Autor Tópico: emesene + currentSong + Amarok 1.4 funcionando!  (Lida 3331 vezes)

Offline igoru-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
emesene + currentSong + Amarok 1.4 funcionando!
« Online: 20 de Abril de 2010, 11:33 »
Olá pessoal!
Bem, sou um fã do emesene, e do Amarok 1.4 (o antigo).
Mas nunca consegui fazer com que eles se comunicassem a partir das versões mais recentes do Ubuntu, pelo seguinte motivo:
o pacote necessário para isso, o python-dcop, foi descontinuado no KDE4.
No Amarok 2 é usado DBUS para essa transferência de dados. No Amarok 1.4, DCOP (um protocolo interno do KDE).

Até aí, beleza.
Pra instalar o Amarok 1.4 eu havia usado esse PPA aqui:
http://ppa.launchpad.net/bogdanb/ppa/ubuntu

Funcionava na boa, tranquilão.
A questão é que quando eu tentava usar o currentSong do emesene com ele, o plugin reclamava do python-dcop.

E por mais que você google, não há solução para esse problema.
Não dessa forma que estamos atualmente. =D

Para os que tem o pacote amarok14 instalado pelo PPA citado, o processo é o seguinte:
1 - por via das dúvidas, faça um backup do seu banco de dados. Aqui eu uso MySQL, então foi só ir no PHPMyAdmin e fazer um export. Backupeie também sua pasta da home (.kde/share/apps/amarok).
2 - sudo apt-get remove amarok14
3 - vá em Sistema > Administração > Canais de Software e pode remover o PPA do Amarok 1.4.
4 - sudo add-apt-repository ppa:kde3-maintainers/ppa <== Esse é o PPA do mantenedor do KDE 3.5. Aqui vamos encontrar nosso amado DCOP e o Amarok 1.4 também. =D
5 - sudo apt-get update
6 - sudo apt-get install amarok-kde3 python-dcop-kde3
7 - pra usar corretamente os programas do PPA no nosso PC devemos adicionar algumas variáveis de ambiente. Se você nunca editou esse arquivo, o conteúdo deve ficar parecido com isso:
sudo vi /etc/environment:
Código: [Selecionar]
PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/var/lib/gems/1.8/bin:/opt/kde3/bin:/opt/kde3/games" #aqui adicionamos /opt/kde3/bin e /opt/kde3/games
PYTHONPATH="/opt/kde3/lib/python2.6/site-packages" #isso é necessário para que o currentSong encontre o python-dcop do KDE3
#essas variáveis foram criadas exclusivamente para o KDE3 que instalamos
KDEDIRS="/usr/:/opt/kde3/"
XDG_DATA_DIRS="/opt/kde3/share/:/usr/share/"
MANPATH="/opt/kde3/share/man"
Mais informações sobre na wiki do KDE3 para Karmic
8 - Agora precisamos passar as configurações antigas do Amarok para o novo. Haverá uma pasta ~/.kde3. Eu transformei a pasta "share" num symlink para "../.kde/share". Assim ele já grava todos os dados na pasta padrão do KDE.

Se tudo der certo, o currentSong vai encontrar o python-dcop dentro da pasta do KDE3 quando você configurá-lo pra buscar a música do Amarok! =D

Espero que seja útil, e se houver algum erro/problema, postem aí =D
Ubuntu x86 9.10 | Core 2 Duo E7400 2.8GHz | 8GB DDR800 | GF6800 | 500GB SATA + 120GB ATA (backup) + 1.5TB eSATA | LG 21.5" 1920x1080 + Philips 20" 1600x900