Autor Tópico: Lazarus - problemas na instalação em Ubuntu 9.10 enxuto  (Lida 1513 vezes)

Offline Fabio.Novaski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Gazeta Fugitiva
Lazarus - problemas na instalação em Ubuntu 9.10 enxuto
« Online: 23 de Abril de 2010, 21:41 »
Olá a todos os membros do fórum!

Sou um antigo usuário do Ruindows que há muito tempo vem pesquisando distros linux em geral e testando diversas. Após algum tempo, optei pelo Ubuntu, tanto pela facilidade de uso quanto pelas possibilidades que o mesmo proporciona.

Este semestre me formo em Pedagogia e curso o 4º semestre de Licenciatura em Computação.

Há alguns dias iniciei minha busca por aplicativos relativos aos que costumava usar no Windows: para substituir o DevC++ escolhi o CodeBlocks, o Eclipse possui sua versão para Ubuntu, e hoje pela manhã tomei conhecimento sobre o Lazarus como possível substituto para o Borland Delphi... Então não perdi tempo e, após fazer aquele backup de dados básico, formatei meu notebook e instalei uma versão enxuta do Ubuntu, semelhante a descrita neste link: http://www.guiadohardware.net/dicas/ubuntu-enxuto.html

Porém, como nem tudo são flores, estou tomando um baile pra instalar o Lazarus... o Synaptic, ao marcar o Lazarus para instalação, recebo a mensagem "Marcar aplicações requeridas". Ao clicar em sim recebo a seguinte mensagem:

lazarus:
 Depende: lazarus-ide mas não será instalado
 Recomenda: fpc mas não será instalado

Caso eu tente instalar estes pacotes que faltam, caio num círculo vicioso de pacotes que pedem outros e outros sucessiva e interminavelmente...

Peço humildemente a ajuda de vocês, usuários mais experientes... Jamais voltarei pro Windows, pois tanto o Ubuntu como as outras distros que testei extraem um desempenho muito superior das minhas máquinas, além de possuirem outras vantagens já conhecidas por quem vive o software livre.

Grande abraço a todos!
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 22:00 por Fabio.Novaski »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Lazarus - problemas na instalação em Ubuntu 9.10 enxuto
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2010, 22:11 »
No wiki do lazarus eles oferecem um opção:
http://wiki.lazarus.freepascal.org/Getting_Lazarus#Getting_Lazarus_from_our_Ubuntu_repository

Mas, sendo sincero, não espere grandes coisas. Já usei o fpc (bom) e o lazarus (experiência horrível) no Windows e Linux a algum tempo e não recomendo (não recomendo pascal como linguagem para desenvolvimento, no máximo para estudo) mas espero que tenha mais sorte.

Offline Fabio.Novaski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Gazeta Fugitiva
Re: Lazarus - problemas na instalação em Ubuntu 9.10 enxuto
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2010, 22:50 »
Olá irtigor!

Realmente, a instalação do Lazarus diz respeito a estudo somente ^^ Recomenda algum software equivalente?

Encontrei um ciclo sem fim ao tentar instalar todos as dependências necessárias:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  libc6-dev: Depende: libc6 (= 2.10.1-0ubuntu15) mas 2.10.1-0ubuntu16 está para ser instalado
  libcairo2-dev: Depende: libcairo2 (= 1.8.8-2ubuntu1) mas 1.8.8-2ubuntu1.1 está para ser instalado
  libglib2.0-dev: Depende: libglib2.0-0 (= 2.22.2-0ubuntu1) mas 2.22.3-0ubuntu1 está para ser instalado
  libgtk2.0-dev: Depende: libgtk2.0-0 (= 2.18.3-1) mas 2.18.3-1ubuntu2.2 está para ser instalado
E: Pacotes quebrados

Isso tá me enlouquecendo :S

Mas minha última opção será instalar o ruindows numa máquina virtual... antes disso quero testar todas as possibilidades. gogogo o/


Offline Fabio.Novaski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Gazeta Fugitiva
Re: Lazarus - problemas na instalação em Ubuntu 9.10 enxuto
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2010, 13:57 »
É, pelo jeito o problema é na instalação enxuta que fiz... instalei em outra máquina a versão completa e o Lazarus roda redondinho ^^ antes de ter feito isso tentei instalar um xp no virtualbox e também apresentou alguns erros =\ mas na máquina de testes funcionou tranquilo, então, vou refazer a instalação aqui e depois posto o resultado.