Autor Tópico: Ubuntu 14.10 , problema em acessar partições  (Lida 2451 vezes)

Offline RodrigoFBM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 14.10 , problema em acessar partições
« Online: 20 de Dezembro de 2014, 13:10 »
Oi pessoal, acabei de instalar o Ubuntu no meu Note(não tem outro SO), não sei quase nada sobre tal, fui acessar as minhas partições (nem sei se no ubuntu se usa esse termo) e aparece esse erro:


Não foi possível acessar Volume 163 GB

Error mounting /dev/sda5 at /media/Usuario/AAF86BFFF86BC861: Command-line `mount -t "ntfs" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,dmask=0077,fmask=0177" "/dev/sda5" "/media/Notebook/AAF86BFFF86BC861"' exited with non-zero exit status 14: The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Failed to mount '/dev/sda5': Operation not permitted
The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown
Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume
read-only with the 'ro' mount option.

Eu usava duas partições no Windows, uma C: e outra D: onde salvei meus arquivos, e agora quero acessa-los, creio que seja por esse tal "Volume" aí, mas está dando esse erro. Me ajudem, por favor.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 , problema em acessar partições
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2014, 18:42 »
Olá, por algum motivo aí ocorreu uma desmontagem não limpa de sua partição NTFS. Você vai precisar de um Windows para verificar essa partição para voltar tudo ao normal! Como o NTFS não é uma partição nativa do Linux o quer você poderia fazer dentro do Ubuntu é forçar a montagem desta partição NTFS, o que é tremendamente desaconselhável já que você poderia perder dados.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.10 , problema em acessar partições
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2014, 21:06 »
Se for apenas com o intuito de salvar os arquivos, isto é, fazer um backup, como a própria mensagem diz: "or mount the volume
read-only with the 'ro' mount option.", ou seja, monte ready-only, somente leitura
.

O que precisa fazer é um planejamento da abordagem ao problema, pois como há dois discos no sistema, talvez seja possível montar ro a partição problema e fazer um backup no outro disco ou até em outro computador via rede, caso haja essa possibilidade no ambiente ou eventualmente para um espaço virtual (in cloud, nas nuvens, online) questão de ver.

Pelo que entendi você conseguiu instalar o Ubuntu, ou seja, tem um sistema operacional operante em que possa trabalhar (confirma ?).
De toda forma parece que você tem também um live-pendrive (ou live-dvdrom), o que é uma outra possibilidade para consertar a situação.

Para que seja possível analisar melhor o cenário existente é necessário saber exatamente a situação aí existente e como é a organização dos discos e sistemas de arquivos.

Seja pelo Ubuntu instalado (se tiver) ou pelo live-pendrive, faça os seguintes comandos e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do código acima)

Faça ainda:

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(novamente, hífen mais letra ele)

E ainda:

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Também:

Código: [Selecionar]
df -h
Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab

O que é preciso saber é se há espaço para copiar os arquivos de uma unidade para outra e então planejar com cuidado como consertar isso para não perder arquivos.

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2014, 21:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.