@trumpeteiro,
Não vou dizer adeus, bye-bye ou qualquer destas modalidades de expressão da educação, até porque, na minha opinião, malfere flagrantemente a regra 8-VI, eis que, vc colocou a sua questão de forma muito educada, expondo os problemas vividos na prática, não merecendo tal tratamento. Mas..., se aprendi alguma coisa nesta vida é que as pessoas só dão o que tem. Assim, falar o que...
Indo ao que interessa, também tive muitos problemas no meu início com o Linux, mais precisamente a distribuição Ubuntu, pois, a minha área não tem qualquer correlação com informática e/ou seus sistemas.
Passei por vários momentos que pensei em desistir. Mas, percebi que apesar dos percalços, o Linux tem as suas inegáveis vantagens, dentre as quais a segurança, rapidez que confere ao hardware e uma adaptabilidade aos mais diversos hardwares bastante grande.
Hoje, aproveitando o meu tempo extra de "pré-aposentadoria", uso normalmente o ubuntu em dual boot com windons em face da necessidade deste sistema para jogos mais "pesados" que os meus filhos gostam.
Tendo em vista a sua postagem, permita-me sugerir que vc tente um pouco mais no próprio ubuntu, cuja "interface" com o susário é muito amigável ou, permanecendo os problemas, tente outra distribuição Linux.
Tenho certeza que vc irá descobrir per si, que de fato, o Linux apresenta muitas vantagens em relação ao windows.
Abraços e boa sorte.