Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 10.04 travando  (Lida 22015 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu 10.04 travando
« Online: 30 de Abril de 2010, 09:30 »
Saudações, faz um bom tempo que não uso linux, mas estou retomando o uso com a versão 10.04.

Pois bem, fiz a intalação utilizando o cd desktop para 32 bits, correu tudo bem. Porém ao entrar no Ubuntu instalado, depois de um tempinho, o computado travavava completamente. O cursor do mouse não se mechia, e as luzes do teclado não podiam ser ativados/desativados.

Pensei ser algo isolado, reiniciei o pc mas o travamento novamente ocorreu.  Em uma quarta tentativa, entrei em Sistema > Preferências > Aparência, aba "Efeitos Visuais", e lá modifiquei de "Normal" para "Nenhum". Parece ter resolvido.

O estranho é que meu pc não é tão antigo assim, então aguentaria sem problemas os efeitos visuais do Ubuntu, tanto que antes de travar esses efeitos estavam fluindo muito bem.

Alguém teve um problema similar?
« Última modificação: 19 de Julho de 2010, 13:34 por zackshinra »
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2010, 18:53 »
Comigo aconteceu o mesmo problema. Aliás, o meu Ubuntu também travava no Ubuntu 9.10, mas encontrei a solução para esta versão neste link:  http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/ubuntu-9.10-trava .

Porém,quando atualizei para o Ubuntu 10.04, este truque não funcionou mais. O arquivo que precisaria consertar algumas letrinhas não existe nesta versão. Alguém poderia nos ajudar? Estou ansioso pra ver os efeitos gráficos do novo Ubuntu.É muito chato ficar com os efeitos desativados (como o amigo acima e eu)
Com certeza a solução deve ser simples.Ficaria grato com a ajuda de alguém.
 
*Meu pc aguentava tranquilamente os efeito do compiz na versão 9.10 do Ubuntu.(Intel Pentium Dual core inside)

*Talvez se alguém com o pc normal fizesse um "print screen" no arquivo /usr/bin/compiz-decorator poderia nos ajudar a consertar. Tenho leves suspeitas que o problema é nele.
« Última modificação: 02 de Maio de 2010, 17:40 por Kleyton Lopes »
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)

Offline emr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2010, 14:20 »
O meu esta com o mesmo problema, ele da o boot normal e ja na tela de login, após alguns segundos, teclado e mouse param de responder. Na versão 9.10 tava redondinho.

Offline Levi Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2010, 09:51 »
Nossa! Eu pensei que era só no meu note antigo que acontecia. No 9.10 toda vez que eu queria trocar de tema ele travava completamente. Agora no 10.04 ele trava sozinho depois de um tempo e também continua o problema no menu sistema> aparência.
Usuário livre!

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2010, 15:04 »
Boa Tarde!
Hoje acordei com coragem de resolver este problema. Não sei o que fiz ao certo para resolvê-lo. Mas o fato é que o meu Ubuntu 10.04 não está mais travando a um bom tempo.
Fiz duas coisas muito simples:

1) Baixei e instalei pelo Synaptic (Sistema -> Administ. -> Gerenciador de pacotes Synapitic ) o arquivo "libspnav0 (0.2.1-0ubuntu2)"
    *OBS.:Se digitar "driver 3d" na pesquisa rápida do Synaptic,  é o primeiro que vai aparecer.

2)No Gerenciador de Configurações do CompizConfig (Sistema -> Preferências -> C.C.S.M.), basta marcar tudo no Correções de bug ( Utilidades -> Correções de bug).

Como disse antes, não sei qual é o que soluciona. Talvez só a instalação do Driver 3d resolva.
Espero que tenha ajudado ...
Até outra vez !!!
« Última modificação: 04 de Maio de 2010, 15:10 por Kleyton Lopes »
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)

Offline eliasburin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2010, 20:39 »
Olá,
Bom tentei fazer os procedimentos indicados pelo Kleyton mas não obtive sucesso.
Venho enfrentando o problema de travamento desde a versão 9.10, uso computadores da Lenovo modelo M6239 A91 (Intel), já desabilitei proteção de tela, efeitos visuais e nada disso tem surtido efeito. Num laboratório com 40 computadores tem se repetido em pelo menos 10 máquinas.
Alguma sugestão para resolver o problema?

Offline eduardomelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2010, 21:10 »
Qual o chipset gráfico? Se for Intel, qual o modelo?

