Autor Tópico: [RESOLVIDO] BitDefender: atualização falha. Por causa de instalação manual?  (Lida 8853 vezes)

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Suposições iniciais da causa do problema

Talvez o problema que vou relatar a seguir exista porque eu antes tenha instalado o BitDefender manualmente. Pois, se não me engano, antes eu o instalei assim. Apesar de que eu não acho que o sistema de gerenciamento de pacotes (apt) foi capaz de detectar uma versão instalada manualmente, e propor atualização para ela. Isso soa muito estranho pra mim.

"Olha! Atualização nova em 15 minutos!" - Na realidade ela me custou metade 1 hora

Mas o que acontece agora é que hoje o Gerenciador de Atualizações me propôs duas atualizações:

Código: [Selecionar]
bitdefender-common 3.1.2-1
bitdefender-email 3.1.2-1

Eu as aceitei. Mas o processo de instalação dos novos (?) pacotes falou! Parece-me que, superficialmente falando, por causa do bitdefender-common, que é dependência do bitdefender-email. No processo de instalação o erro é com os serviços bd e bdregd, os quais o script de instalação não consegue parar (porque de fato não estão executando, talvez porque eu tenha mantido o BitDefender inativo, devido a não ter sabido instalá-lo manualmente), não acha o pid de cada um deles, e então falha, com código de saída 1.

1ª tentaiva de resolução do problema

Eu tentei resolver essa primeira questão da falha na instalação das novas versões removendo os dois pacotes para então instalá-los (Oops! Havia pacotes instalados. Estou confuso então, com as suposições da instalação a respeito de eu ter feito instalação manual antes). Mas o apt-get remove retornou erro similar àquele do processo de atualização, talvez o mesmo erro.

Então eu tentei forçar a remoção dos pacotes, com o comando dpkg --purge:

Código: [Selecionar]
alexandre$ sudo dpkg --purge bitdefender-common bitdefender-mail
[sudo] password for alexandre:
Sorry, try again.
[sudo] password for alexandre:
dpkg: área de banco de dados de estados está bloqueada por outro processo
alexandre$ sudo dpkg --purge bitdefender-common bitdefender-mail
(Lendo banco de dados ... 374072 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Removendo bitdefender-common ...
Stopping BitDefender core processes...
 * bdlived not running
 * bdmond not running
 * bdsnmpd not running
 * bdscand not running
 * bdlogd not running
 * bdregd not running
 Removing any system startup links for /etc/init.d/bd ...
   /etc/rc0.d/K20bd
   /etc/rc1.d/K20bd
   /etc/rc2.d/S20bd
   /etc/rc3.d/S20bd
   /etc/rc4.d/S20bd
   /etc/rc5.d/S20bd
   /etc/rc6.d/K20bd
Expurgando arquivos de configuração de bitdefender-common ...
[b]dpkg: aviso: enquanto removendo bitdefender-common, o diretório '/opt/BitDefender/etc' não estava vazio, logo não foi removido.
dpkg: aviso: enquanto removendo bitdefender-common, o diretório '/opt/BitDefender/var/lib/scan' não estava vazio, logo não foi removido.
dpkg: aviso: enquanto removendo bitdefender-common, o diretório '/opt/BitDefender/var/lib' não estava vazio, logo não foi removido.
dpkg: aviso: enquanto removendo bitdefender-common, o diretório '/opt/BitDefender/var' não estava vazio, logo não foi removido.
[color=red]dpkg: aviso: enquanto removendo bitdefender-common, o diretório '/opt/BitDefender' não estava vazio, logo não foi removido.[/color][/b]
dpkg: aviso: ignorando requisição para remover bitdefender-mail, o qual não está instalado.
Processando gatilhos para man-db ...
Processando gatilhos para libc-bin ...
ldconfig deferred processing now taking place
alexandre$

Observemos que há um aviso apontando que o diretório /opt/BitDefender não estava vazio e que por isso não pôde ser removido.

Resolvendo

Então "forcei" a remoção desse diretório removendo ele manualmente:

Código: [Selecionar]
alexandre$ sudo rm -rf /opt/BitDefender
Agora sim! Aliás, os pacotes tinham sido removidos. Havia sobrado apenas aquele diretório.

Código: [Selecionar]
alexandre$ sudo dpkg --purge bitdefender-common bitdefender-mail
dpkg: aviso: ignorando requisição para remover bitdefender-common, o qual não está instalado.
dpkg: aviso: ignorando requisição para remover bitdefender-mail, o qual não está instalado.

Em seguida, foi re-instalar os pacotes; e a instalação aconteceu sem erros:

Código: [Selecionar]
alexandre$ sudo apt-get install bitdefender-common bitdefender-mail
Que alívio!

Resumo do caso RESOLVIDO

Em resumo, a primeira tentativa de atualização tinha falhado porque talvez eu tivesse instalado o BitDefender manualmente, antes. Mas pensando bem, acho que o aconteceu na realidade foi que o diretório /opt/BitDefender não tinha sido removido apenas por causa, por exemplo, do arquivo de licença, criado ou alterado com a nova chave. Aliás, essa suposição para a causa do problema é mais razoável do que aquela primeira, porque, parece-me, até mesmo a instalação manual do BitDefender é feita através de um pacote deb gerado pelo instalador fornecido pela empresa do BitDefender.

Enfim, o que fiz foi remover completamente o BitDefender, com intervenção manual (o comando rm -rf), apagando qualquer resquício que o apt-get não tenha conseguido remover. Depois, instalei novamente os pacotes removidos. Dessa vez, com certeza, claramente usando o sistema gerenciador de pacotes (apt) e seu processo automatizado.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 00:52 por alexandre.mbm@gmail.com »