Autor Tópico: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop  (Lida 2963 vezes)

Offline Elielliton Paiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Online: 11 de Maio de 2010, 09:39 »
Olá pessoal bom dia, fui solicitado pra instalar um programa de automação escolar, só que o pessoal da escola quer o Servidor Linux e a empresa desenvolvedora do software não dá suporte pra plataforma Linux, eu instalei o Ubuntu Desktop em uma máquina aqui da empresa onde trabalho pra tentar instalar o banco de dados desse programa no ubuntu e quero saber se vocês podem me ajudar.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2010, 10:10 »
Qual banco de dados?

Se a questão é se dá pra instalar na versão Desktop os bancos de dados utilizados no Server, sim. Eu uso o MySQL.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Elielliton Paiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2010, 10:20 »
O banco do software é o Firebird.

Offline Elielliton Paiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2010, 14:53 »
O Firebird que é pra rodar esse software de automação escolar é a versão 2.1.1, existe algum artigo onde a gente possa ver como se faz a instalação dele no ubuntu 9.10? Ou eu posso ir pelo gerenciador de pacotes synaptics? Ou existe alguém aqui no fórum que já fez essa tarefa que poderia me ajudar a realizar esse procedimento? Desde já muito obrigado pela atenção de todos.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2010, 16:12 »
Já instalei e usei o Firebird muito tempo atrás, mas ele está nos repositórios, basta instalar.
Pode ser possível alguma configuração extra. Faça uma pesquisa. Sempre existem ótimos tutoriais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Elielliton Paiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2010, 19:58 »
Bom consegui instalar o firebird pelo gerenciador de pacotes synaptics e já instalou todas as dependências, agora eu fiquei com uma dúvida para que o banco de dados do programa o qual estou querendo usar possa funcionar tem alguma coisa a ver com usuário? Eu criei um direitório na raiz (/) e coloquei o banco depois dei permissão para a pasta e para os arquivos dentro dela ai instalei o aplicativo em um terminal Windows configurei o arquivo .ini apontando para o banco no servidor mas não consegui fazer o software rodar.Se alguém puder me explicar como se faz desde já agradeço.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2010, 08:37 »
Instale um programa chamado flamerobin para ver se o acesso ao Banco de Dados está ok.
Acho que você tem que identificar como remoto o banco de dados no seu programa. Não é simplesmente copiar o arquivo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Elielliton Paiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalando banco de dados em Ubuntu Desktop
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2010, 12:17 »
Meu amigo deixa eu lhe passar o passo - a - passo da minha caminhada derepente eu esteja pulando etapas (risos). É só pra ter noção sei que você manda ver nessa parte mas gosto de explicar para o moderador ficar sabendo o que está sendo feito.

1° instalei o firebird2.1-super e suas dependências pelo gerenciador de pacotes synaptics

2° Eu fiz a configuração dele por meio de sudo dpkg-reconfigure firebird2.1-super e em seguida respondi as perguntas que são feitas se desejo que o servidor seja iniciado automaticamente, definir a senha para o usuário sysdba.

3° Iniciei o serviço dele através de /etc/init.d/firebird2.1-super start

4° Crei uma pasta chamada "banco" na (/) e dentro dela coloquei o "meubanco.gdb" e tem outro banco chamado "registro.gdb" e também existe uma pasta companheira dela (risos) chamada Update > que tem tem 3 subpastas: Backup - files e temp e um banco chamado nomedosoftware_update.gdb já dei permisão pra essa pasta atráves do sudo chmod 777 /banco/nomedapastadobanco.

5° Fui no terminal Windows instalei o software de forma normal com o firebird e tudo e editei o arquivo .ini apontando para o Servidor e dá acesso negado.

6° Instalei o flamerobin mas estou perdido nele, eu usava antes o ibo console do Windows. Pronto parei aqui, mas tenho FÉ que irei conseguir sair com a ajuda de vocês.
 
« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 12:30 por Elielliton Paiva »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson