Autor Tópico: Restaurei o Grub mas não consigo acessar o Windows [Resolvido]  (Lida 1687 vezes)

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Restaurei o Grub mas não consigo acessar o Windows [Resolvido]
« Online: 27 de Abril de 2010, 15:29 »
Olá pessoal. Uso o Kubuntu 9.10 e o Windows XP SP2 em dual boot.
Tive de reinstalar o Windows por causa de uma carga de vírus que não consegui eliminar de nenhum jeito.
Depois, é claro, tive de recuperar o Grub, para o qual usei o disco de instalação do Kubuntu.
Ao reiniciar a máquina, fiquei contente pois a tela do Grub apareceu com as entradas originais (Ubuntu generic, Ubuntu recovery mode e o Windows XP), mas para minha surpresa ao tentar entrar no Windows apareceu a mensagem: "error: no such device: d8e41303e412e392 Press any key to continue...".
Parece que o grub não reconhece a partição Windows...
Aí somente me restou a opção de entrar no Kubuntu e ao abrir o gerenciador de arquivos Dolphin, verifiquei que a partição do Windows pode ser acessada por ele, ou seja, está normal.
Fiz novamente a recuperação do Grub com o disco de instalação do Kubuntu, mas o problema persiste.
Alguém sabe como resolver esse problema, sem ter de reinstalar o Windows?
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 19:54 por teles »

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Re: Restaurei o Grub mas não consigo acessar o Windows
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2010, 19:52 »
Olá.
O problema foi resolvido com a ajuda de uma pessoa que é 'expert' em Linux.
Trata-se do Sr. Hervé Fache que mora na França.
Ele analisou o problema e mandou a solução: "A linha que causa a falha é 'search --no-floppy --fs-uuid --set d8e41303e412e392'. Basta deletar essa linha (ou comentá-la)".
A linha em questão se encontra no arquivo '/boot/grub/grub.cfg', na parte que trata da entrada do Windows.
Feito isso o problema foi resolvido.
Parece-me que essa linha é criada quando se faz a restauração do Grub, após a inicialização do live CD do Kubuntu, com os comandos: '$ sudo mount /dev/sdaX /mnt' (o X é o número da partição onde se encontra o Kubuntu, que é visualizada com o comando '$ sudo fdisk -l'); seguido pelo comando '$ sudo grub-install --root-directory=/mnt /deve/sda', pois quando se instala o Kubuntu pelo CD não aparece esse problema.