Autor Tópico: Desinstalação e remoção de pacotes (Resolvido)  (Lida 2555 vezes)

compreender

  • Visitante
Desinstalação e remoção de pacotes (Resolvido)
« Online: 30 de Abril de 2010, 16:45 »
Acabei de instalar a ultima versão de Ubuntu e estou com certas duvidas.
Com o CD alguns pacotes estão automaticamente instalados; ocorre que  provavelmente nunca utilizarei alguns deles pois não tenho os periféricos para os mesmos, ou pretendo substitui-los por outros programas equivalentes (Thunderbird, SmPlayer, etc.)
Me parece porem que certos pacotes não podem ser desinstalados  e depois removidos pois ele interferem com outros programas que pretendo manter em uso.
Segue uma lista de alguns dos pacotes que para mim não interessam e que gostaria de desinstalar e se permitido, depois remover definitivamente para não sobrecarregar meu disco desnecessariamente e deixar os menus mais enxutos.
Sistema > Preferências >Bluetooth
Aplicativos > Correio e agenda do Evolution
Aplicativos > Escritório > Dicionário
Aplicativos > Gráficos > Digitalizador Simples
Aplicativos > Internet > Cliente de mensagens instantâneas Empathy
Multimídia > Gravador de som
Multimídia Reprodutor de filmes
Multimídia Reprodutor de música Rhythmbox

Gostaria de receber dos usuários do fórum um parecer com fundamentos baseados na experiencia, palpites não me interessam, para cada pacote acima mencionado.

Já foi usuário anteriormente, por pouco tempo, do Linux  e acabei desistindo deste sistema por falta de informações concretas e fiáveis  Tais fatos me obrigaram a reinstalar varias vezes meus dois sistemas, Window7 e Ubuntu.
Hoje reinstalei a ultima versão do Ubuntu em paralelo com o Windows 7, as partiçoẽs estão bem definidas  o Grub esta funcionando corretamente e espero não ter mais problemas.
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 11:14 por compreender »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desinstalação e remoção de pacotes
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2010, 17:31 »
Movido para Sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Desinstalação e remoção de pacotes
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2010, 19:17 »
Existe a questão das dependências, um ou mais programas podem compartilhar da mesma lib, tbm tem algumas coisas q não, o q eu faço é remover do menu pra ficar mais simples e direto
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

compreender

  • Visitante
Re: Desinstalação e remoção de pacotes
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2010, 22:26 »
Agradeço sua resposta, sua solução é simples e valida.
Já tinha pensado nela mas ela é um pouco como tapar o sol com uma peneira; ela resolva visualmente mas não soluciona.
Continuo desperdiçando um espaço sem utilidade no disco e deixando o sistema mais lento carregando uns programas que não vou usar!
O problema é saber os pacotes que estão totalmente sem relações entre si, independentes dos demais e que portanto podem ser totalmente removidos visto que eles não tem arquivos em comum com outros pacotes.
Depois para os pacotes que tem dependências, arquivos em comum, saber quais as partes dos mesmos, os nomes e locais dos arquivos, que não são comum e podem ser removidos com segurança.