Autor Tópico: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona  (Lida 9528 vezes)

Offline Elderane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Online: 12 de Maio de 2010, 17:48 »
Olá, já tentei de tudo q podia, li todos os tópicos q falam sobre o assunto e nenhum deles conseguiu me ajudar, eu estou a muito tempo tentando fazer com q funcione a rede entre meu pc Ubuntu e de meu irmão Win 7, estamos os dois ligados a um switch D-Link a este switch está ligado o roteador speedstream 5200, a internet está compartilhada normalmente, porém já tentei de tudo e não consigo compartilhar as pastas, qd eu logo meu pc no Win 7 e ficamos os 2 no msm sistema funciona normal, porém, como uso pouco o windows queria fazer esse compartilhamento entre ubuntu e windows, ja instalei o samba e vários outros  tutoriaisporém tds sem êxito. Qd vou em locais > rede e tento abrir a rede windows recebo a mensagem: Não foi possível montar a localização / Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor.
Por favor, alguém me ajude pois ja tentei de td e quebrei bastante a cabeça.

Obrigado desde já,

Carlos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 17:59 »
Confirme que as duas máquinas estejam na mesma rede. P.ex, se o endereço IP de sua máquina for "192.168.1.2", a máquina do seu irmão tem que ter endereço IP "192.168.1.5" ou assemelhado.

Confirme também que o firewall da máquina Windows esteja configurado pra liberar acessos vindos da sua rede local.

Esteja atento, pq programas como antivírus podem ter firewall também e te sacanear.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Elderane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2010, 18:05 »
Ok, vou tentar isso, outra coisa também é de qd abro sistema>preferencias>compartilhamento de arquivos pessoais aparece pra mim:

"Compartilhar arquivos pela rede

Este recurso não pode ser habilitado porque necessita de pacotes q não estão instalados no seu sistema"

Quais seriam esses pacotes, ja instalei varios...

Eu colocaria um print, mas não sei como coloco um arquivo de imagem aki sem fazer upload em outro lugar.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2010, 18:15 »
Pesquise por Samba aqui no forum

Offline Elderane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2010, 18:35 »
Aqui vai meu ifconfig

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:25:11:71:94:d2 
          inet end.: 192.168.1.2  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::225:11ff:fe71:94d2/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1236022 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:963291 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1728379483 (1.7 GB) TX bytes:88466833 (88.4 MB)
          IRQ:27 Endereço de E/S:0x8000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:4055 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:4055 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:289727 (289.7 KB) TX bytes:289727 (289.7 KB)

ppp0      Link encap:Protocolo Ponto-a-Ponto 
          inet end.: 189.82.202.180  P-a-P:200.217.89.16  Masc:255.255.255.255
          UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1492  Métrica:1
          pacotes RX:5631 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:5404 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:3
          RX bytes:6406684 (6.4 MB) TX bytes:661587 (661.5 KB)
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 19:22 por Elderane »

Offline Elderane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2010, 19:21 »
Q configuração preciso fazer no windows???

compreender

  • Visitante
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2010, 21:13 »
Fiz um teste agora do meu compartilhamentto entre o Ubuntu e o Windows ME.
Abri no Ubuntu um documento .doc e depois um documento .eml; os dois se encontravam no windowse abriram sem nehum problema.
No Ubuntu abri o primeiro com o OpenOffice e o segundo com o Thunderbird; este inclusive tinha desenhos e saiu perfeito.
O primeiro foi criado no Windows com o Office e o segundo com o IncredImail.
Bom isso foi entre o Ubuntu e o velho Windows ME; agora sou saberei daqui uns dias se não tem problemas com documentos que se encontram em computdores com Windows XP e 7.
Para estes mais que provavel terei que liberar portas no Firewall dos mesmos; as quais nâo sei exatamento talvès o windows me informara automaticamente ou terei que pesquisar na Internet para descobrir o numéro da porta?
Pode lhe ser util, olhe esta página do fórum
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66384.0.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2010, 23:25 »
Citar
Este recurso não pode ser habilitado porque necessita de pacotes q não estão instalados no seu sistema"

Quais seriam esses pacotes, ja instalei varios...

Instale os pacotes "samba" e "swat". (apt://samba,swat)

sudo apt-get update
sudo apt-get install samba swat


Citar
Q configuração preciso fazer no windows???
Confirme que o windows está na mesma rede. Vc consulta o IP do windows com o comando "ipconfig /all" numa janela de comandos (cmd).

Confirme também que o firewall do windows esteja desativado ou configurado pra permitir o acesso a partir da rede local.

