Também ando com problemas com o linux,
comprei um HP, com uma configuração bem interessante e por vir com linux foi bem barato também, mas já começaram os problemas
quando vi que o linux era o red flag, que ninguém falava dele no brasil... e logava no root.
Depois de pesquisar um pouco descobri ser um linux chinês, e que o suporte técnico só se fazia em mandarim, resultado: formatei
Procurando um linux melhor, acabei vindo parar no Ubuntu 10.04 que de cara adorei, com uma interface interessante, se auto configurou na internet, me deu umas dores de cabeça no começo por não saber o que fazer e fuçar muito, inclusive uma vez que tirei todas as barras de inicialização e não tinha nem como desligar, nem lembro como sai daquela, sabendo que tinha que parar num terminal mas não sabendo como. Sinto bastante dificuldade principalmente em utilizar o terminal, o diretório central se chamar "/" já me incomodou bastante e entender os comandos pra um cérebro treinado no windows ainda é bem difícil.
Mas meus problemas começam mesmo quando tenho que utilizar programas, preciso instalar programas específicos e sinto que estou como que enfiando bananas na fechadura da porta tentando abrí-las, mesmo com o wine, só o aplicativo que menos me importava abriu. Trabalho com utilizações gráficas, CAD, photoshop, illustrator e Indesign, e ter que reaprender em outros programas que nem sei para que servem e se um dia responderão as minhas necessidades.
Desistindo de usar "seriamente" o ubuntu acabo por usá-lo só para internet, criei um dual-boot com o Win XP, que roda outros aplicativos e jogos mais pesados, mas ainda assim tive sérios problemas para fazê-lo funcionar tendo que procurar drivers, que me pareciam existentes, escolhi o XP porque me parece mais consolidado e útil, diferente do Vista e seus anúncios de falha de segurança que parecem as escalas de cores do governo americano, dando alertas pra rodar qualquer coisa. Mas a microsoft anunciou que não daŕa mais suporte ao XP, que até agora ainda não conecta na internet.
Todas essas dificuldades, que me impedem até hoje de rodar muitos programas, me fez procurar o Seven, não o quero comprá-lo pois acho que um software não pode ser vendido a 700 reais, um abuso, mas ainda não achei versão final ou confiável que não venha cheia de mudanças, mas com comentários como o do
lnxluisfelipe
Sinceramente não vejo imaturidade no ubuntu.
Comprei de birra o w7 Ultimate original (sim, eu gastei dinheiro a toa) e ele não reconhece nem metade do hardware que o ubuntu reconhece na instalação. O w7 tem a audácia de instalar um drive da placa 3d que não suporta opengl, de tenho que ficar baixando drivers e mais drivers para fazer tudo rodar (e por que raios o driver de som da acer tem 107mb?).
me fazem perceber que parece que a luz no fim do túnel é um trem, não há softwares realmente úteis e simplesmente parece não haver integração intencional, nem maracutaias suficientes para todo o conhecimento que roda em sistemas binários. Acabo por achar que não há SO que me satisfaça.
Fiquei realmente muito empolgado com o Ubuntu, tanto que me interessei até em começar a programar, outra tentativa frustrada por não saber nem que linguagem nem que programa utilizar frente ao inúmeros, complexos e totalmente diferentes pacotes disponiveis no ubuntu. Escolhi partir para o C++, mas não consigo nem saber se estou no aplicativo certo.
Tentarei continuar usando o linux, apesar do tempo que gasto nele ser umas 4 vezes maior do que no Win ou no Mac e estou realmente pensando em trocar tudo por Mac. Mas por enquanto usarei o Ubuntu ao menos para utilizarar a internet, fazer downloads e torrents, os quais não me deram problema algum.
Desculpem a mensagem gigante.