Autor Tópico: Compartilhamento de pasta e arquivos (Resolvido) + Impressora  (Lida 5428 vezes)

compreender

  • Visitante
Compartilhamento de pasta e arquivos (Resolvido) + Impressora
« Online: 11 de Maio de 2010, 00:19 »
Após instalar Ubuntu 10.4 ,retirado e acrescentado uns programas, deixar ele funcionando redondinho estou partindo agora para integrar o ubuntu na rede domestica.
1 roteador  a cabo e sem fio
1 computador com Windows 7 e Ubuntu 10.4, com impressora HP Deskjet D1560 (cabo)
1 computador com Windows Millenium (cabo)
1 computador com Windows XP Cabo)
1 Notebook com Windows 7 (sem fio)
Existe compartilhamento de pasta entre todos os Windows e a impressão funcionando a partir de todos eles inclusive a partir do Ubuntu.
Criei na pasta pessoal uma nova pasta onde deixei alguns arquivos e quero compartilhar essa pasta e seus arquivos.
Aqui comece o meu problema, clicando com o lado direito do mouse na pasta ou num arquivo da mesma não aparece no menu flutuante nenhuma opção para compartilhar.
Abrindo Preferências -> Compartilhamento de arquivos pessoais, a caixinha de marcação  compartilhar arquivos públicos na rede esta grisada e inoperante.

O samba esta instalado
Confirmei fazendo novamente no terminal
sudo apt-get install samba
fiz
sudo apt-get update
e depois
sudo apt-get upgrade

Parece tudo normal mas não consegue opção para compartilhar.

Após resolver o compartilhamento de pastas/arquivos entre todos os computadores e o Ubuntu quero que possa se imprimir a partir dos outros computadores independentemente  do sistema operacional que esta sendo usado no computador dual Boot ao qual esta ligada a impressora.

Hoje para imprimir de um dos outros computadores tem que sair primeiro do Ubuntu e reiniciar com o Windows 7.

Procurei para ver se esse problema já tinha sido abordado no fórum mas não achei uma resposta que pudesse me orientar.
A quem puder me ensinar o caminho das pedras para prosseguir na implementação, agradeço.
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 11:21 por compreender »

compreender

  • Visitante
Re: Compartilhamento de pasta e arquivos
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2010, 11:28 »
O problema do compartilhamento de pasta foi resolvido.
Desconfiava de uma falha do nautilus que gerencia as pastas pessoais
Analisei no Synaptic todos os pacotes relacionados ao nautilus, usando um tradutor em linha, já que meu inglês é minimo e descobri que o mautilus-share que permite o compartilhamento não estava instalado.
Não sei se é uma falha do CD de instalação ou do próprio conteúdo do mesmo fornecido pela Canonical!
Ativei este pacote e pude compartilhar a pasta desejada.
Testei o compartilhamento entre o Ubuntu e o Windows ME copiando e colando arquivos em ambos os sentidos e funcionou perfeitamente.
Não foi possível enxergar a impressora no Windows ME. Após verificação no sitio da HP constatei que este modelo mais moderno não possua driver que permita adicionar a mesma a este sistema operacional e é portanto imcompatível com o mesmo.
Dentro de dois dias terei acesso aos demais computadores e poderei então verificar o compartilhamento da impressora a partir dos mesmos.






compreender

  • Visitante
Re: Compartilhamento de pasta e arquivos (Resolvido)
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2010, 11:20 »
Hoje deu para prosseguir nos testes com o Notebook onde esta instalado o Windows 7 que  se conecta a rede domestica através do roteador numa conexão sem fio.
O compartilhamento funcionou em ambos os lados.
Bastou clicar com o botão direito do mouse na pasta compartilhada no Notebook -> compartilhamento -> adicionar todos.
No Notebook foi necessário adicionar novamente a mesma impressora que esta conectada ao meu computador para que o mesmo enxergasse ela através do Ubuntu quando meu computador esta trabalhando neste sistema operacional.
Dai deu para imprimir documentos localizados no notebook na impressora conectada a meu computador com este usando o sistema ubuntu.
Não foi feito teste com o computador usando o windows XP que não estava disponível, mas com certeza deve funcionar já que esta tudo certo com o windows 7.
Quando ao computador com o windows ME ficara sem impressora já que a HP não desenvolveu driver compatível com este sistema e a impressora HP Deskjet  D1560. :D