Autor Tópico: E o Android?  (Lida 1721 vezes)

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
E o Android?
« Online: 30 de Abril de 2010, 08:04 »

   Dois anos e meio depois de anunciar seu SO para smartphones, a Google tem hoje quase 10% do mercado americano e diversos fabricantes, da Dell à Motorola, estão apostando no Android.

   Moro em Dublin, na Irlanda, há mais de três anos e, mesmo não sendo um Reino Unido, temos aqui quatro opções de aparelhos com o robozinho verde: um da Samsung, um da Sony Ericsson e dois da HTC. Decidido a abandonar meu já não tão prático Nokia 5310 e investir em um smartphone. Desnecessário dizer que descartei a hipótese de adquirir um iPhone, pois vejo a Apple de hoje como a Microsoft dos anos 90.

   Trocentos reviews e relações de custo benefício realizados depois, escolhi o Galaxy Spica i5700 da Samsung e, feliz da vida, comecei a fuçar o Android. Logo de cara percebi que, embora a Samsung já tenha liberado o update da versão 1.5 para a versão 2.1, o meu aparelho estava ainda desatualizado.

   E foi aí que eu dancei.

   Ao contrário outras fabricantes/operadoras, nem a Samsung e nem a O2, uma empresa da Telefónica, disponibilizaram o update "pelo ar". Não, isso facilitaria muito a vida dos usuários e daria acesso à nova versão do sistema sem deixar ninguém de fora. O método escolhido pela fabricante coreana foi através de um software, um software instalável apenas no Windows.

   Pior: um software que simplesmente não roda no Wine e, por depender de uma conexão USB com o smartphone em questão, não funciona nem no XP virtualizado dentro do Lucid.

   Zica à parte, o Android é bastante interessante. Leva um certo tempo para se acostumar ao teclado touchscreen, mas navegar no Chrome Lite e no Google Maps e lidar com fotos e músicas (em FLAC, graças ao player andLESS) é fácil e natural.

   Dá pau? Sim, de vez em quando dá pau. Alguns aplicativos são forçados a serem fechados e o smartphone desliga do nada, mas acredito que a versão 2.1 corrija vários desses bugs.

   Devo dizer que, mesmo com o problema causado pela falta de visão por parte da Samsung, estou satisfeito com minha aquisição. Ter um mini computador sempre à mão é excelente e, para quem viaja com frequência, uma mão na roda.

   E aí? Como está a adoção ao sistema aí no Brasil, em Portugal ou onde quer que você esteja nesse momento?
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: E o Android?
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2010, 22:34 »
absolut1983,

Por aqui está como aí: já há vários smartphones com Android. De cabeça, eu posso citar o teu (Motorola Milestone), o Motorola Dext (só vi à venda na Claro que, por sinal, não tem o Milestone), o Sony Ericsson Xperia X10, o Motorola Quench (parece que neste é o Android 1.5, ao contrário dos outros que já estão vindo com o 2.0).

Eu tenho um Nokia com Symbian já há uns 2 anos e estou pensando em mudar para algum com Android. Você sabe se é possível sincronizar agenda, contatos e notas do Android com o Ubuntu (com o Evolution ou outro)? Eu sei que alguns modelos (inclusive o meu Nokia) podem sincronizar com o Ubuntu One mas é só Contatos e, além disso, eu queria algo que, a exemplo do meu Nokia, possa sincronizar com o PC (infelizmente, só Windows e, pior, Outlook).

Um abraço.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 22:44 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Dobrado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: E o Android?
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2010, 08:21 »
Moro no Japão e por incrível que pareça, japoneses não gostam de smartphones. Até a chegada dos iPhone 3G, só havia 1 ou 2 celulares com Windows Mobile, blackberry nem em sonhos.

O primeiro celular com Android foi um HTC Magic, com Android 1.5 (mas atualizavel, através do próprio celular para 1.6). Nada extraordinário. A um tempo atrás lançaram o Xperia 10, da Sony. Esse sim um bom celular com Snapdragon de 1ghz. Porém vem com o Android 1.6. O Android ainda esta crescendo aqui, mas com certeza pretendo adquirir um celular com Android, assim que ele se estabilizar. Quem sabe quando sair o 2.5 ou 3.0 eu arrisque. O sistema em si é muito bom ao contrário iPhone, você tem total liberdade de fazer o que quiser com seu sistema. O problema são os Apps, que ainda são pobres. E o Android Market, é um zona.