k3 R2;
 2. As máquinas que se conectam à rede via cabo realizam a autenticação do usuário normalmente;
 3. O problema propriamente dito são com os hosts que utilizam Wireless para acessar a rede.

 Os hosts com Ubuntu que utilizam Wireless não conseguem se autenticar com o servidor uma vez
que, elas SÓ conectam (adquirem IP) após iniciar a sessão como Administrador.

 Para autenticar o usuário no domínio é necessário que a placa Wireless faça a autenticação(WPA2) com o
Access Point (AP) para adquirir IP.
 O usuário de rede (wifi) não consegue logar uma vez que, o Gnome só autentica a placa wireless, depois de ter sua
sessão iniciada.
 
 Enfim:
  1. Em modo 'terminal' os usuários conseguem logar sem nenhum problema;  :)
  2. O Gnome não estabelece a conexão wireless até que a sua sessão seja iniciada;  :(
  3. O usuário do domínio nunca conseguirá logar nesta situação.

 "...o ovo ou a Galinha?"

 Alguém tem algum bizu de como fazer o Gnome realizar a autenticação (WPA2) com o AP
antes de ter sua sessão iniciada?

 Agradeço desde já a atenção dos Senhores.
 Forte Abraço!

Configure um usuário local na máquina (com direito de administração). Crie a conexão wireless com o NetworkManager, mas marque as opções "Conexão do sistema" e "Conectar automaticamente". Isso vai fazer com que a conexão seja iniciada automaticamente, sem necessidade do usuário abrir uma sessão.

 Muito obrigado!  O que você me explicou ajudou muito!
 Ao acessar este menu que você me indicou, percebi que no rodapé existe um "check-box" escrito:
 "Disponível para todos os usuários". Todos os usuários agora logam normalmente sem qualquer problema de conectividade wireless

 Para aqueles que gostariam de saber sobre os detalhes, realizei o seguinte procedimento (agora simples):
 
 1. Loguei como administrador local do host;
 2. Acessei o NetworkManager com o botão esquerdo do Mouse em cima do símbolo wireless próximo do relógio;
 3. "Editar Conexões";
 4. "Sem fio";
 5. Duplo clique na conexão configurada;
 6. Marcar o check-box "Disponível para todos os usuários";
 7. "Aplicar"

 Após este procedimento todos os meus usuários logam no domínio, o único problema é fazer alguns entender
que agora necessitam logar da seguinte maneira: "domínio\login_do_usuário".

 Valeu mesmo, Forte Abraço!
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 07:18 por richard.viana »