Se estiver usando Vista ou Win7, na Central de Redes você tem que fazer algumas modificações, como tornar a sua rede como "privada" (permitindo a descoberta da sua máquina pelas outras), habilitar a descoberta automática de rede, e o compartilhamento de arquivos/impressoras.
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 23:28 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline romanorox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2010, 21:05 »
Olá pessoal sou novo aki e vou utilizar esse msm tópico para não criar outro com o mesmo tema(a não se que precise).
Tenho 2 computadores + 1 modem D-Link conectados através de um hub.
O pc A tem SO Windows 7
O pc B tem SO Ubuntu 10.04
O Modem esta permanentemente conectado na internet.
Os pcs A e B navegam normalmente na internet.
O que eu gostaria agora é que o pc B enxergasse uma pasta do A.
Como eu faço isso?
Li que eu teria que instalar samba, instalei ele conforme um tutorial que achei. Mas se eu não instalar o samba, jamais poderei ver a pasta no micro com windows?
Depois de muitas tentavas eu consegui enxergar as pastas do windows, mas quando tento acessa-las da esse erro da imagem e dai não saio mais =\
http://img686.imageshack.us/img686/6756/capturadetelayb.png
Já li e tentei varias coisas que ate agora não deram certo. Nem lembro tudo que ja fiz, então peço paciência a vc, pois é a primeira vez que instalo Linux.
Outra curiosidade, qual a diferença dessas duas pasta da imagem a pasta "D" e a "D$"??
Obrigado.
Fique rico ou morra tentando!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2010, 23:58 »
Citar
Olá pessoal sou novo aki e vou utilizar esse msm tópico para não criar outro com o mesmo tema(a não se que precise).
Ih, sequestro de tópico... podia pelo menos pedir licença ao autor, não???  :P ::)

Citar
O que eu gostaria agora é que o pc B [ubuntu] enxergasse uma pasta do A [Win7].
Como eu faço isso?
Compartilhe a pasta, configure o firewall, certifique-se de que exista um usuário na máquina Windows com o mesmo nome do usuário que vc usa na máquina Linux.

Citar
Li que eu teria que instalar samba, instalei ele conforme um tutorial que achei. Mas se eu não instalar o samba, jamais poderei ver a pasta no micro com windows?
Você não precisa do pacote samba completo pra acessar compartilhamentos, só pra oferecer compartilhamentos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline romanorox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2010, 01:04 »
Citar
Olá pessoal sou novo aki e vou utilizar esse msm tópico para não criar outro com o mesmo tema(a não se que precise).
Ih, sequestro de tópico... podia pelo menos pedir licença ao autor, não???  :P ::)

Citar
Citar
O que eu gostaria agora é que o pc B [ubuntu] enxergasse uma pasta do A [Win7].
Como eu faço isso?
Compartilhe a pasta, configure o firewall, certifique-se de que exista um usuário na máquina Windows com o mesmo nome do usuário que vc usa na máquina Linux.
Firewall desativado, usuario como o msm nome criado. Msm assim não funciona msm erro da imagem.

Citar
Citar
Li que eu teria que instalar samba, instalei ele conforme um tutorial que achei. Mas se eu não instalar o samba, jamais poderei ver a pasta no micro com windows?
Você não precisa do pacote samba completo pra acessar compartilhamentos, só pra oferecer compartilhamentos.
Li isso tmbm, instalei conforme indicado no tuto. Mas tem que ter ele obrigatoriamente ou não?
Fique rico ou morra tentando!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2010, 19:33 »
Citar
Mas tem que ter ele obrigatoriamente ou não?
Não, não tem que ter ele obrigatoriamente, foi o que eu disse. Você só precisa dele se for oferecer compartilhamentos no seu Ubuntu. No caso, você quer acessar compartilhamentos em outras máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline romanorox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2010, 21:53 »
Citar
Mas tem que ter ele obrigatoriamente ou não?
Não, não tem que ter ele obrigatoriamente, foi o que eu disse. Você só precisa dele se for oferecer compartilhamentos no seu Ubuntu. No caso, você quer acessar compartilhamentos em outras máquinas.
Entendi essa ate essa parte, muito obrigado.
Pela imagem que eu postei, da pra ter ideia do que esta acontecendo? Meu win esta sem senha e firewall desativado e msm assim da esse erro.  :(
Fique rico ou morra tentando!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Ubuntu 10.04 - Win 7 não funciona
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2010, 22:12 »
O windows sem senha pode ser o motivo, por incrível que pareça.

Experimente definir uma senha pro seu usuário, veja se a partir daí vc consegue se conectar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D