Autor Tópico: terminal para quando desconecto da rede  (Lida 1286 vezes)

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
terminal para quando desconecto da rede
« Online: 29 de Abril de 2010, 17:22 »
Oi pessoal,

estou com um problema meio bizarro aqui. Em um note, onde tudo funciona aparentemente OK, quando desconeto a rede wireless o terminal para de responder. Ele não chega a travar, os comandos built-in do shell continuam funcionando (tipo which ou exec). Mas comandos externos (tipo ls ou qualquer outro) não funciona. O note não trava, todas as aplicações abrem normalmente. Mas o shell continua sem funcionar. Quando a rede é conectada novamente, ele volta a responder.
Já tentei usar shells diferentes (bash, sh, tcsh) e nada.
Alguma dica? Este note está com o 9.04 instalado e o problema começou a bem pouco tempo. Os arquivos syslog e messages não acusam nenhum problema (pelo nada visível).
Alguém tem idéia do que possa ser?

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: terminal para quando desconecto da rede
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2010, 03:27 »
O que vc chama de "travar"? Ele demora muito pra responder, ou dá mensagem de erro?

De qq forma... poste o conteúdo da variável de ambiente PATH, e a saída do comando "df".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: terminal para quando desconecto da rede
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2010, 10:42 »
Oi zekkerj,

eu não tenho como postar o conteúdo do path nem a saida do df agora pois o note não está aqui comigo neste momento.
Ele não trava (congela) nem exibe mensagens de erro. A impressão que dá é que os comandos simplesmente não respondem, como se ficassem esperando algo. Eu, ainda, consigo cancelá-los com um CTRL-C. Mas sem erro nem nada de anormal. O que acontece é que, sem a rede, os programas chamados - via terminal - ficam parados, sem resposta (mas aparentemente não estão travados). Quando a rede volta, os programas voltam a responder. Ontem eu já havia checado o path e ele está OK (com e sem rede). Os comandos também são completados quando dou um tab e o which consegue encontrar todos os principais executáveis (com e sem rede). Os programas chamados no X funcionam normalmente (com e sem rede).

O que conseguimos descobrir ontem, após postar aqui no forum, é o seguinte:
- tenho uma pasta montada, via NFS, neste note
- se eu desconecto da rede com esta pasta montada, o shell para de funcionar corretamente
- se eu desmonto a pasta e desconecto da rede, o shell funciona normalmente

Ou seja, o NFS está esperando uma resposta desta pasta e para todos os outros executáveis chamados via terminal. O estranho é que até duas semanas atrás isso não acontecia. Segundo o usuário do note, nenhum novo programa foi instalado e não há nenhum processo rodando, por padrão, que dependa da pasta montada via NFS.

Assim que o note voltar, eu posto o conteúdo do path e do df

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: terminal para quando desconecto da rede
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2010, 11:56 »
Citar
tenho uma pasta montada, via NFS, neste note
Eu sabia...  ;D
O comando "df" era justamente pra encontrar alguma pasta NFS montada.

Com certeza essa pasta está listada no PATH, ou em algum lugar que faz com que ao executar o comando, o sistema tente ler o conteúdo dela, fazendo com que o sistema fique irresponsivo ao executar um comando.

Tente adicionar as opções "soft,intr" à montagem do NFS, pra que ele não fique bloqueado quando o servidor da pasta não estiver disponível.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline amelotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: terminal para quando desconecto da rede
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2010, 15:12 »
zekkerj,

muitissimo obrigado! o que tava fazendo agarrar era um caminho que incluia a pasta no NFS - coisa que eu não reparei antes.
Estranho é que, segundo o usuário do note, antes o NFS era desmontado quando a rede era desabilitada. Vou continuar pesquisando a respeito - agora, pelo menos, já sei o que procurar
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!