Se você postar mais informações sobre o hardware em si, fica bem mais fácil de ajudar a resolver  ;)

Um lspci mostra o hardware da máquina, inclusive seu adaptador de vídeo.

Abraço!

Offline extremekk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2010, 22:15 »
deu certinho vlw

Offline Backaus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2010, 23:49 »
 :D
- Olá Caros amigos,

- Vejo que muitas pessoas tem tido problemas com a compatibilidade das placas de video durante a instalação do Ubuntu 10.04 LTS.
- Eu mesmo tive e já resolvi através de outro tópico no fórum que talvez resolva o problema de alguns de vocês.
- Façam uma visita no tópico do forum no link a seguir.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65992.0.html

Boa Sorte !
  ;)

Offline pjsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2010, 10:34 »
Alguém me pode dizer uma placa gráfica que não dê problemas na instalação do Lince?

Offline eliasburin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2010, 13:45 »
Qual o chipset gráfico? Se for Intel, qual o modelo?

Se você postar mais informações sobre o hardware em si, fica bem mais fácil de ajudar a resolver  ;)

Um lspci mostra o hardware da máquina, inclusive seu adaptador de vídeo.

Abraço!

Seguem os dados referentes ao hardware das máquinas.
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 4 Series Chipset DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:03.0 Communication controller: Intel Corporation 4 Series Chipset HECI Controller (rev 03)
00:03.2 IDE interface: Intel Corporation 4 Series Chipset PT IDER Controller (rev 03)
00:03.3 Serial controller: Intel Corporation 4 Series Chipset Serial KT Controller (rev 03)
00:19.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82567LM-3 Gigabit Network Connection (rev 02)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 02)
00:1a.2 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 02)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) HD Audio Controller (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev a2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801JDO (ICH10DO) LPC Interface Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801JD/DO (ICH10 Family) SMBus Controller (rev 02)
11:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. Atheros AR5001X+ Wireless Network Adapter (rev 01)


Att
Elias

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2010, 13:40 »
Olá,
Bom tentei fazer os procedimentos indicados pelo Kleyton mas não obtive sucesso.
Venho enfrentando o problema de travamento desde a versão 9.10, uso computadores da Lenovo modelo M6239 A91 (Intel), já desabilitei proteção de tela, efeitos visuais e nada disso tem surtido efeito. Num laboratório com 40 computadores tem se repetido em pelo menos 10 máquinas.
Alguma sugestão para resolver o problema?


Elias Burin, seu problema parece ser diferente do meu. Quando eu desativo os efeitos, não trava.

Mesmo assim, depois de um tempo , percebi que minha dica diminui bastante a frequência dos travamentos.
Estava vasculhando alguns tópicos neste fórum e li essa dica importante. Meu compiz ficou mais rápido e estável com ela.Olha o link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62761.0.html
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, 13:47 por Kleyton Lopes »
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)

Offline eduardomelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2010, 14:31 »
eliasburin

Esse chipset que suas máquinas têm, são reconhecidos automaticamente, justamente por serem homologados pela Intel para funcionarem em Linux. 2 dias atrás instalei um notebook de um amigo com o mesmo chipset, usando o Lucid Lynx (10.04). Tudo foi reconhecido automaticamente e os efeitos habilitados por padrão, nem precisei mexer em nada.

Como você passou, se esse problema está se apresentando em apenas algumas máquinas do laboratório, procure ver se o problema não é de hardware (chipset esquentando demais, ou problemas com as memórias).

Abraço e boa sorte!

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2010, 08:58 »
Pessoal,
  Resolvi voltar pro Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
  Vou esperar o Ubuntu 10.04 amadurecer mais e também ter mais tutoriais dele. Meus posts   anteriores não resolveram definitivamente o problema
  Pelo menos, o problema de travamento do Ubuntu 9.10 já tinha conseguido resolver! :)

Fiz até um tutorial no youtube pra quem tiver o mesmo problema!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ZF6nl2kdtwE

Agora, estou com um PC leve rápido e com todos os efeitos os quais tenho direito!

Falooww!!

   
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)

Offline heliolopesjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 travando
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2010, 10:42 »
Olá amigos,

Sou iniciante, era a 3ª versao que utilizava, e nunca tive problemas com o Ubuntu até atualizar para a versão 10.04. Quando reiniciei, veio a seguinte mensagem:

   No grub device> 24b44bdo-49e541d8-8eb00d6630866df4

   Não consigo reiniciar o Ubuntu nem o Windows

   help pleasee..